Buscar

avaliando 2 rtm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502144378)
	4a sem.: Inelastoterapia
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A inelastoterapia é um recurso manual que visa a uma atuação tanto pré quanto pós-cinesioterapêutica, utilizando-se dos princípios mecânicos dos fluidos corporais, os quais justificam sua atuação. De acordo com a descrição, qual é a alternativa que traduz os objetivos da inelastoterapia, tomando como base a dinâmica de fluidos?
		
	
	Facilitar a reabsorção dos líquidos residuais estagnados através da circulação colateral disponível.
	
	Estimular o fluxo circulatório profundo de proximal para distal, facilitando a oxigenação tecidual.
	
	Induzir a produção de líquidos corporais para que, pela diferença de pressão, o líquido possa ser deslocado.
	
	Acelerar a resposta inflamatória de forma a reagudizar lesões que necessitem de melhor fluxo circulatório local.
	
	Otimizar a ação fisioterapêutica manual de forma a gerar vasodilatação local conforme a compressão gerada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502143060)
	4a sem.: Drenagem linfática
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Considere as seguintes afirmativas: I. A aplicação da DLM auxilia o aumento do transporte da linfa, que melhora a vascularização, a anastomose linfolinfática e linfovenosa e proporciona maior resistência defensiva-imunitária do organismo, em razão do aumento de células imunitárias que veiculam no próprio sistema linfático. II. A DLM drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, assim, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. III. A DLM também é responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular. IV. A DLM deve sempre ser iniciada pelo segmento proximal, pelas manobras que facilitem a evacuação, feitas nos linfonodos regionais, e só então deve seguir para as manobras de reabsorção e captação, realizadas ao longo das vias linfáticas e nas regiões de edemas. Dentre as afirmativas, está(ão) correta(s):
		
	
	I e IV.
	
	Todas as afirmativas.
	
	I e II.
	
	Somente a I.
	
	I, II e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502709322)
	6a sem.: Pompage
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo Marcel Bienfait, a pompage é uma técnica francesa que tem como um de seus objetivos tratar e/ou minimizar retrações. As retrações são responsáveis por estase tecidual, pois impedem a mobilização da fáscia, ocasionando dores e dificultando uma boa qualidade de vida. A técnica deve ser realizada através de um gesto de bombeamento, um puxar-relaxar sucessivos. Esse gesto deve ser realizado em três tempos (tensionamento, manutenção e retorno) e é baseada na educação respiratória. De acordo com o conceito de Pompage, assinale a alternativa correta diante das afirmações abaixo descritas: 
I- Na pompage, o tempo de tensionamento maior é utilizado quando o problema for articular 
II- Na pompage o tempo de manutenção da tensão é maior quando o problema for articular. 
III- O tempo de aplicação da pompage é de 20 segundos, sendo o tempo de retorno mais importante para as pompages circulatórias. 
		
	
	II e III estão corretas
	
	Somente a I está correta
	
	Somente a II está correta
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	I, II e III estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502143061)
	4a sem.: drenagem linfática
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica massoterápica, criada e desenvolvida pelo biólogo e fisioterapeuta Dr. Phil Emil Vodder, no começo da década de 1930, que favorece a drenagem da linfa da periferia do organismo para o coração. Pode-se afirmar que, em virtude dos seus efeitos fisiológicos, é indicada nos casos de:
		
	
	Em casos de hipertensão não controlada, tratamento de fibroedema geloide e de retenção hídrica.
	
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, principalmente oncológica.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na trombose venosa profunda.
	
	Retenção hídrica, período de TPM (tensão pré-menstrual), pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento e tratamento do fibroedema geloide.
	
	Pré e pós-intervenção cirúrgica, tratamento de rejuvenescimento, tratamento do fibroedema geloide e na dermatite aguda.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502149371)
	4a sem.: Drenagem linfática
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às suas exatas funções. Sabe-se que um dos seus papéis principais reside na condição imunológica, entendendo que, em sua circulação superficial, esta tende a passar por linfonodos para ser filtrada e retomar o sistema circulatório. A drenagem linfática, nesse contexto, estimula esse fluxo superficial e facilita uma ação mais eficaz, sem que o corpo retenha muito líquido, trazendo maiores prejuízos. Assim sendo, na aplicação prática, o trajeto linfático é essencial a uma boa realização técnica terapêutica e deve respeitar:
		
	
	A condição cardiovascular dos pacientes submetidos à drenagem, entendendo que o débito cardíaco diminui com o aumento do fluxo linfático e a inibição do fluxo circulatório compensatório.
	
	A atuação dos linfócitos que precisam que o fluxo seja mais lento para combater os agentes nocivos, contraindicando a ação da drenagem em qualquer tipo de edema.
	
	A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial.
	
	A condição renal dos pacientes submetidos à drenagem, já que, seguindo o trajeto, toda linfa passará pelos rins antes de desembocar no circulatório novamente.
	
	A atuação da gravidade que, naturalmente, dificulta o retorno linfático e, portanto, deve se eliminada ao colocarmos o paciente submetido à técnica, sempre na postura sentada.

Continue navegando