Buscar

AV1 ÉTICA NA SAÚDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 05/10/2016 a 23/11/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 23/10/2016.
	
	
	1.
	
		O século XVIII é marcado pelo movimento intelectual denominado de Iluminismo, Exalta-se a capacidade que tem o homem de conhecer e agir por uma luz própria da razão. São criticadas posições éticas que conduzem à heteronomia, debatendo-se, antes, a liberdade da vontade em relação ao determinismo da natureza, ou do vínculo entre leis morais e naturais. A este respeito, podemos afirmar que para Immanuel Kant, a consciência é entendida como: (Ref.: 201602393118)
		1 ponto
	
	
	
	cognoscente ou religiosa suscitada em um homem que acredita em Deus sobretudo.
	
	
	cognoscente ou moral suscitada em um homem ativo, criador e legislador.
	
	
	cognoscente ou amoral suscitada em um homem restrito e amoral.
	
	
	cognoscente ou política suscitada em um homem político.
	
	
	cognoscente ou moral suscitada em um homem passivo.
	
	
	2.
	
		Mariah é uma mulher que vive na Arábia. Ela é casada com Farid e se apaixonou por ele quando tinha 15 anos. Foi a primeira esposa de Farid. Cinco anos se passaram e agora Mariah está sofrendo muito porque Farid se casou mais três vezes, tendo agora quatro esposas. Ela sente ciúmes do marido e reclama que ele não lhe dá atenção como antes. Mas Farid não concorda com isso, pois divide seu tempo entre as quatro. Mariah pensa em se separar de Farid alegando bigamia. Mas isto não é possível no seu país, porque lá as leis são diferentes. Isto significa que: (Ref.: 201602393108)
		1 ponto
	
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, não deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora em todas as sociedades simultaneamente.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade americana.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade ocidental.
	
	
	O ato moral provocado por um ser humano real e contextualizado historicamente, deve ser avaliado sob o código moral que vigora na sociedade em que vive.
	
	
	3.
	
		A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para:  (Ref.: 201602395976)
		1 ponto
	
	
	
	não avaliar a natureza da ação.
	
	
	sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa.
	
	
	não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
	
	
	executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
	
	
	executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
	
	
	4.
	
		Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:  (Ref.: 201602395982)
		1 ponto
	
	
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	
	5.
	
		Ricardo está desenvolvendo uma pesquisa que utilizará um medicamento experimental em seres humanos, para tal ele vai utilizar uma amostra de mil pessoas. Para que sua pesquisa seja desenvolvida, Ricardo precisa primeiramente: (Ref.: 201602613996)
		1 ponto
	
	
	
	Ter formação em bioética ou contratar um estatístico para aplicação dos medicamentos.
	
	
	Conseguir patrocínio financeiro de uma indústria farmacêutica.
	
	
	Submeter sua pesquisa a um Comitê de Ética (CEP)
	
	
	Ter formação superior em nível de PHD, grau filosófico, cursado no exterior.
	
	
	Contratar mil pessoas que serão submetidas ao tratamento experimental.
	
	
	6.
	
		Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em: (Ref.: 201602613999)
		1 ponto
	
	
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	
	7.
	
		Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos: (Ref.: 201602518809)
		1 ponto
	
	
	
	Direitos cidadãos
	
	
	Direitos fundamentais
	
	
	Direitos de tecidos
	
	
	Direitos honorários
	
	
	Direitos fitoterápicos
	
	
	8.
	
		Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar
que: (Ref.: 201602518812)
		1 ponto
	
	
	
	Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
	
	
	O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	
	Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
	
	
	O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
	
	
	Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
	
	
	9.
	
		As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é: (Ref.: 201602518814)
		1 ponto
	
	
	
	O objetivo da reprodução é a geração da vida.
	
	
	O objetivo da reprodução é escolha de material genético para fins de beleza.
	
	
	O objetivo da reprodução é a barriga de aluguel.
	
	
	O objetivo da reprodução é a destruição de gametas.
	
	
	O objetivo da reprodução é o aborto.
	
	
	10.
	
		Em 2008, a Igreja Católica publica um documento sobre aspectos de Bioética ligados à dignidade humana onde reforça o entendimento de que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação e considera como lícitas as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais a procriarem, desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si, considerando moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿. Isso significa que: (Ref.: 201602518818)
		1 ponto
	
	
	
	A Igreja Católica é contra qualquer tipo de relação sexual, pregando que todos os casais devem praticar o celibato.
	
	
	A Igreja Católica é contra a preservação do ato procriativo em si, considerando lícita a procriação pela fecundação ¿in vitro¿.
	
	
	A Igreja Católica é contra a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher e sua reimplantação no útero.
	
	
	A Igreja Católica é a favor das técnicas em que são criados os bebês de proveta.
	
	
	A Igreja católica é a favor das técnicas de procriação que utilizam recursos dissociados do ato sexual em si.
	
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes