Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS ATV11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001 
Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas 
Questão discursiva: 
O ponto de partida da sociologia de Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de pesquisa eram as ações sociais e seus significados. Neste sentido, identifique e explique os tipos de ação social verificados nos casos a seguir:
I) As cerca de 300 participantes do seminário A Mulher e a Mídia decidiram divulgar, moção de repúdio à Uniban pela expulsão da estudante Geisy Arruda, que foi hostilizada no dia 22 do mês passado por cerca de 700 colegas, por usar um vestido curto durante as aulas. Aluna do primeiro ano do curso de Turismo, Geisy foi expulsa da instituição. A socióloga e diretora do Instituto Patrícia Galvão, Fátima Pacheco, discordou da decisão e questionou o argumento da universidade de que a aluna "teria tido uma postura incompatível com o ambiente acadêmico", conforme diz a nota da Uniban”. 
II) Em meio a plumas e paetês, silêncio e preconceito. O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, não autorizou a realização da 4ª edição da Parada da Diversidade LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do município. Ele alegou ter “queixas do governo passado e cartas assinadas por pastores e pela Igreja Católica que condenam o evento e que há uma insatisfação da sociedade pela vinda de gente de fora” (O Dia, 12/10/09). 
	R(I): Neste item temos o caso muito famoso da estudante Geisy Arruda, a ação social que vemos é de uma instituição que julga os alunos pelo modo de se vestir, em minha grade curricular estou cursando também a matéria planejamento de carreira, onde ela fala dos modos de se vestir e se comportar em entrevistas e ambientes de trabalho, estudamos que formas vulgares ou indecentes de se vestir, são deselegantes e demonstram o descuido com a aparência . Em um ambiente acadêmico ou de trabalho, se faz jus se vestir adequadamente, mas particularmente discordo da atitude radical da universidade, pois a aluna sofreu humilhação em publico e acredito que uma notificação ou uma advertência seria o suficiente para a aluna não desrespeitar as regras éticas da universidade . A Ação social da universidade, foi de punição, de afastamento ou expulsão da aluna por desrespeitar as regras da instituição, e ação social dos alunos foi a humilhação feita na estudante .
	R(II): A prefeitura de Duque de Caxias teve uma atitude bem preconceituosa com relação a Parada da Diversidade LGBT, pois ele se baseou em opiniões alheias de outros prefeitos, além de ter levado a opinião da igreja católica em consideração, isso é inadmissível, vivemos em um país governado pelo Estado, não por doutrinas religiosas, se não até aonde vai a opinião católica, irá nos impedir de usar métodos anticoncepcionais ? A Ação tomada pelo prefeito foi preconceituosa e influenciada por diversos fatores fúteis, foi uma ação que impediu que os homossexuais fizessem sua passeata em pró da paz e do não preconceito . Mesma ação social citada acima de punição e proibição.
 
Questão de múltipla escolha: 
Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta: 
A) Weber afirma a possibilidade de um conhecimento absoluto, livre de quaisquer pressupostos, capaz de definir de modo completamente neutro qual a verdade absoluta. 
B) Weber defendia que a sociologia deveria ter o mesmo grau de objetividade das ciências naturais. 
C) A construção teórica de tipos ideais se aproxima da teoria positivista. 
D) Weber procurou negar qualquer tipo de subjetividade nas Ciências Sociais. 
X E) O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.

Outros materiais