prova de biofisicaAV2
3 pág.

prova de biofisicaAV2


DisciplinaBiofísica9.832 materiais218.322 seguidores
Pré-visualização1 página
BioFisica av2 
1a Questão (Ref.: 201202218141)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As ondas sonoras são ondas mecânicas que possuem características comuns como: volunme, frequência e timbre. No texto "É a qulidade que permite diferenciar dois sons de emsa altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas", se refere a qula característica da onda sonora?
		
	 
	Timbre
	
	Ressonância
	
	Volune
	
	Doppler
	 
	Frequência
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202237473)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Definimos como termogênese a capacidade do corpo:
		
	 
	causar termólise provocando a diminuição de temperatura do corpo.
	
	gerar calor interno para diminuir a temperatura corporal quando o ambiente esta quente.
	 
	gerar calor interno para aumentar a temperatura corporal quando ao ambiente esta frio.
	
	aquecer o corpo usando agasalhos e fontes de calor para manter a temperatura constante do organismo.
	
	é a capacidade de guardar tecido adiposo para aquecimento do corpo no frio.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202218142)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em 1986 ocorreu um acidente na usina nuclear de Chernobyl com grande vazamento de um isótopo radioativo do urânio. Apesar de tantos anos isolada, a cidade e toda a área próxima da usina se tornaram uma área fantasma e ainda hoje, mais de 25 anos, possem altos índices de radioatividade. Medições são constantemente realizadas na região para avaliar o decaimento do radioisótopo, porém, constata-se que ainda os índices estão muito acima dos permitidos para qualquer vida. O texto se refere a uma característica dos radioisótopos no que se refere ao tempo de emissão de radioatividade. Assinale a alternativa correta em relação ao texto:
		
	 
	Natureza particulada
	
	Emissão alfa
	 
	Meia-vida
	
	Emissão beta
	
	Pósitron
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202225790)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O fenômeno da radioatividade consiste na emissão espontânea de partículas ou energia pelo núcleo de uma átomo. Denomine as partículas primárias emitidas.
		
	 
	alfa, beta e radiação gama
	
	alfa, beta, radiação ionizante
	
	alfa, gama, neutrinos
	 
	prótons, elétrons e neutrons
	
	alfa, beta, radiação teta
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202237448)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atrás do cristalino encontramos um líquido com a composição parecida do plasma sanguíneo, o humor aquoso. São papeis importantes desta estrutura líquida:
		
	
	responsável pela formação correta da imagem, ele apresentam capilares que levam o oxigênio para a córnea e a íris
	
	o humor aquoso é o mesmo desde o nascimento não possuindo nenhum papel para o funcionamento da visão
	
	responsável por filtrar o excesso de luz que chega aos nossos olhos.
	 
	responsável pela oxigenação e nutrição do olho, por isso ele é drenado várias vezes ao dia.
	
	esta estrutura por ser líquida não interfere na formação da imagem e o seu mal funcionamento não provoca nenhuma doença.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202271992)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Denominamos de frequência o número de vezes que se repete um fenómeno no tempo. Quais dos itens abaixo, não podemos mensurar o parâmetro frequência
		
	
	respiração
	
	ondas do mar
	
	batimento cardíaco
	 
	movimento muscular de uma pessoa
	 
	dia e noite
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202223957)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: " O mecanismo íntimo da ação do(a)..........é a vibração de estruturas através do impacto mecânico de ondas de .......... Os choques geram calor e a elevação da temperatura tissular é o agente terapêutico"
		
	 
	infra-vermelho e luz
	 
	ultra-som e som
	
	ultra-violeta e luz
	
	infra-som e som
	
	eletromagnetismo e energia
	
	
	
 8a Questão (Ref.: 201202271985)
	
Pontos: 1,0  / 1,0
	Mariana pode ouvir sons na faixa de 20 Hz a 20000 Hz. Suponha que, próximo a ela, um morcego emite um som de 40000 Hz. Assim sendo, Mariana não ouve o som emitido pelo morcego, porque esse som tem:
		
	 
	uma frequência maior do que ela pode ouvir
	
	um comprimento de onda maior que o daquele que ela consegue ouvir.
	
	uma frequência menor do que ela consegue ouvir.
	
	uma velocidade de propagação menor que a daquele que ela consegue ouvir.
	
	uma velocidade de propagação maior que a daquele que ela consegue ouvir.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202240842)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O uso do LASER para depilação vem sendo estudado pela medicina há poucos anos. O princípio da ação do LASER é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas à exposição da luz. No caso da depilação, a Melanina presente no pêlo, recebe a maior parte da energia (um cromóforo) enquanto a pele recebe menos. A Melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, e assim eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo. O pêlo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. O pêlo tem a capacidade de crescer até certo ponto e podem cair e serem eliminados espontaneamente. Quando um pêlo é eliminado espontaneamente, um novo pêlo é gerado pêlo próprio folículo piloso. É por esse motivo que quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais, os pêlos crescem novamente, em quantidade, espessura e cor, iguais ou até mesmo aumentadas. Em qual fase é melhor o uso do LASER para depilação e por quê?
		
	
Resposta: A fase para se fazer uma depilação a laser é quando os pêlos estão grandes, é melhor para se aplicar o Laser. Assim já esta no ponto do outro pêlo vir logo em seguinda.
	
Gabarito: Os pêlos só são mais bem eliminados na fase Anágena, quando existe uma maior concentração de Melanina e contato com as estruturas do folículo piloso o que permitem a sua destruição.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202254088)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	O reflexo de atenuação do som ocorre pela ativação de dois músculos do sistema auditivo, o tensor do tímpano e o estapédio. O tensor do tímpano puxa o cabo do martelo para dentro enquanto que o estapédio puxa o estribo para fora. Ambas as forças se opõem fazendo com que o sistema ossicular se torne rígido. Essa rigidez reduz a condução ossicular de som de baixa frequência. Qual a importância desse reflexo?
		
	
Resposta: a importancia deste reflexo é para que o som não chegue tão alto ao tímpanos e estapédio. Por isso este esse reflexo.
	
Gabarito: - Proteger a cóclea de sons excessivamente intensos; - Mascarar sons de baixa frequência em ambientes de sons de alta frequência, isto é, diminui o ruído de fundo; - Reduzir a sensibilidade auditiva da pessoa à própria voz.
Aline
Aline fez um comentário
Professor Carlos?
0 aprovações
Carregar mais