Buscar

Estudo dirigido Anatomia Patológica necrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido Anatomia Patológica: Necrose
 
Conceitue necrose:
É a morte rápida de uma porção de células do organismo e é considerada como o estádio irreversível. É o espectro de alterações morfológicas que ocorrem após a morte celular em um tecido vivo, seguida de fenômenos autolíticos.
Dê as características gerais macroscópicas e microscópicas da necrose:
Macroscopicamente o tecido necrótico apresenta-se pálido, outra característica macroscópica é a perda da resistência, o tecido torna-se amolecido, friável no entanto em lesões recentes são de difícil visualização. Dessa forma, a característica mais utilizada e confiável de reconhecer a necrose, é através da linha de demarcação entre o tecido necrótico e o tecido vivo.
Microscópicamente: Devido a desnaturação de proteínas citoplasmáticas e acúmulo de detritos nucleares o citoplasma se torna acidófilo, ou esse citoplasma pode sofrer lise enzimática, que promove vacuolização do mesmo, e até mesmo dissolução. Dessa forma o citoplasma pode apresentar-se mais avermelhado que de células normais por corar-se por corantes ácidos, ou pálido e vacuolizado devido a ação enzimática.
* picnose: essa apresentação nuclear é uma condensação da cromatina, formando uma massa escura, arredondada, homogênea e possui tamanho menor que o núcleo de uma célula normal.
* cariorréxia: há o rompimento da carioteca, dessa forma, o núcleo fragmenta-se em numerosos pedaços.
* cariólise: é a dissolução da cromatina nuclear deixando uma imagem fantasma do núcleo
* ausência completa do núcleo
Dê as características e o que pode causar casa tipo de necrose:
 Necrose Hialina: É o acúmulo de proteínas dentro ou fora da célula, dando a estas um caráter vítrio (homogêneo) com vacúolos de gotículas eosinofílicas (róseas). Ocorre comumente em intoxicação por ionóforos e doença dos músculos brancos.
Obs. o diferencial para o diagnóstico de necrose hialina é quando o tecido não se cora com Vermelho Congo.
 Necrose de Coagulação: Caracteriza-se por área necrótica onde a arquitetura macro e microscópica do tecido e algumas das células são identificáveis. Macroscopicamente a parte necrótica do órgão se apresenta com cor cinzento suja (isquêmica) ou amarelo pálida, com aspecto opaco, turvo, seco de albumina coagulada, textura firme e limites mais ou menos precisos e sua forma pode variar de acordo com o tipo de circulação do órgão (irregular, triangular, etc.).
É frequentemente causada por aguda, como por exemplo obstruções no fluxo sanguíneo.
 Necrose de Caseificação: Essa forma de necrose se caracteriza por perda da arquitetura identificável dos tecidos, contendo detritos nucleares escuros e detritos citoplasmáticos eosinofílicos e amorfos.
Macroscopicamente o tecido apresenta aspecto de queijo ou de requeijão, com áreas acinzentadas, amareladas, secas, friáveis, granulares, com ou sem calcificação. E geralmente ocorre em órgãos parenquimatosos.
 Necrose de Liquefação: Tipo de necrose onde o tecido se transforma em massa semi-sólida ou líquida, em um tecido que está sofrendo autodigestão a algum tempo. Esse tipo de necrose ocorre frequentemente no sistema nervoso central (malácia), ou abscessos.
 Necrose da gordura: Esse tipo de necrose ocorre na cavidade abdominal ou sob a pele, sua etiologia é traumática, em pancreatites necrohemorrágicas aguda em cães, deficiência de vitamina E em gatos. A liberação de gordura para o tecido conjuntivo induz inflamação e fibrose marcantes, promovendo uma superfície da corte endurecida de consistência granulosa, cor turva, esbranquiçada ou amarelada. Microscopicamente vê-se fendas de colesterol, calcificação e macrófagos formando células gigantes.
Diferenciar gangrena seca de gangrena úmida:
GANGRENA SECA
Ocorre frequentemente na pele,especialmente nas extremidades como cauda, orelha barbela, etc. devido a perda de líquido no tecido necrótico por evaporação e drenagem, no entanto há presença de bactérias saprófitas. Sua causa é usualmente isquêmica , e suas características são: existência de linha de demarcação entre o tecido sadio e o gangrenado, de cor escura ou enegrecida, aspecto duro e seco (apergaminhado- mumificado)
GANGRENA ÚMIDA
Usualmente possui uma cor preta, contém bolhas de gás produzidas pelas bactérias, muita hemorragia e edema na lesão e ao redor dela e odor fétido. Frequentemente leva a óbito, pois pode levar a toxemia sistêmica ou ruptura do órgão afetado, podendo ser provocada por pneumonia aguda por aspiração e bloqueio da irrigação intestinal devido a torção.
Quais são as principas causas da necrose?	
AGENTES FÍSICOS: calor (queimaduras), congelamento (menos o espermatozóide), eletricidade, traumatismos mecânicos, radiações ionizantes (medula óssea, tecidos linfóides, linhagem seminal)
HIPÓXIA: oxigenação do sangue inadequada vasoconstricção (Ergotismo = necrose de extremidades no aveia, setaria, azevém, capim lanudo, centeio, trigo) ergotoxina produzida pelo fungo Claviceps purpurea
Compressões isquemia (úlceras de decúbito), Isquemia, infartos, Insuficiência cardíaca, Insuficiência respiratória, Anemias.
AGENTES QUÍMICOS: 
. Drogas, ácidos e álcalis (cáusticos ou corrosivos = hidróxido de Na, K, nitrato de prata, sulfato de cobre, pasta R5, veronal, clorofórmio = necrose hepática)
. Venenos e metais pesados (arsênico, CCl4, sais mercuriais (bicloreto de Hg = necrose no estômago, rins, cólon)
. Poluentes ambientais, inseticidas, herbicidas, altas concentrações de O2, glicose, soluções hipertônicas de Na+
. Queimaduras (liberação, de toxinas = necrose local e hepática)
AGENTES BIOLÓGICOS: 
* via direta (intracelular) 
* via indireta (toxinas, fenômenos imunoalérgicos), vírus, bactérias, fungos, protozoários, vermes, toxinas (veneno de cobra)
Exemplos: Actinomyces bovis ; Actinobacillus lignieresi ; Rodococcus equi; Micobacterium tuberculosis; Fusobacterium necroforum ; Corinebacterium ovis; Clostridium novii; C. septicum; C. chauvoei; C. perfringens; Salmonella spp. ...
DISTÚRBIOS GENÉTICOS: erros metabólicos, malformações congênitas.
DISTÚRBIOS NUTRICIONAIS: protéica-calórica, gorduras, vitaminas, minerais.

Outros materiais