Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E DESIGUALDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E DESIGUALDADE SOCIAL
Numa sociedade capitalista ou não capitalista o trabalho é o elemento que faz com que o homem se sustente, sendo integrado a participação social. No tempo da comunidade primitiva o homem se alimentava de caças de vegetais e animais, não tinham casas (eram nômades), com o passar do tempo foi aprendendo a controlar o tempo e produzir bens, na verdade , produziam mais do que o necessário, isto é produziam um excedente e com isso começaram a fazer trocas de bens( o comércio),gerando a exploração e escravidão. Na época do escravismo, a sociedade dividiu-se em duas classes, mesmo período em que surgem as primeiras formas de poder político que mais tarde se chama Estado.
No período feudal os camponeses retiravam seu sustento através dos instrumentos de trabalho, porém, com comércio crescente e a Revolução Industrial houve separação do homem e instrumento, que resultou no aumento dos operários. A peste negra e as brigas entre servos e senhores causaram o fim do feudalismo. No século XIX cai o Antigo Regime, surgindo o modo de produção capitalista, que diferente do escravismo e feudalismo, constitui-se na exploração do trabalhador, que vende sua força de trabalho por salário. A produção capitalista consolidou-se entre os séculos XVIII a XIX e no século XXI tornou-se um sistema planetário. 
Marx classifica o capitalismo como modo de produção particular que está nas mãos dos capitalistas, ressaltando a importância da à classe proletariado se organizar, impedindo o domínio da classe burguesa, garantindo sua emancipação.
Hoje em dia, a desigualdade na distribuição de rendas aumenta cada vez mais a pobreza, onde os recursos que seriam para todos como saúde, educação, alimentação, cidadania ficam escassos.
Segundo Ribeiro (2008) a escola pública, saneamento básico, serviços públicos de saúde são problemas que o cidadão enfrenta, pois, não são satisfatórios. Existe uma divisão, de um lado aqueles que podem pagar para terem melhores serviços, e de outro lado, os que ficam penando nas filas hospitais em busca de atendimento, com isso não podemos negar que a desigualdade social é enorme, e seu maior indicador é o coeficiente de Gini (criado pelo estatístico italiano Corrado Gini). Pobreza e empobrecimento ao contrário do que muitos pensam, têm conceitos diferentes, o empobrecimento se refere às condições de vida que o indivíduo leva, e a pobreza se refere às condições sociais de reprodução do indivíduo (Salama, 1997, p.25).Com a pobreza e o empobrecimento que tende a aumentar nos países de terceiro mundo, fica cada vez mais difícil combater a exclusão social(que é o resultado do funcionamento do sistema capitalista e do desenvolvimento desgovernado).Nos séculos XV e XVI com o desabrochamento do capitalismo, iniciou-se a globalização que veio das viagens e conquistas, do colonialismo (ocupação do território) e por fim, no século XX(século das Revoluções) para marcação do território. Nos dias de hoje, a diferença é a rapidez de seu processo, sendo claro que o mundo todo é capitalista e globalizado. 
Segundo o geógrafo Milton Santos (1997) globalização é o resultado dos processos políticos que conhecemos, podendo ser vista como o nível mais alto da internacionalização do mundo capitalista, sendo que, não importa se a globalização é boa, mas, como ela pode ser utilizada. Para Milton Santos o globalitarismo fica atrás das diferentes idéias, ensino e pesquisa, existindo o “pensamento único”, onde todos de alguma forma obedecem às regras estabelecidas, e quando alguém deixa de cumprir essas regras é tido como não relevantes. Milton fala que vivemos o totalitarismo, e chama a globalização de globalitarismo, pois, na produção da atual globalização, o sistema político usa sistemas técnicos contemporâneos que nos conduzem a relações econômicas que são exigentes e não aceitam discussões, como se fossemos escravos novamente. Na verdade, como disse o próprio Milton, há muito tempo o homem deixou de ser o centro do mundo, sendo substituído pelo dinheiro.
O mundo é capitalista, e aqueles que se encontram fora desse “mundo”, são tratados com descaso. Os problemas que surgiram nos séculos passados como: pobreza, desigualdade e exclusão social, prevalecem e predominam até o século presente. Nosso país não fica entre os países mais pobres, porém, fica entre os desiguais. Diante desses fatos, não temos liberdade para sentir, pensar e muito menos para agir, pois, a todo tempo estão maquiando a verdade ou jogando o lixo em baixo do tapete. 
Como foi dito no vídeo, se quisermos crer que esse mundo que nos apresentam é real, é necessário considerar que o mundo é dividido em três mundos, o primeiro é o mundo que nos é imposto, que nos fazem ver, com a globalização como sonho, o segundo como ele realmente é, com uma globalização perversa e o terceiro como poderia ser, com uma nova globalização, a da verdadeira igualdade social.

Outros materiais