Buscar

pesquisa sobre co culpabilidade do estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema Amplo - Adoção por pares homoafetivos
Tema Delimitado - Princípio da Dignidade da Pessoa Humana: o reconhecimento do vínculo familiar e do direito à adoção por casais homoafetivos
Contextualização -  O princípio da dignidade da pessoa humana visa valorizar os direitos fundamentais. Exige e pressupõe o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais de todas as dimensões. Trata-se de um princípio fundamental conforme consta no art. 1°, III da CF.
            O conceito de família vem se transformando ao passar dos anos e atualmente muito se debate sobre a possibilidade dos casais homoafetivos adotarem uma criança. No momento, podemos observar uma lacuna quanto a este tipo de adoção e por não existir lei que tange o assunto faz com que o direito a adoção desses casais fique estagnado, deixando os homoafetivos de gozarem do direito de terem filhos pelo instituto da adoção.
            Apesar desta lacuna já houveram casos onde os juízes deram decisões favoráveis aos casais do mesmo sexo, fundamentando se tratar do princípio da dignidade da pessoa humana, igualdade como consta em nosso Ordenamento Jurídico em seu art. 5° da CF e no princípio do melhor interesse para a criança, a colocação de um lar que a acolha integralmente, sem discriminações.
            Por tais fatos, há uma necessidade sócio-jurídica de se aprofundar e analisar a possibilidade de adoção pelos casais homoafetivos, já que eles possuem ao seu favor o direito a igualdade, o princípio da dignidade da pessoa humana e a isonomia, sem deixar de citar o direito da criança em poder ser posta em uma família substituta ao invés de não ter nenhuma expectativa de vida futura.
Justificativa – A finalidade deste trabalho de conclusão de curso elenca a igualdade de direitos nos métodos de adoção. Hoje há uma grande interrogativa sobre reconhecer o vínculo familiar dos casais homoafetivos, as dificuldades a ser enfrentada pela criança na sociedade e muitos outros fatores, porém nosso Estado visa a igualdade de todos. Deste modo, se um casal homoafetivos, ou não quer dar um lar, afeto e condições de vida para uma criança que foi abandonada é dever do nosso Estado promover a justiça e cumprimento da lei.

Outros materiais