Buscar

TRABALHO DE Tratamento termoquímico de cianetação e carbonitretação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Tratamento termoquímico de cianetação e carbonitretação.
Prof. Tiago Evangelista
*
INTEGRANTES
CAIO ARTUR 
CARLOS AUGUSTO PINTO
GUSTAVO SILVEIRA BORGES
ROBSON RODRIGUES AMARO
PRISCILA FREITAS
*
Tratamento de cianetação
Aquecimento do aço a temperatura acima da crítica em um banho de sal de cianeto fundido. Absorvendo, assim carbono e nitrogênio simultaneamente.
Os banhos de sal contém cianeto de sódio (30 a 97%), carbonato de sódio (2 a 40%) e cloreto de sódio (0 a 30%). Estes dois últimos são mais inertes, adicionados para controlar o ponto de fusão da mistura e sua fluidez.
As temperaturas utilizadas variam entre 760 a 870ºC e os equipamentos são os mesmos empregados na cementação líquida. O processo é aplicado usualmente aos aços carbono e baixa liga. Uma vantagem da cianetação é a menor distorção nas peças produzidas.
Com relação à cementação líquida, a cianetação introduz menos carbono e mais nitrogênio que esta. 
*
Profundidade da camada cianetada
A profundidade de penetração do carbono e do nitrogênio e, por consequência, a dureza variam com a temperatura e com o tempo.
A cianetação é aplicada mais comumente em aços-carbono de baixo teor de carbono, quando se deseja rapidamente uma camada com dureza e resistência ao desgaste satisfatórias.
*
A camada cianetada contém duas zonas distintas:
1- Uma mais externa = martensítica
2- Mais interna = baianítica, apresentando teor mais baixo de carbono
A velocidade segundo a qual se forma cianeto que a seguir se decompõe, deixando livre Nitrogênio e Carbono na superfície do aço, determina a atividade de endurecimento superficial do banho.
*
A faixa de temperatura de operação dos banhos de cianetação varia de 760º a 870º. As temperaturas mais baixas diminuem as probabilidades de empenamento durante a têmpera subsequente; as temperaturas mais elevadas contribuem para maior velocidade de penetração, além, de produzir um núcleo completamente endurecido após a têmpera. O tempo de imersão no banho varia de 30 minutos à uma hora, a espessura da camada cianetada varia geralmente de 0,10 a 0,30 mm.
*
Tratamento de carbonitretação 
Tratamento termoquímico, em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio.
Carbonitretação é uma gasosa forma modificada de cementação e nitretação que consiste na introdução de amônia na atmosfera da peça.
*
É um processo de tratamento térmico onde se utiliza em camadas de pequenas a médias profundidades. Este processo é utilizado em aços não ligados ou de baixo carbono. Em alguns casos de aços com maior porcentagem de manganês a risco da formação de austenita retida.
A cabonitretação ocorre em temperaturas entre 800°C e 880°C e as profundidades de carbonitretação ficam entre 0,05 e 0,60 mm, na maioria dos casos e isto acontece em função da temperatura e do tempo do tratamento térmico.
Após o resfriamento brusco, as peças carbonitretadas são revenidas. Nos aços não ligados, isto normalmente é feito entre 150°C e 180°C e com aços ligados entre 160°C e 200oe°C.
A resistência ao desgaste e as características funcionais sob condições desfavoráveis da camada superficial enriquecida em nitrogênio são melhores e a resistência após revenimento é maior do que é possível obter com a cementação convencional. Quanto maior o teor de nitrogênio da camada cementada, maior poderá ser a temperatura de revenimento escolhida.
A carbonitretação é normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas.
*
Forno usado para carbonitretação de autopeças.
*
Peça carbonitretada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais