Buscar

avaliando 3 rtm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502149383)
	8a sem.: Massoterapia
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A massagem é uma manipulação sistemática dos tecidos corporais, sendo uma das mais antigas técnicas de cura, ainda utilizadas na medicina moderna. Suas manobras gerais fundamentam outras técnicas específicas que utilizam-se desses conceitos massoterapêuticos e dão nome a outros métodos importantes à prática fisioterapêutica. Seguindo essa ideia, pode-se afirmar que:
		
	
	O deslizamento superficial é somente utilizado para permitir a lubrificação local e avaliação das tensões, não devendo ser realizado enquanto terapia.
	
	A fricção transversal é utilizada em liberações tendíneas, somente quando estas estiverem sem dor à palpação e sem espessamento evidente. 
	
	A fricção circular é utilizada na identificação dos pontos de tensão, mas não atua terapeuticamente, pois acentua o processo doloroso.
	
	O deslizamento profundo é utilizado na liberação miofascial, já que só favorece estímulo à miofáscia, não tendo ação circulatória local e/ou sistêmica.
	
	O amassamento preconiza o descolamento de tecidos corporais aderidos, seja em cicatrizações de feridas, seja na aderência por falta de mobilidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502146000)
	10a sem.: sistema linfatico
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O linfedema é resultante da diminuição da capacidade de transporte de liquido pelo sistema linfático. Dentre as manifestações clinicas dessa debilidade é incorreto afirmar: A. Parestesia no local B. Aumento do volume dos membros C. Aumento da força muscular D. Aumento da mobilidade articular E. Dificuldade de cicatrização da pele. Então: 
		
	
	A, B e E são verdadeiras
	
	Todas as opções são verdadeiras 
	
	A, C e D são verdadeiras
	
	Todas as opções são falsas
	
	A, B, C e D são verdadeiras 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502717926)
	10a sem.: Drenagem linfática manual
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Assinale ¿V¿ para as sentenças que você considerar verdadeiras e ¿F¿ para as que você considerar falsas.
		
	
	O edema é um acúmulo normal de líquidos no meio intersticial devido ao desequilíbrio de pressões osmótica e hidrostática
	
	Linfedema congênito primário e secundário são exemplos de edemas estáticos
	
	A tração cervical é um recurso eficaz no tratamento inicial das lombociatalgias. 
	
	A crioterapia imediata é um excelente recurso para amenizar os efeitos da hipóxia secundária a lesão devido à seus efeitos vasodilatadores que permitem a analgesia instantânea
	
	Alterações hemodinâmicas podem ser provocadas com o toque, por isso são classificadas como parte do conjunto de efeitos fisiológicos da massagem sueca.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502154211)
	5a sem.: TOQUE TERAPÊUTICO/POSTURA PROFISSIONAL
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O exercício profissional da manipulação do tecido mole (incluindo a massagem) requer a consideração de vários requisitos essenciais. Podemos afirmar: I. Todo terapeuta deve conduzir-se por um alto nível de profissionalismo durante os tratamentos da massagem, realmente da mesma maneira que ele realizaria qualquer outra modalidade de tratamento. II. Observando os padrões ideais de higiene pessoal e limpeza, o terapeuta faz com que o paciente se sinta confiante para um tratamento profissional e eficaz. III. Como a massoterapia envolve a exposição da parte do corpo a ser tratada e o contato direto do paciente pelo terapeuta, não deve haver constrangimentos em deixar em exposição grande parte do corpo, inclusive as não tratadas. Estão corretas as afirmativas: 
		
	
	I e II. 
	
	I e III. 
	
	Somente a III. 
	
	I, II e III. 
	
	Somente a I. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502344127)
	10a sem.: drenagem linfática
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Uma paciente de 68 anos de idade apresenta linfedema de membro superior direito, após mastectomia radical, e linfadenectomia axilar direita. Considerando a drenagem linfática terapêutica, avalie as seguintes afirmações: 
I. A drenagem linfática tem aplicação terapêutica sobre a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, a qual só é possível através da membrana capilar linfática, que é mais permeável que a membrana capilar sanguínea. 
II. A drenagem linfática deve ser realizada em pacientes que desenvolvem linfedema do membro superior após remoção dos linfonodos axilares, a fim de evacuar vias linfáticas, com objetivo de receber um maior volume de líquido da região edemaciada. 
III. A captação, manobra realizada com o objetivo de estimular a reabsorção do líquido acumulado no interstício, deve ser realizada em sentido centrífugo, visto que o direcionamento do fluxo linfático ocorre após a liberação das vias linfáticas. 
IV. Na insuficiência do sistema linfático, a drenagem linfática pode ser realizada com uma pressão de moderada a forte, para que as proteínas dos espaços intersticiais sejam removidas pela drenagem venosa. 
V. Após a dissecção de um grupo de linfonodos, o sistema linfático pode compensar o fluxo linfático com a formação de anastomoses linfolinfáticas e linfovenosas, proporcionando uma alternativa para a drenagem linfática. 
É correto apenas o que se afirma em: (ENADE, 2013) 
		
	
	I, II e III. 
	
	II, IV e V. 
	
	III, IV e V
	
	I, II e V. 
	
	I, III e IV.

Outros materiais