Buscar

PROINTER I plano de negócios

Prévia do material em texto

11
CURSO SUPERIOR GESTÃO COMERCIAL
POLO: LIMEIRA
1ª SÉRIE
VIVIANE PEREIRA DOS SANTOS	RA 3089283133 
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM GESTÃO COMERCIAL PROINTER I
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PROFESSORA- JAQUELINI TONON STEFANELLO
LIMEIRA/SP
2016
RELATÓRIO FINAL PROINTER I
PLANO DE NEGÓCIO
TrabalhodeConclusãodoProjetoInterdisciplinardoCurso Tecnologia em gestão comercial, Universidade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção de notado Prointer I.
Orientadora:Tutora a distância Jaquelini tonon stefanello
LIMEIRA/SP
2016
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade demostrar os passos necessários para a abertura de uma empresa no ramo franquia de alimentação, produtos naturais.
Foram levantados dados sobre a realidade da atividade no país assim como as dificuldades encontradas para sua execução. Para o plano financeiro foram utilizados números obtidos através da pesquisa sobre a rentabilidade de empresas reais a fim de tornar o plano de negócios aplicável. Diante dos números apresentados podemos concluir que o ramo de alimentação ainda é extremamente rentável no Brasil.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado a fim de explanar os conhecimentos adquiridos nas matérias de Empreendedorismo, Ética e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. 
Para tanto foi elaborado um plano de negócio para a abertura de uma loja franquia do ramo de entregas de alimentação, inspirado pela entrevista realizada para elaboração do relatório parcial com o Sr. Sebastião, proprietário da loja Suco bagaço de limeira.
Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido tem a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade, o cenário atual na busca de qualidade de vida, as pessoas estão buscando cada vez mais melhorar alimentação. 
ENTREVISTA – Considerações e observações sobre a entrevista
O entrevistado, Senhor Sebastião, proprietário da empresa Suco Bagaço, se ariscou ao investir em um ramo onde obtinha apenas conhecimento do trabalho, sem conhecimento técnico e teórico para administrar seu negócio e como lidar com as adversidades. Ele não realizou nenhum planejamento, mapa de risco, ou qualquer outro mecanismo a fim de traçar um plano de seu empreendimento
Hoje a empresa está estabilizada, obtendo pequenos lucros. O empresário buscou ajuda para fazer um planejamento financeiro e estrutural a fim de dar continuidade de seu negócio.
Seguindo o conceito de negócio proposto pelo entrevistado, a empresa tem grandes chances de prosperar, desde que trace um planejamento a médio e longo prazo a afim de atravessar a instabilidade financeira atual de nosso país. 
Essa prosperidade é esperada, pois o ramo de atuação escolhido é de extrema importância em um país como o Brasil onde mais da metade da produção nacional é transportada por caminhões. 
Segundo o Professor Louis Jacques Filion,“O Brasil está sentado em uma das maiores riquezas naturais do mundo ainda relativamente pouco explorada: o potencial empreendedor dos brasileiros”. 
Empreendedorismo é o principal fator para o desenvolvimento de um país. É enxergar uma oportunidade e buscar recursos para ela torne-se um negócio rentável. O empreendedor tem como principal característica um espirito inovador e destemido, e busca constantemente por inovações e novas perspectivas para seu negócio, porém para ter sucesso é preciso iniciativa, visão, coragem, firmeza, e capacidade de organização e direção. 
Diante das observações realizadas, concluímos que para obtermos bons resultados é necessário um estudo junto ao cliente visado, planejando o necessário para uma boa prestação de serviço sem pôr em risco a vida financeira da empresa, analisando os ganhos pretendidos com os custos que o empreendimento tem a fim de construir uma administração focada e eficaz.
PLANO DE NEGÓCIOS
Rua Antônio Perez Júnior, 125 Jd. Planalto
Artur Nogueira – SP 
CEP 13160-000
João Vitor Dolisne
Proprietário/Diretor geral
(19)3827-5823
Maio/2015
Ederson Dolisne
SUMÁRIO
Descrição da Empresa ............................................................................................................. 02
Produtos e Serviços ................................................................................................................. 04
Mercado e Competidores .........................................................................................................05
Marketing e Vendas ................................................................................................................ 06
Análise Estratégica .................................................................................................................. 07
Plano Financeiro...................................................................................................................... 08
Referências................................................................................................................................10
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Dolisne Transporte Logístico LTDA foi desenvolvida para o mercado de distribuição de bebidas. A empresa nasceu da experiência do proprietário como supervisor em uma outra empresa do mesmo ramo, o que lhe permitiu presenciar a necessidade do mercado por prestadores de serviço de transporte. 
A empresa está localizada na Rua Antônio Peres Junior, 125, Jd. Planalto, na cidade de Artur Nogueira – SP. A localização é estratégia pois, está cercada por centros de distribuição de bebidas de vários fabricantes, dentre eles a Coca Cola Femsa da cidade de Cosmópolis e Ambev da cidade de Paulínia.
A empresa é formada por:
João Vitor Dolisne:Proprietário / Diretor Geral
Ederson Dolisne: Supervisor de transportes
Monica Ferreira: Coordenadora de RH
Rafael Silveira: Assistente Operacional e Manutenção.
Comprevisão de crescimento de 10% ao ano e faturamento de R$810.000,00/ano, são dispensados mensalmente23% de seu faturamento em impostos (encargos trabalhistas e ISS).
ORGANOGRAMA
Proprietário/Diretor
Supervisor de transportes
Equipe de entrega
Assistente Operacional
Gestora de Recursos Humanos
VISÃO:
“Ser referência nacional no sistema de entregas de bebidas”
MISSÃO:
“Oferecer aos nossos clientes o que há de melhor em sistemas de entrega, com soluções logísticas eficazes, inovadoras e sustentáveis”
VALORES:
-Ética
-Compromisso 
-Profissionalismo
-Sustentabilidade econômica, ambiental e social
PARCERIAS:
A empresa possui fornecedores que atuam como parceiros nos diversos fornecimentos de máquinas e serviços, tais como:
-Manutenção: Mecânica Coelho;
-Fornecimento de peças: Juma auto peças;
-Abastecimento: Auto Posto Quintal;
-Contabilidade: Meka Contabilidade;
PRODUTOS E SERVIÇOS
A Dolisne Transportes Logísticos Ltda. atuará no ramo de transporte através de contratos fixos de prestação de serviço com empresas do ramo de bebidas. 
A empresa conta inicialmente com 03(três) caminhões Mercedes Bens modelo Atego 1719 com capacidade de transporte de 10.000kg que terão a pintura padronizada de acordo com a contratante e propagandas da marca que serão vinculadas nas laterais do veículo, tornando-os outdoors sobre rodas. A empresa disponibilizara além dos caminhões, funcionários para a realização das entregas ao comercio varejista, além de equipe para monitoramento. Cada equipe de entrega será composta de 01(um) motorista e 02(dois) ajudantes, além de 01(um) supervisor e 01(um) assistente que atuarão administrativamente e farão o acompanhamento das entregas através do sistema de rastreamento e via contato telefônico, buscando reduziro retorno de mercadorias. 
A Dolisne Transportes Logísticos Ltda. oferecerá a contratante o serviço de rastreamento dos caminhões e seguro contra roubos e acidentes, visando reduzir os eventuais prejuízos, sendo essa sua principal estratégia para fidelizar seu cliente.
O diferencial será a constante qualificação das equipes, nas áreas de direção de defensiva e o atendimento aos clientes, buscando a redução no número de acidentes e um relacionamento de qualidade com o cliente final, além da manutenção preventiva da frota e substituição imediata do veículo sempre que necessário ou solicitado pela contratante. 
Para o futuro planeja-se o aumento da frota, a fim de aumentar a região atendida, buscar treinamentos para as equipes de entrega visando a qualidade do serviço prestado. 
MERCADO E COMPETIDORES
Consagrado como o principal modo de transporte de cargas no Brasil o transporte rodoviário representa hoje 60% do total das toneladas transportadas no país. 
Diante da necessidade de transformações nos meios produtivos e com a finalidade de economizar e aproveitar melhor os recursos nas organizações, é que se destaca a estratégia da terceirização logística.Segundo Giosa, (1994), 
“...as vantagens que a logística traz a uma empresa é a focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação; diminuição dos desperdícios, redução das atividades – meio, aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço, aprimoramento do sistema de custeio, maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional; maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade, redução do quadro direto de empregados e diminuição da ociosidade das máquinas, maior poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas, possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das máquinas, durante a recessão.”
O transporte rodoviário de cargas representa uma etapa vital na rede logística de muitas empresas, pois é um meio eficaz de deslocar mercadorias se adaptando às necessidades dos clientes. Outra característica é a excepcional capacidade de distribuição final dos produtos e grande adaptabilidade, possibilitando rapidez no processo, confiabilidade ao cliente e tornando possível uma entrega de produtos de tamanhos e pesos diferentes para qualquer distância.
Especificamente, a venda de bebidas atravessa durante o ano um período de baixa temporada (de junho a agosto) devido ao inverno, exigindo das equipes de entrega maior empenho a fim de diminuir a desistência de compra por parte dos clientes. 
Dentro das empresasalvo existem outras transportadoras que realizam o mesmo trabalho que a Dolisne Transportes Logísticos Ltda. o que torna a concorrência por uma maior região de atendimento muito mais acirrada. Para lidar com essa adversidade nossa empresa conta além de sua equipe de entrega, um suporte de retaguarda com dois funcionários em contato direto com o motorista e a central de distribuição a fim de otimizar as entregas, sendo esse o nosso principal diferencial frente as demais empresas. 
MARKETING E VENDAS
Nesse ramo de negócio a propaganda é direcionada as empresas alvo, não havendo uma ação maciça de divulgação. É utilizado como principal estratégia a apresentação dos serviços que poderão ser oferecidos e seus diferenciais frente as demais concorrentes, além da oferta de um preço compatível com o serviço prestado e uma forma de cobrança que não onere desvantajosamente a contratante, mas que permita o crescimento da empresa. 
Figura 1 - Exemplo de padronização
A Dolisne Transportes Logísticos Ltda. está apta a atuar na região determinada pelo cliente de forma dinâmica pois conta com sistema de monitoramento a fim de otimizar as rotas, reduzindo custos e agilizando as entregas. 
Projeção de Vendas
O preço do produto esse será determinado de acordo com a quilometragem rodada e o peso da carga, o que fara com que a contratante pegue efetivamente pelo que foi carregado e, que a contratada não tenha prejuízo devido a roteirização programada. O preço do Km rodado será de R$ 1,45 e do Kg embarcado é de R$ 0,15. Diante desse método de pagamento, será recebido em média por cada caminhão R$1.290,00 / dia. 
Estima-se que cada veículo realize 25(vinte e cinco) viagens/mês, contudo devido a sazonalidade os contratos firmados neste ramo de atuação garantem um mínimo de carregamento, sendo garantidas pelo menos 20 cargas/mês para cada caminhão. 
Anualmente há a atualização do preço pago pelo frete, que leva em consideração a inflação do período, preços de combustível, pedágios e salários dos funcionários, o que totaliza um reajuste médio de 12% ao ano. A empresa pretende ao final do primeiro ano de contrato aumentar a área atendida, com o acréscimo de mais 02(dois) caminhões a frota. 
ANÁLISE ESTRATÉGICA
O termo estratégia pode ser definido como a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos determinados (FERREIRA, 1986).
Diante dessa definição, a aplicação da análise SWOT nos permite traçar estratégias para garantir a viabilidade do negócio, além de projetar crescimento estrutural e financeiro. A função primordial da análise SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa (SERRA; TORRES; TORRES, 2003). 
	Força
-serviço especializado
-equipe de retaguarda
-diferencias frente aos concorrentes (equipe de retaguarda e seguro)
	Fraqueza
-sazonalidade
-Mão de obra pouco qualificada
-auto custo de manutenção dos veículos
	Oportunidade
-aumento da terceirização de transporte
-facilidade na concessão de financiamentos 
	Ameaça
-aumento do número de empresas atuantes nesse ramo
-situação econômica 
-baixa qualidade da malha viária
Com base na Análise SWOT, foi traçado um plano estratégico levando em consideração cada um dos apontamentos.
Forças: especializa-se cada vez mais nos serviços oferecidos; aumentar a equipe de retaguarda buscando um serviço de monitoramento mais eficaz; 
Fraquezas: oferecer qualificação constantes aos funcionários; trabalhar sempre com veículos novos e realizar manutenção preventiva; 
Oportunidades: aproveitar a facilidade de financiamento e o aumento da demanda para renovar e aumentar a frota;
Ameaças:manter-se atualizada e oferecer serviços diferenciados para se destacar frente aos concorrentes; atuar em conjunto com as Entidades de representação da classe (sindicatos), empresas e moradores das regiões onde os trabalhos são realizados para cobrar do poder público uma maior qualidade da malha viária. 
PLANO FINANCEIRO
Para iniciar suas atividades a Dolisne Transportes Logísticos Ltda. contara com investimento inicial de R$ 600.000, obtido através de recursos particulares do proprietário. Com base nos dados mensais de receitas e despesas, realizamos a projeção do fluxo de caixa para o primeiro ano de atuação da empresa divididos em trimestres.
Investimento Inicial
	
Compra de 03(três) caminhões Mercedes Bens Atego 1719 ano 2015
	R$ 482.000,00
	
Abertura da Empresa
	R$ 8.000,00
	
Montagem do escritório (Mobiliário, computadores, sistemas de Recursos Humanos, sistema de Monitoramento e Seguro)
	R$ 20.000,00
	
Capital de Giro
	R$ 90.000,00
	Total
	600.000,00
Receita/mês
	
	Média de Km/dia
	Média de Kg/dia
	Valor do km
	Valor do Kg
	Cargas/mês
	Total de receita por caminhão/mês
	Caminhão A
	200
	6.500
	R$ 1,45
	R$ 0,15
	24
	R$ 30.360,00
	Caminhão B
	150
	7.250
	R$ 1,45
	R$ 0,15
	25
	R$ 27.187,50
	Caminhão C
	175
	5.900
	R$ 1,45
	R$ 0,15
	22
	R$ 25.052,50
	Total/mês
	
	
	
	
	
	R$ 82.600,00Custos/mês
	Salario Supervisor
	R$ 3.000,00
	Salario Assistente
	R$ 2.500,00
	Salario RH
	R$2.000,00
	Salário Motoristas
	R$ 7.500,00
	Salário Ajudantes
	R$ 10.800,00
	FGTS
	R$ 2.064,00
	INSS
	R$ 2.838,00
	ISS
	R$ 6.608,00
	Pró-labore
	R$ 5.000,00
	Aluguel
	R$ 1.200,00
	Água
	R$ 100,00
	Luz
	R$ 300,00
	Telefone/internet
	R$ 700,00
	Monitoramento/Seguro
	R$ 3.000,00
	Manutenção/Combustível
	R$ 13.000,00
	Custos variáveis
	R$ 4.000,00
	Reinvestimento*
	R$7.000,00
	Total
	R$ 71.608,00
*Valor aplicado para garantir investimentos futuros (renovação e aumento de frota)
Fluxo de caixa anual
	
	1° Trimestre
	2° Trimestre
	3° Trimestre
	4° Trimestre
	Total/ano
	Receitas
	247.800,00
	247.800,00
	247.800,00
	247.800,00
	991.200,00
	Custos 
	214.823,00
	214.823,00
	214.823,00
	214.823,00
	859.292,00
	Total 
	32.977,00
	32.977,00
	32.977,00
	32.977,00
	131.908,00
Diante da projeção do fluxo de caixa anual, a empresa terá um lucro líquido médio de R$131.908,00 ao final do primeiro ano de atividade, com uma previsão de recuperação do investimento inicial em 54 meses. 
REFERÊNCIAS
BALLOU, R. H.. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993
CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento pessoal e profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011
DORNELAS, José C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro, 2014, Cap.3-4) 
FERREIRA, A.B.H. Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986
GIOSA, Lívio A. Terceirização: Uma Abordagem Estratégica.Livraria Pioneira Editora, 1994
MATOS, Francisco de G. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2012 
SERRA, F.; TORRES, M. C.; TORRES, A. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes