Buscar

Etica Geral e Profisisonal Casos Concretos de 01 ao 06 respondidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana 01
Caso Concreto:
Advogados que atuaram em manifestações são homenageados Uma emocionante homenagem ao papel da advocacia marcou o início da sessão solene do Conselho Pleno, na sede da OAB/RJ. (...) Durante as passeatas, cerca de cem advogados se revezaram nas delegacias, ruas e hospitais, atuando em casos de excessos das forças policiais. Além de liberarem pessoas indevidamente presas, estiveram presentes em situações como a que levou centenas de estudantes e professores a se refugiarem nos prédios do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e na Faculdade Nacional de Direito, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na noite do dia 20 de junho de 2013. Presente à ocasião, o vice-presidente da Seccional, Ronaldo Cramer, ressaltou a solidariedade dos colegas: "Foi formada, quase que de forma automática, uma rede de colaboração entre a Ordem e advogados voluntários para socorrer os manifestantes, para defender a ordem jurídica e a própria advocacia. Isso me emocionou, foi algo que eu nunca tinha visto". O presidente da Caarj, Marcello Oliveira, que também atuou nas manifestações, reforçou: "Esses advogados que estão aqui compreenderam a importância de a OAB estar na rua. E nós não vamos arredar pé, não vamos nos afastar de forma alguma dessa essência, que é a defesa da liberdade de manifestação e das garantias individuais dos cidadãos. Hoje a Ordem tem seu papel reconhecido, hoje a Ordem é maior graças à atuação desses advogados, que agora podem seguir nesse caminho e criar lideranças em seus próprios seguimentos. Este ato marca um episódio histórico para a nossa classe? (Fonte: OAB-RJ. Junho de 2013). Após ler a notícia acima sobre o grupo de advogados voluntários, responda: 
Quais os deveres da advocacia elencados no art. 2º do Código de Ética? 
R= O advogado é indispensável a administração da justiça, dos direitos humanos, defensor do estado democrático de direito e garantias fundamentais da moralidade da justiça e paz social. Art 44, EAOAB e Art 2º CED.
Qual o papel da advocacia no Estado democrático de Direito?
R= Intermediar entre o juiz, Estado e cidadão na busca da prestação jurisdicional justa. O advogado tem a defesa e a interpretação do ordenamento jurídico, deve pugnar pelos direitos fundamentais, direitos humanos e a paz social. Art 44, Estatuto.
Semana 02
Caso Concreto:
(Adaptado do IX EO-OAB) Laura, advogada na área empresarial, após concluir o mestrado em renomada instituição de ensino superior, é convidada para integrar a equipe de assessoria jurídica da empresa K S/A. No dia da entrevista final, é inquirida pelo Gerente Jurídico da empresa, bacharel em Direito, sem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, apesar de o mesmo ter logrado êxito no Exame de Ordem.
Observado tal relato, responda:
1. Quais são os requisitos necessário para inscrição nos quadros da OAB?
R= De acordo com a Lei nº 8.906/94, art. 8º, são necessários os seguintes requisitos para inscrição nos quadros da OAB: 1º capacidade civil, 2º diploma de conclusão de curso de graduação em Direito, 3º Título de Eleitor, 4º aprovação em exame de ordem, 5º não exercer atividade incompatível com a advocacia, 6º idoneidade moral, 7º prestar compromisso perante o conselho. 
2. Como Laura poderá comprovar sua prática forense?
R= Através de certidão expedida pelo cartório ou secretaria de órgãos no qual exerceu a atividade privativa, além de cópias autenticadas e ato, se for o caso.
Semana 03
Caso Concreto
(Adaptado do 42° EOAB) Alberto, advogado, é convidado a ocupar o prestigiado cargo de Procurador de um município, cargo de confiança do Prefeito Municipal passível de exoneração ad nutum. O cargo é privativo de advogado. Sobre esta situação responda: 
Como ficará a inscrição de Alberto após a posse no referido cargo? 
R= O advogado público atua com restrição, porque pertence a categoria de advogado com impedimento, não há o que se falar de licença ou cancelamento, de acordo com o art. 30, II do Estatuto. Art.29.
Quais são as regras estabelecidas pelo prov. 114/2006 para o advogado público? 
R= A advocacia exercida por advogado inscrito na OAB, que ocupe cargo público ou de direção de órgão jurídico público em atividade de representação judicial, de consultoria ou orientação judicial. O Advogado público deve ter inscrição principal perante o conselho seccional da OAB em cujo território tenha lotação. Se o advogado público for transferido para outra seccional ficará dispensado do pagamento da próxima seccional regional, art. 8º Estatuto. Art.29.
3. Imagine que Alberto possui um amigo, Tizziano, advogado italiano que deseja morar no Brasil. Tizziano indaga ao amigo como deverá proceder para exercer a advocacia no Brasil. Que orientação você daria ao advogado italiano?
R= É proibido o advogado estrangeiro habilitado em seu país de advogar em território brasileiro, podendo apenas atuar como consultor de direito internacional. Não podendo, atuar como advogado no país, salvo se revalidar seu diploma e obter êxito no exame de ordem.
Semana 04
Caso Concreto
Matheus é estagiário vinculado ao escritório Renato e Associados. No exercício da sua atividade, por ordem do advogado supervisor, o estagiário acompanha o cliente diretor da sociedade Tamoaí S/A. Por motivos alheios à vontade do estagiário, que se disse inocente de qualquer deslize, o diretor veio a se desentender com Matheus, e, por força desse evento, o escritório resolve renunciar ao mandato conferido pela pessoa jurídica. Nos termos do Estatuto da Advocacia, sobre o caso descrito, assinale a afirmativa correta.
No caso em tela que trata de renúncia de mandato, quais os deveres que o advogado deverá cumprir?
R = Após a renuncia o advogado deverá informar ao cliente e aguardar 10 dias para que possa ser constituído novo procurador, salvo se substituído dentro do prazo. Neste caso, prestará conta ao cliente das quantias recebidas em seu nome, bem como, a devolução de documentos. Ajustará os honorários proporcionais ao trabalho realizado até a data da renúncia. Art 14 e 17 CED.
Como deverá proceder o novo advogado a ser contratado peça sociedade empresária Tamoai?
R= O novo advogado deverá tomar ciência que ocorreu a renúncia do advogado anterior, após a renúncia deverá juntar nos autos nova procuração. Art 14 CED.
Semana 05
Caso Concreto
HDs de escritório de advocacia são invioláveis O Tribunal de Justiça de São Paulo reformou decisão de primeira instância que determinava a apreensão dos discos rígidos de um escritório de advocacia, que serviriam de prova de defesa para uma ex-funcionária do escritório que respondia por apropriação indébita - o que motivou sua demissão. Por maioria de votos, a 7ª Câmara de Direito Criminal da corte acolheu apelo e os HDs foram devolvidos à banca, garantindo o sigilo profissional dos advogados. Ao acolher a apelação, o relator do caso, desembargador Sydnei de Oliveira Jr., lembrou que "assegura-se aos advogados, no exercício de seu mister, a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática (cf. artigo 7º, inciso II, da Lei 8.906/94, a qual dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil)". Para o desembargador, é possível "cogitar da quebra dessa inviolabilidade quando se vê comprometido o exercício da ampla defesa", como ponderou juiz de primeira instância. Contudo, Oliveira Jr. diz que este não parece ser o caso dos autos. O desembargador aponta em sua decisão que não há, "no caso em baila, hipótese de quebra do sigilo profissional de escritório de advocacia, bem como que não haveria interesse da ora apelada em tal antecipação de prova, porquanto poderia ser alcançada por outros meios". O revisor do caso, desembargador Grassi Neto, apresentou voto divergente, questionando a autoria do crime de apropriação indébita, mas o 3º juiz, desembargador Francisco Menin, acompanhou voto do relator. A Ordemdos Advogados do Brasil acompanhou o caso através do vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB de São Paulo, Leandro Sarcedo. Ricardo Toledo Santos Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP e que também acompanhou o caso, destacou que essa foi "uma grande vitória da advocacia". (Fonte: site OAB-RJ) Diante do caso acima que nos apresenta uma situação que envolve a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, responda: 
O que significa prerrogativas profissional? 
R= é o direito exclusivo e indispensável ao exercício de uma determinada profissão. Art 7º EAOAB
Quais os requisitos para quebra da inviolabilidade dos escritórios de advogados? 
R= São os requisitos: 1º Advogado formalmente investigado por prática de crime, 2º Competência exclusiva da autoridade judiciária em decisão motivada, 3º mandado de busca e apreensão, especifico e por menorizado, 4º a presença de um representante da OAB.
Quais os requisitos para quebra da inviolabilidade do cliente do advogado?
R= Quando estiver na qualidade de participe ou coautor pela prática do mesmo crime que deu causa a quebra de inviolabilidade, violação da honra do advogado, risco de vida (ameaça), defesa própria. Art. 37 CED.
Semana 06
Caso Concreto:
(Adaptado do X EO-OAB) A advogada Ana Mônica solicitou, no cartório de determinada vara cível, examinar e extrair cópias dos autos de processo não sujeito a sigilo. O serventuário a quem foi feita a solicitação afirmou que Ana Mônica não havia juntado procuração aos autos do processo em questão e, em razão disso, apenas poderia ter vista dos autos no balcão e que lhe seria vedada a extração de cópias. Pergunta-se:
Qual a diferença entre o direito de visitar e direito de examinar os autos findos ou em
andamento em qualquer órgão do Judiciário, Legislativo ou Administração Pública?
R= Exames dos autos é um direito irrestrito do advogado, mesmo sem procuração, salvo as exceções previstas em lei. Entende-se por exame de vista o direito do advogado constituído nos autos retira-los do cartório, secretaria ou repartição para realizar ato advocatício. A única hipótese do advogado executar o direito de vista sem procuração ocorre quando se tratar de autos findos.
2 - A postura do serventuário está de acordo com a Lei? Justifique a sua resposta.
R= A postura do serventuário não está correta pois a advogada deseja ter direito de exame, prerrogativa de todo advogado sem procuração.
3 - Como deverá proceder a advogada se desejar ter acesso aos autos de flagrante e de
inquérito, sem procuração, findo ou em andamento? Justifique a sua resposta.
R= Quantos aos inquéritos policiais os advogados poderão analiza-los mesmo sem prova do mandato judicial, ainda que findos, em andamento ou conclusão, podendo copiar

Outros materiais