Buscar

Apol 4 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching

Prévia do material em texto

Apol 4 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação e Liderança e Coaching
Questão 1/5
A arbitragem junto ao Poder Judiciário representa um avanço na resolução de conflitos de toda a ordem, dado o seu caráter prático e econômico e frente às disputas que se apresentam junto aos diversos âmbitos da sociedade, sendo que a arbitragem formal é realizada segundo as regras ditadas pela Lei Federal N0 9.307 de 29/09/1996. Com base no exposto, leia as alternativas abaixo e atribua “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as falsas, depois assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
1 - (  ) Informalidade, flexibilidade e celeridade, são componentes da arbitragem que estão presentes no andamento do processo.
2 - (  ) Em comparação com os procedimentos judiciais vigentes a arbitragem é formal, mais dispendiosa e cumpre com os prazos estabelecidos na justiça comum.
3 - (  ) No processo de arbitragem, as partes estão submetidas a vontade e as decisões dos árbitros, os quais definem o objeto do litígio e o direito que lhe é aplicável.
4 - (  ) Os árbitros são escolhidos pelo poder judiciário  frente a complexidade do conflito e mediante a sua experiência em tais litígios.
Agora assinale a resposta correta:
	
	A
	Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas 3 e 4 estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa 1 está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas 1 , 2 e 3 estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas
Questão 2/5
Sabemos que o processo de Mediação é informal em que a figura de um terceiro interventor com poder de autoridade limitado e neutro assiste as partes em disputa na solução de suas questões, por meio do estabelecimento da comunicação, a neutralização das emoções e a consequente negociação de um acordo. Tal procedimento acontece por meio de estágios (passos) gradativos até uma possível conciliação. Analise as afirmativas abaixo e verifique se os estágios e atividades pertinentes ao processo de mediação, segundo Moore (1998), estão corretos.
I – O estágio 5, diz respeito a construção da confiança e cooperação, onde o mediador lida com emoções fortes.
II – No estágio 1, promove-se o rapport.
III – No estágio 6 é que se inicia a abertura das negociações entre as partes.
IV – A avaliação se os interesses podem ser satisfeitos pelas opções disponíveis, diz respeito ao estágio10.
V – A definição das questões e o estabelecimento da agenda das sessões diz respeito ao estágio 3 que apregoa a coleta de informações básicas.
Após analisar as alternativas acima, assinale a CORRETA.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas  II  e  III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 3/5
Analise o depoimento de um funcionário de um hospital a respeito de seu chefe o qual é responsável por mediar os conflitos que surgem junto à equipe de enfermagem. “Na minha equipe o enfermeiro-chefe geralmente lida bem com os conflitos, ele procura ser justo e normalmente resolve bem o conflito mesmo quando ele está envolvido, eu acho que ele tem bastante tato para lidar com situação de conflito. Ele procura não expor as pessoas envolvidas, procura resolver entre as partes sem gerar um conflito público ainda maior, não promove uma discussão em público na frente do paciente ou na frente de outro funcionário, usa de sigilo e primeiro adverte verbalmente cada uma das pessoas que estão envolvidas até colocar um ponto final de maneira que os conflitos não se repitam”.
Tomando por base o acima exposto é possível dizer que as responsabilidades deste intermediário em relação às partes que se envolvem em conflitos são as seguintes:
I – Expor as revelações confidenciadas pelas partes, para que se possa selar um compromisso de forma transparente entre as mesmas.
II – Evitar o conflito de interesses ou o seu surgimento.
III – Permanecer imparcial até o ponto em que perceba que uma das partes é possuidora da razão, procurando favorecê-la. 
IV – Implementação do processo de uma maneira adequada.
V – Manter-se livre de favoritismo ou inclinação por palavras ou ações, tendo o compromisso de servir todas as partes e não apenas uma parte.
Após analisar as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
	
	D
	Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
	
	E
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Questão 4/5
O Líder Coach não prioriza os resultados, mas sim a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados. Mantém o foco na confiança, disciplina, inspiração, comprometimento e energia. Ele é, acima de tudo, aquele profissional que escuta e que proporciona desenvolvimento antes de cobrar performance. Segundo STÉFANO (2005) o Líder Coach deverá promover o amadurecimento profissional de sua equipe, ensinando-os a pensar como líderes, para que eles se responsabilizem por criar alternativas, ou seja, este profissional é um agente de mudanças apontado estrategicamente pelo meio corporativo para aproximar as pessoas de seus sonhos, e impulsioná-las no que tange ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, incentivando todos a construírem uma linha de raciocínio que vá de encontro com os objetivos de empresa.
Disponível em: DIEFENBACH, Maurin. O Líder Coach e sua Importância Corporativa . http://www.abrhrs.org.br/content/artigo_download.php?id=821. Acesso em: 04 / 04 / 2016 às 11h21
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O foco principal do líder coach é a produção empresarial.
II. Mais do que os resultados empresariais, o líder coach tem como missão o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da organização.
III. O líder coach contribui significativamente paa as mudanças das pessoas e das corporações para alcançarem seus objetivos.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 5/5
O processo de coaching tem o objetivo elevar o desempenho dos indivíduos e influenciar diretamente na gestão de pessoas de uma organização, além de proporcionar motivação, organização, gestão, foco, autodesenvolvimento - itens que são necessários e compõem a administração dos recursos humanos. Os benefícios desse processo são determinantes para as empresas que procuram consolidar políticas e práticas internas de sucesso.
Disponível em: Sociedade Brasileira de COACHING https://www.sbcoaching.com.br/coaching/gestao-pessoas - Acesso em 04 / 04 / 2106 às 17h35
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I.  As empresas implantam estratégias de sucesso apoiadas no processo de coaching para uma boa administração da empresa. 
PORQUE
II. O processo de coaching atua diretamente no desenvolvimento dos recursos humanos e seu compromisso com a empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
	
	C
	A asserção I  é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Outros materiais