Buscar

REDAÇÃO DE FILOSOFIA E Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO
1. Sócrates é considerado uma das figuras mais importantes para a história do pensamento ocidental. Este pensador desenvolveu uma filosofia baseada no autoconhecimento, que consistia na investigação e no questionamento de sua própria vida. Para ele, uma das atitudes mais importantes de qualquer pessoa é buscar o conhecimento de si próprio antes de fazer qualquer julgamento. Partindo desse pressuposto, você deve desenvolver uma redação com o seguinte tema: AS CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO SOCRÁTICO.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: AS CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO SOCRÁTICO, espera-se que o(a) acadêmico(a) descreva o método desenvolvido por Sócrates, baseado no diálogo, na conversa, na dialética, que tem por finalidade desenvolver, nas pessoas, um conhecimento mais seguro sobre as coisas e não apenas das aparências. Explique que a primeira etapa do método socrático consistia em fazer as pessoas reconhecerem a sua ignorância e as contradições de seus pensamentos. Sócrates interrogava as pessoas sobre aquilo que elas pensavam saber. Uma Filosofia baseada no autoconhecimento, que consistia na investigação e no questionamento de sua própria vida.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (349354)
Filosofia (FIL16)
Prova: 4814534
QUESTÃO:
1. O poder é um instrumento utilizado para se alcançar determinadas vantagens sobre os outros, pois o poder acontece sempre na relação entre duas ou mais pessoas, em que umas fazem valer suas vontades em decorrência do poder que possuem. O exercício do poder se dá de diferentes formas. Nesse sentido, descreva no que consiste o poder econômico, poder político e poder ideológico.
RESPOSTA ESPERADA:
O poder econômico é decorrente das posses de determinados bens que são importantes para a sociedade e consequentemente é estabelecida uma relação de dependência.
O poder político, por sua vez, está fundamentado na posse das armas e das leis, tal poder é exercido através dos meios de coerção social. O governo exerce este tipo de poder porque tem à sua disposição o exército, a polícia e os tribunais que fazem cumprir as leis. 
O poder ideológico é exercido por indivíduos que possuem certas ideias e valores que são utilizados para convencer os demais ou condicioná-los a um determinado comportamento. O principal meio de difusão deste poder é a mídia, as igrejas e entre intelectuais que difundem suas ideias.
QUESTÃO:
2. A concepção de beleza é historicamente construída. Por exemplo, na Idade Média, uma mulher bela deveria ser robusta e ter os quadris largos. Neste sentido, podemos afirmar que a beleza não estaria no ser ou na coisa em si, mas nos valores subjetivos de quem olha o ser, ou seja, nas representações que se tem dele. No entanto, existem outras maneiras de entender a beleza. Explique as diferentes concepções do belo.
RESPOSTA ESPERADA:
Existem três concepções para entender a beleza. Uma diz que a beleza é inerente à coisa em si, e a outra diz que a beleza depende do olhar do sujeito sobre o ser. Esta leva em conta a subjetividade do sujeito. 
A terceira concepção procura conciliar as duas teorias; trata-se da visão fenomenológica. Portanto, o acadêmico, ao justificar sua resposta, deve apontar uma das concepções acima mencionadas.
QUESTÃO:
3. A palavra racional é proveniente de razão, que, por sua vez, remete à ideia de que o conhecimento segue um método e pode ser demonstrado, calculado e medido com certa clareza. Com base nessas informações, comente sobre consciência racional.
RESPOSTA ESPERADA:
Apesar de a consciência racional seguir um método, isso não significa que existe uma única forma de pensar, pois cada indivíduo possui maneiras diferentes de compreender as coisas e expressar suas ideias acerca delas. 
A consciência racional consiste na capacidade de se expressar corretamente e de maneira clara acerca das coisas que se apresentam diante de nós.

Outros materiais