Buscar

CASO CONCRETO 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia Aplicada ao Direito - CCJ0144
Professora: Sandra Brandão
Aluno: 
Turma 3001 Belém, 17 de setembro de 2016
Caso Concreto 15
1 – O papel dos psicólogos no âmbito judiciário como promotores da cidadania, da reinserção social e autonomia, abrange (Analista Judiciário - Psicólogo TJPE / 2012)
√(A) que sua profissão não lhe permite interpretar legislações, o que, portanto, o coloca como assujeitado do sistema, no tocante às proposições de inserção do saber psicológico.
(B) as questões de disciplinamento e vigilância sobre a intimidade do sujeito, aspecto difícil de ser atingido pelo Estado.
(C) que a colaboração no planejamento de construção de políticas sociais não é tarefa do psicólogo, cabendo ao profissional do Serviço Social esse tipo de engajamento.
(D) um posicionamento crítico na mediação entre sujeito e Estado, produzindo experiências consistentes de reestruturação das relações de mediação dos apenados com o tecido social.
(E) que o trabalho do psicólogo deve se restringir a realizar perícias, não podendo orientar, acompanhar ou dar orientações no âmbito do sistema judiciário da esfera penal.
2 – Conforme a Lei Maria da Penha, sobre as atividades que competem ao psicólogo judiciário que integra a equipe de atendimento multidisciplinar dos Juizados de Violência contra a Mulher, são feitas as seguintes afirmações.
(Concurso de provas e títulos para concessão do título de especialista em Psicologia CFP / 2010)
I. Compete ao psicólogo judiciário comparecer à audiência judicial e subsidiar verbalmente o magistrado, o Ministério Público e a Defensoria Pública, quanto aos fatores de risco existentes na relação entre agressor e ofendida.
II. Compete ao psicólogo judiciário sugerir ao magistrado o afastamento do lar do ofensor ou a mudança de guarda das crianças e adolescentes da família, quando estritamente necessário.
III. Compete ao psicólogo judiciário fomentar a rede de proteção à mulher e às crianças e adolescentes, existente na comunidade da ofendida.
Está (ão) correta (s):
A) todas as afirmações.
B) apenas duas das afirmações, incluindo a I.
C) apenas duas das afirmações, incluindo a II.
D) apenas uma das afirmações.
√E) nenhuma das afirmações.
3 – A Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida por Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo que no Título II, Capítulo II, Art. 7o (que trata das formas de violência doméstica e familiar contra a mulher), a violência que inclui, entre outros fatores, qualquer conduta que cause à mulher dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento, é entendida como uma violência (FCC 2010 DPESP Agente de Defensoria Psicólogo)
√a) psicológica.
b) global.
c) física.
d) moral.
e) sexual.
Pesquise, através de material impresso ou eletrônico, um caso concreto em que seja descrito este tipo de violência.

Outros materiais