Buscar

Avaliando aprendizado 2 histologia e embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Simulado: SDE0028_SM_201603268111 V.1 
	Aluno(a): JULIE PEREIRA LOCH
	Matrícula: 201603268111
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/10/2016 18:11:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201604004448)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Contracepção de Emergência. Indicação: Método utilizado para prevenir a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou em que haja falha do método contraceptivo utilizado. Deve ser usada apenas em situações de emergência. Não há qualquer contra-indicação à sua utilização. Não está provada teratogenicidade se ocorrer gravidez. Efeitos indesejáveis incluem desde desconfortos gastrointestinais com náuseas e vômitos. Menos frequentemente, cefaleias, edemas, dores pélvicas, spotting ou metrorragia irregular. A menstruação deverá surgir aproximadamente 3 semanas após a toma (Ministério da Saúde, 2011). Verifique os itens abaixo e marque somente o único incorreto:
		
	
	O sistema hormonal de anticoncepção através do uso convencional de pílulas não pode ser confundido com o sistema de contracepção de emergência, pois no primeiro caso a dosagem é bem menor.
	 
	Em um ciclo sexual regular, há produção de hormônios que acontecerão na seguinte ordem: Estrógeno e progesterona, para então produzir FSH e LH.
	
	O estrógeno é um hormônio produzido pelos ovários e que possui atividade sexual, pois além de promover o desenvolvimento do endométrio também é responsável pelos caracteres sexuais secundários.
	
	A contracepção de emergência é um método hormonal que dificulta a subida do espermatozoide à tuba uterina. Esse produto só tem eficácia pois o sêmen tem um trajeto de até três dias para percorrer.
	
	A progesterona é responsável por manter o endométrio, portanto é produzida no final do ciclo após a formação do corpo lúteo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604023070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O espermatozoide passa pela corona radiata formada pelas células foliculares. A dispersão destas células resulta principalmente da ação de enzimas, em especial a hialuronidase, liberadas do acrossoma do espermatozoide. Esta célula penetra na zona pelúcida seguindo o caminho formado por outras enzimas liberadas do acrossoma. A cabeça do espermatozoide entra em contato com a superfície do ovócito e as membranas plasmáticas de ambas as células se fundem. As membranas rompem se na área de fusão, criando um efeito através do qual o o núcleo do espermatozoide pode penetrar no ovócito. Sobre este texto, analise e escolha a alternativa correta:
		
	
	A corona radiata existente na célula ovócito II, tem a função básica de proteção do DNA desta célula. Para atravessá-la é preciso que vários espermatozoides juntos penetrem nesta célula.
	
	A fertilização é um processo que ocorre na tuba uterina e é propiciada por substâncias químicas como a hialuronidase, liberada exclusivamente pelo ovócito secundário.
	 
	A fusão das membranas das células ovócito secundário e espermatozoide ocorrerão concomitante com a penetração do núcleo da célula masculina dentro da célula feminina, assim, finalizando a fertilização.
	
	Ao fundir as membranas plasmáticas das células férteis masculina e feminina, haverá penetração do núcleo feminino na célula masculina, concluindo assim a fertilização.
	
	O acrossoma é uma espécie de bolsa que se situa na porção inicial da tuba uterina, esta serve para armazenar enzimas que auxiliarão na penetração do espermatozoide no ovócito primário.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603897866)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Após a ejaculação, vários espermatozoides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Assinale a alternativa que corresponde a junção do espermatozoide ao ovulo e a implantação do zigoto na mucosa uterina, respectivamente.
		
	 
	FERTILIZAÇÃO, NIDAÇÃO.
	
	NIDAÇÃO, FERTILIZAÇÃO.
	
	OVULAÇÃO, FERTILIZAÇÃO
	
	FERTILIZAÇÃO, OVULAÇÃO.
	
	OVULAÇÃO, NIDAÇÃO
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603994848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenvolvimento embrionário corresponde a um período onde ocorrem vários eventos que darão origem a um novo ser. Todo o desenvolvimento envolve uma sequência de etapas e cada uma é importante na formação do novo corpo humano. Uma das etapas é considerada um período extremamente crítico que é:
		
	
	A mórula onde se dá a divisão celular
	 
	A organogénese onde são formados todos os órgãos e tecidos do embrião
	
	A blástula onde são formados o disco germinativo bilaminar e trilaminar
	
	A gástrula onde são formados o botão embrionário e o trofoblasto
	
	A nêurula onde ocorre a nidação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603548875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a gametogênese masculina é CORRETO afirmar:
		
	
	A testosterona determina os caracteres sexuais masculinos, mas não é determinante na espermatogênese.
	
	A formação dos espermatozóides se dá a partir de células germinativas presentes no epidídimo.
	
	A espermatogênese se inicia durante a vida intra-uterina e se completa na puberdade.
	 
	Os espermatozóides são ditos células haplóides por possuírem apenas 23 cromossomos.
	
	A espermiogênese compreende a divisão meiótica dos espermatócitos secundários.

Outros materiais