Buscar

apol 04 Administração da Produção de Materiais e Teoria Geral da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O conceito de prevenção e/ou detecção de problemas pode ser realmente implantado na prática, auxiliando o gestor a identificar as causas dos problemas, dando condições para que sejam eliminadas e evitar que reapareçam. Para isso foram criadas as sete ferramentas técnicas da qualidade. Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta as características da ferramenta Carta de controle do processo.
	
	A
	Esta ferramenta permite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas em uma análise. Consiste em um aglomerado de pontos, distribuídos sobre um plano estabelecido por um par de eixos ortogonais X e Y. Pode ser utilizado em várias situações, como: processo de solução de problemas, pesquisa social, saúde pública, aprimoramento da qualidade de processos, que para ser feito é necessário coletar dados da amostra; construir os eixos; colocar os dados no diagrama e adicionar informações complementares.
	
	B
	Ferramenta utilizada para análise de dados a partir da distribuição das amostras. Tem forma de uma curva superposta a um gráfico de barras. Esta curva é chamada normal, sempre que as medidas concentram-se em torno da medida central. Para sua construção é necessário coletar os dados, determinar a amplitude, determinar a classe, determinar o intervalo, determinar o limite da classe, determinar a média de cada classe, determinar a frequência e construir o gráfico.
	
	C
	A principal utilização do diagrama de processo é permitir uma rápida visualização e entendimento deste, a partir da listagem de todas as suas fases, facilitando sua análise. A simbologia utilizada é conhecida e aceita universalmente. O fluxograma é utilizado para mapear o fluxo do processo na organização, permitindo uma visualização mais efetiva das interações. Sua simbologia é diferente dos símbolos utilizados no Diagrama de processo. Os principais são: o losango, usado como ponto de decisão; o retângulo como atividade e o oblongo como início e fim de processo.
	
	D
	Ferramenta utilizada para análise de dados durante o processo a fim de avaliar tendências e desvios. É um gráfico de linhas, em que são anotados os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. Normalmente, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem: limite superior de controle (LSC = média + 3 desvios padrão) e limite inferior de controle (LIC = média – 3 desvios padrão). Ela permite uma visualização do comportamento (dispersão) do processo analisado.
Questão 2/5
Os estudiosos ingleses, Tom Burns e George Stalker, nos anos de 1960, a partir dos resultados de suas pesquisas, definiram dois sistemas opostos de prática e estrutura administrativa: “sistema mecanístico” e “sistema orgânico”. A respeito destes sistemas, assinale a alternativa que apresenta a descrição correta.
	
	A
	A característica mais evidente das organizações orgânicas é a sua previsibilidade. Cada tarefa é pré-planejada e a quantidade e qualidade do desempenho das tarefas são fortemente reguladas.
	
	B
	Modelos orgânicos descrevem o funcionamento das organizações como o de uma máquina, para o alcance dos seus objetivos e metas, de maneira eficaz.
	
	C
	O termo “orgânico” implica a qualidade de fluidez, mais de um organismo vivo do que de uma máquina.
	
	D
	Modelos mecanísticos descrevem o funcionamento das organizações, para alcance dos seus objetivos e metas, pela procura da maximização da satisfação, flexibilidade e desenvolvimento do potencial humano.
Questão 3/5
“Busca reunir a eficiência operacional e a agilidade de resposta ao mercado. Não se parece com uma pirâmide, porque existem duas bases de departamentalização operando simultaneamente. Existem duas estruturas de comando. A alta administração é a cabeça dos dois comandos.”   A que tipo de desenho organizacional a descrição acima corresponde? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Organizações funcionais.
	
	B
	Organizações divisionais.
	
	C
	Organizações matriciais.
	
	D
	Organizações orgânicas.
Questão 4/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto, não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado. Analise as sentenças a seguir sobre Qualidade, e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.   (   ) Se a qualidade for considerada algo concreto, não existirão técnicas que levem a ela. (   ) Se qualidade for considerada a perfeição, nutrimos a sensação de que ela nunca será alcançada e as consequências dessas definições reflete-se na Gestão da Qualidade. (   ) A qualidade não pode ser considerada o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos. (   ) A manufatura usualmente considera três dimensões da qualidade: com base em padrões de adequação ao uso, com base na confiabilidade e com base na consistência.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
Questão 5/5
Qualidade é a condição necessária para garantir o sucesso de uma operação de produção. Produzir com qualidade é fator chave para a competitividade das empresas, no entanto não podemos planejar a qualidade se não entendemos o seu significado. Várias estratégias relacionadas à qualidade foram desenvolvidas e podem ser ferramentas importantes para se obter e garantir de forma sustentada a qualidade do produto. Analise as estratégias a seguir, identifique quais podem ser consideradas estratégias para a Qualidade e marque V (VERDADEIRO) para as sentenças corretas ou F (FALSO) para as incorretas.   (   ) Implantação e manutenção de um Sistema de Qualidade tipo ISO 9.000, ou outros semelhantes como o QS 9.000 e o ISO/TC 16.949. (   ) Adoção de filosofias e práticas desenvolvidas com sucesso, como o Controle Total de Qualidade (TQC). (   ) Não se pode aplicar técnicas específicas e modelos que auxiliam na detecção e na prevenção de defeitos e erros na operação, como o dispositivo a prova de falhas (Poka Yoke).   Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V – V

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes