Buscar

exe 4 – formação de pensamento político moderno e as questões básica da ciência política.

Prévia do material em texto

Aula 4 – formação de pensamento político moderno e as questões básica da ciência política.
	
		1.
		Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
		
	
	
	
	
	Do Estado Social.
	
	
	Do Serviço Social.
	
	
	Do Pacto Social.
	
	
	Do Aluguel Social.
	
	 
	Do Contrato Social
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	
	
	
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
	
	
	Marx, Rousseau e Weber.
	
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
	
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O Papa Francisco esteve no Brasil onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis católicos e de outras religiões nas areias da praia de Copacabana. Milhões de pessoas ouviram e viram o Papa pela primeira vez e muitos puderam chegar perto e conversar com ele. Outros milhões acompanhavam a visita do Papa ao país pela televisão ou pela internet. O líder da Igreja Católica também fez declarações surpreendentes, dentre elas a de que os homossexuais devem ser acolhidos pela igreja e não rejeitados por ela. A atuação do Papa argentino continuaram a provocar comoção e surpresa em todo o mundo. Segundo Max Weber esse tipo de dominação do Papa pode ser caracterizada como:
		
	
	
	
	
	Legítima movida a um fim e afetiva
	
	
	Afetiva e tradicional
	
	 
	Carismática e tradicional
	
	 
	Legítima movida a valores e carismática
	
	
	Tradicional e racional-legal
	
	
	
		4.
		Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
		
	
	
	
	
	a nota fiscal.
	
	
	a constituição federal.
	
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	
	
	a moral e os bons costumes.
	
	 
	o contrato social.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	
	
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Max Weber
	
	
	Emile Durkheim
	
	
	Franz Boas
	
	
	Augusto Comte
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
		
	
	
	
	
	Franz Boas
	
	
	Max Weber
	
	
	Karl Marx
	
	 
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Augusto Comte
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	
	
	
	Cesare Lombroso
	
	
	Charles Darwin
	
	
	Herbert Spencer
	
	
	Augusto Comte
	
	 
	John Locke
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		No que se refere ao conceito de Estado e às relações entre o Estado e a Sociedade presentes no pensamento de Marx e Engels, podemos afirmar que: I - O conceito de Estado é de fundamental importância no pensamento marxista pois é considerado como a instituição que, mais do que outras, destina-se a assegurar e manter a dominação e a exploração de classe. II - A mais clássica concepção marxista sobre o Estado está expressa na formulação: "O Executivo do Estado Moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda a burguesia." III - A concepção do Estado como o instrumento de uma classe dominante, assim designada em virtude da propriedade dos meios de produção e do controle que sobre eles exerce, permaneceu como fundamental em toda a obra de Marx e Engels. Após analisar cada uma das afirmativas acima, assinale a alternativa que reflete o pensamento de Marx e Engels.
		
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.

Outros materiais

Perguntas Recentes