Buscar

questoes ARTES cultura afro brasileira

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto:
(...) na África do Sul as elites tendem a minimizar a desigualdade social revelada pelas estatísticas. Com frequência elas observam que existem sociedades muito mais desiguais que a sua (...).
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: REIS, E. P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 15, n. 42, 2000. (p. 150)
A África do Sul foi um exemplo gritante de desigualdade social. Sobre o conceito de desigualdade social é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	Refere-se aos privilégios na distribuição de bens sociais.
Leia o fragmento de texto:
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca` (...) estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os (...) de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
Assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
	
	
	
Leia o fragmento de texto:
“A prioridade conferida à educação expressa crença amplamente difundida, segundo a qual a escola cria oportunidades de mobilidade social. No caso brasileiro, ela parece também refletir o otimismo da era desenvolvimentista.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: REIS, E. P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 15, n. 42, 2000. (p. 147)
Sobre os fatores individuais relacionados com a mobilidade social julgue as afirmativas a seguir: 
I – O grau de escolaridade está relacionado à conquista de uma posição valorizada.
II – O tamanho da família não influencia na mobilidade intergeracional.
III – O casamento pode ensejar mobilidade vertical.
IV – A gratificação adiada está relacionada com planos individuais de médio e longo prazo. 
São corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	
	
Leia o fragmento de texto:
“Quando em The origin of species, de 1859, Darwin propôs que a seleção natural fosse o processo de sobrevivência a governar a maioria dos seres vivos, importantes pensadores passaram a destilar suas ideias num conceito novo – o darwinismo social.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: GUERRA, A. T. M. Do holocausto nazista à nova eugenia no século XXI. Ciência e Cultura, v. 58, n. 1, 2006.
Sobre o Darwinismo Social e a Escola Histórica no pensamento racial é correto afirmar:
	
	
	
	
	B
	Para a Escola Histórica, os Arianos eram o topo das raças humanas, enquanto para o Darwinismo Social o homem branco em geral estava no topo da escala.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Considere as frases abaixo:
https://www.google.com.br Acesso em 23/07/2015
Sobre os conceitos de estereótipo e estigma assinale V para as frases verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Estereótipos e estigmas são instrumentos de discriminação.
(  ) Estereótipo está ligado a um comportamento esperado de alguém que possui determinado traço ou característica.
( ) Estigma social está associado a rejeição de determinada característica física ou convicção pessoal.
(  ) Estereótipos e estigmas são mecanismos de defesa social usados por minorias discriminadas.
A sequência correta é:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	V – V – V – F
	
	
	
	
	
	
“Na sociedade indiana, referência básica para o estudo dos sistemas de castas (a desigualdade social extrema e perene), essas hierarquias sociais rígidas e fechadas têm seus contornos definidos pela preocupação com a poluição: os membros das castas mais baixas são ameaças porque podem contaminar, poluir os demais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: HERCULANO, S. Ambiente urbano, pobreza e desenvolvimento sustentável. Revista Nação Brasil. v. 122, 2000. (p. 38)
Com relação à sociedade de castas na Índia e à busca de alternativas para democratizá-la, analise as afirmativas abaixo:
I – Discutiu-se, no período anterior a sua independência, a adoção de um sistema de cotas para as castas inferiores.
II – Mahatma Gandhi foi um dos grandes defensores do sistema de cotas na Índia.
III – A constituição Indiana pós-independência consagrou o princípio da igualdade formal e não adotou o sistema de cotas.
IV – A ultradireita indiana passou a exigir cotas para as castas superiores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
	B
	I e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Leia o fragmento de texto a seguir:
Louis Agassiz, Nina Rodrigues, Sílvio Romero e Gilberto Freyre foram alguns dos pensadores que refletiram sobre a formação racial brasileira. A importância de cada um reside na expressão de determinadas ideias que são filhas de seu tempo.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de Gênero, Raça e Etnias relacione corretamente os pensadores às suas teorias: 
(1) Louis Agassiz             
(2) Nina Rodrigues
(3) Sílvio Romero
(4) Gilberto Freyre
 
(   ) A mistura racial é positiva para a formação do povo brasileiro.
(   ) O povo brasileiro é inferior devido a presença dos negros em sua população.
(   ) Os negros são os “derrotados” e os índios, os “decaídos”.
(   ) A mistura de raças apaga as melhores características de cada uma delas.
(   ) Não existe preconceito racial no Brasil.
A sequência correta é:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 4
	
	
	
	
	
	
Leia o fragmento de texto:
“Equacionar o sistema de previdência social, sem que o país tenha alcançado os primeiros degraus de um Estado do Bem-Estar Social, é um desafio para as políticas que visem aumentar a justiça social e reduzir as desigualdades sociais, sem o que as oportunidades demográficas serão desperdiçadas.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: BRITO, F. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 01, 2008. (p. 14)
De acordo com as aulas e o livro-base Desigualdades de Gênero, Raça e Etnias, podemos dividir as explicações das desigualdades sociais em:
	
	A
	Concepção dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Leia o fragmento de texto:
“A absoluta maioria das agressões foi praticada no interior da residência (83,3%). Este dado também é encontrado na literatura (Giffen, 1994; Soares et al., 1996), sendo prática recorrente, facilitada pelo fato de a agressão transcorrer sem interrupções de outras pessoas e sob a legitimidade da privacidade do lar.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: DESLANDES, S. F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, v. 16, n. 1, 2000. (p. 133)
Considerando os estudos de Maria Filomena Gregori, constantes no livro-base Desigualdades de Gênero, Raça e Etnias, sobre a violência doméstica julgue as afirmações abaixo: 
I – A autora corrobora com a visão vitimizadora da mulher.
II – Gregori procura entender o contexto que levam pessoas a conviverem com a violência em sua vida.
III – A mulher, no que se refere a violência, também é produtora de sua situação de submissão.IV – Para a autora ao localizar a violência sempre no outro esquecemos que as mulheres também possuem um papel na manutenção da violência ao não romperem com relacionamentos violentos.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco. Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./abr., 2005. (p. 78)
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
	
	A
	No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Leia o fragmento de texto:
“Todavia, a ideologia de culpabilização do pobre não serve para explicar as limitações do modelo capitalista, mas para justificar a desigualdade social a partir de um suposto déficit individual.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: EUZÉBIOS FILHO, A.; GUZZO, R. S. L. Desigualdade social e pobreza. Psicologia & Sociedade, v. 21, n. 1, 2009.
Sobre os conceitos de desigualdade social e diferenciação social analise as afirmativas a seguir: 
I – Desigualdade social diz respeito a distribuição de bens sociais
II – Diferenciação social está relacionada ao pertencimento a um grupo específico.
III – Desigualdade e diferenciação social são conceitos idênticos.
IV – Desigualdade e diferenciação social são conceitos relacionados.
V - Diferenciação social se refere à construção de hierarquias sociais.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	I, II e IV.
	
	
	
	
	
	
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Naturalmente, se tomada como suposta descrição do que na realidade se passa nas relações raciais no país, a ideologia da democracia racial não pode ser senão denunciada como a grande mentira que seria (ou é), de forma a se poder ter no lugar dela o correto diagnóstico das dificuldades e perversidades existentes.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: REIS, F. W. Mito e valor da democracia racial. Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil-Estados Unidos, pp. 221-232, 1997. 
De acordo com a crítica que se faz ao mito da democracia racial freyriano, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
(   ) As teses de Freyre encobrem a relação hierárquica existente entre brancos e negros.
(   ) Apesar de existirem inclusive leis para reprimir a discriminação racial, Freyre prega a existência de uma sociedade harmoniosa entre as etnias.
(   ) Freyre não percebeu em sua obra a existência de um arranjo harmonioso entre as etnias.
(  ) Freyre considerava, fazendo coro com os racistas, que a mistura racial degenerava o homem brasileiro.
A sequência correta é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	V – V – F – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes