Buscar

TERMINOLOGIA EMBRIOLÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TERMINOLOGIA EMBRIOLÓGICA
Os termos que se seguem são comumente usados em discussões sobre desenvolvimento humano; vários deles são usados na Cronologia do Desenvolvimento Pré-natal Humano, e a maioria origina-se do Latim (L.) ou do Grego (Gr.). 
Ovócito (L. ovum, ovo). Célula germinativa ou sexual feminina produzida nos ovários. Quando maduro, o ovócito é denominado ovócito secundário ou ovócito maduro. 
Espermatozoide (Gr. sperma, semente). Refere-se à célula germinativa masculina produzida nos testículos. Numerosos espermatozoides são expelidos da uretra masculina durante a ejaculação.
Zigoto. Esta célula resulta da união do ovócito ao espermatozoide durante a fecundação. Um zigoto ou embrião é o início de um novo ser humano. 
Idade Gestacional. É difícil determinar exatamente quando a fecundação (concepção) ocorre porque o processo não pode ser observado in vivo (no interior do corpo vivo). Os médicos calculam a idade do embrião ou do feto a partir do primeiro dia do último período menstrual normal. A idade gestacional tem cerca de 2 semanas a mais que a idade de fecundação, porque o ovócito só é fecundado 2 semanas depois da menstruação precedente (Fig. 1-1).
Clivagem. É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias — os blastômeros. O tamanho do zigoto em clivagem permanece inalterado porque, a cada divisão que se sucede, os blastômeros tornam-se menores.
Mórula (L. morus, amora). Esta massa sólida com cerca de 12 a 32 blastômeros é formada pela clivagem do zigoto. Os blastômeros mudam sua forma e se juntam uns aos outros para formar uma bola compacta de células. Este fenômeno — compactação — provavelmente é mediado por glicoproteínas. O estágio de mórula ocorre 3 a 4 dias após a fecundação, coincidindo com a entrada do embrião no útero. 
Blastocisto (Gr. blastos, germe + kystis, vesícula). Após 2 ou 3 dias, a mórula entra no útero, a partir da tuba uterina (tuba de Falópio). Rapidamente, uma cavidade preenchida por líquido — a cavidade blastocística — se desenvolve no seu interior. Esta mudança converte a mórula em blastocisto. Suas células localizadas centralmente — a massa celular interna ou embrioblasto — formam o primórdio do embrião.
Implantação. Processo durante o qual o blastocisto adere ao endométrio — membrana mucosa ou revestimento do útero — e posteriormente se implanta nele. O período de pré-implantação do desenvolvimento embrionário — em torno de 6 dias — corresponde ao tempo entre a fecundação e o início da implantação.
Gástrula (Gr. gaster, estômago). Durante a gastrulação (transformação do blastocisto em gástrula), forma-se um disco embrionário trilaminar (terceira semana). As três camadas germinativas da gástrula (ectoderma, mesoderma e endoderma) mais tarde se diferenciam nos tecidos e órgãos do embrião.
Nêurula (Gr. neuron, nervo). O embrião durante a terceira e a quarta semana, quando o tubo neural se desenvolve a partir da placa neural (Fig. 1-1). É o primeiro indício do sistema nervoso e o próximo estágio após a gástrula.
Embrião (Gr. embryon). O ser humano em desenvolvimento durante os estágios iniciais. O período embrionário estende-se até o final da oitava semana (56 dias), quando os primórdios de todas as principais estruturas já estão presentes. O tamanho dos embriões é medido do vértice do crânio (topo da cabeça) até as nádegas. Estágios do Desenvolvimento Pré-natal. O desenvolvimento embrionário inicial é descrito em estágios em razão do intervalo de tempo variável que o embrião leva para desenvolver certas características morfológicas (Fig. 1-1). O estágio 1 do desenvolvimento inicia-se na fecundação, e o desenvolvimento embrionário termina no estágio 23, que ocorre no 56º dia. O período fetal começa no 57º dia e termina quando o feto está fora do corpo da mãe.
Concepto (L. conceptio, derivados do zigoto). O embrião e seus anexos (L. apêndices ou partes adjuntas) ou membranas associadas ( i. e., os produtos da concepção). O concepto inclui todas as estruturas embrionárias e extraembrionárias que se desenvolvem a partir do zigoto. Portanto, inclui o embrião e também a parte embrionária da placenta e suas membranas associadas — âmnio, saco coriônico (gestacional) e saco vitelino.
Primórdio (L. primus, primeiro + ordior, começar). Este termo refere-se ao início ou à primeira indicação notável de um órgão ou estrutura. Os termos primórdio e rudimentar apresentam significados semelhantes. O primórdio do membro superior surge como um broto no dia 26 (Fig. 1-1).
Feto (L. prole não nascida). Após o período embrionário (8 semanas) e até o nascimento, o ser humano em desenvolvimento é chamado feto. Durante o período fetal (da nona semana até o nascimento), ocorrem a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos. Essas mudanças no desenvolvimento não são expressivas.
Aborto (L. aboriri, abortar). Interrupção prematura do desenvolvimento e expulsão do concepto do útero, ou expulsão de um embrião ou de um feto antes de se tornar viável — capaz de viver fora do útero. O feto abortado é o produto de um aborto ( i. e., o embrião/feto e suas membranas). Existem diferentes tipos de abortamento:
• Ameaça de aborto (sangramento com a possibilidade de aborto) é uma complicação em cerca de 25% das gestações clinicamente aparentes. Apesar do esforço na prevenção do aborto, cerca da metade desses conceptos é por fim abortada.
• Aborto espontâneo é o que ocorre naturalmente e é mais comum durante a terceira semana após a fecundação. Cerca de 15% das gestações terminam em aborto espontâneo, frequentemente durante as primeiras 12 semanas.
• Aborto frequente é a expulsão espontânea de um embrião ou de um feto, morto ou não-viável, em três ou mais gestações consecutivas.
• Aborto induzido é o nascimento induzido antes de 20 semanas ( i. e., antes de o feto ser viável). Esse tipo de aborto refere-se à expulsão de um embrião ou de um feto que ocorre intencionalmente pelo uso de medicamentos ou de meios mecânicos.
• Aborto completo é aquele no qual todos os produtos da concepção são expelidos do útero.
• Aborto oculto é a retenção do concepto no útero após a morte do embrião ou do feto.
• Um aborto é a perda espontânea do feto e suas membranas antes da metade do segundo trimestre (em torno de 135 dias).
Puberdade frequentemente compreende o período entre os 12 e 15 anos de idade nas meninas e os 13 e 16 anos nos meninos, durante o qual se desenvolvem as características sexuais secundárias e a capacidade de reprodução sexual é atingida. Os estágios do desenvolvimento da puberdade seguem um padrão individual e são definidos pelo desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias (p. ex., surgimento de pelos pubianos e mamas nas meninas e crescimento da genitália externa nos meninos). Nas meninas, a puberdade termina com o primeiro período menstrual o u menarca, iniciando os ciclos ou períodos menstruais. Nos meninos, a puberdade termina quando espermatozoides maduros são produzidos.

Outros materiais