Buscar

Avaliação FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AV_201605006696 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201605006696 - ROSANGELA FURTADO DA SILVA 
	Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 17/09/2016 10:12:38 
	
	 1a Questão (Ref.: 201605610715)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Antigamente, o governante era um escolhido de Deus porque sua legitimidade era dada pela descendência divina. As antigas realezas haviam nascido no outro mundo e os reis eram um dos mediadores mais importantes entre deuses e homens (...) Hoje, essa legitimidade é feita pela soma de escolhas individuais dos cidadãos que votam individualmente e, supomos, autonomamente, e não em grupo ou família". (Roberto da Matta, O eleitor e os eleitos, in O Globo, 29/10/08, p. 7). Identifique os tipos de dominação legítima desenvolvidos por Weber presentes na situação acima descrita. 
		
	
Resposta: Dominação tradicional e Dominação racional legal.
	
Gabarito: Há dois tipos de dominação legítima: (i) a dominação tradicional, baseada nos costumes, no caso das antigas realezas; (ii) a dominação racional-legal, no caso das eleições de representantes nas democracias atuais. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201605633315)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, ordenou a prática da mutilação genital nas mulheres do califado muçulmano proclamado por sua organização, segundo um comunicado de seu organismo legal na província síria de Aleppo. Na nota, publicada na internet, a Comissão da Legitimidade em Aleppo explica que a ordem "é de cumprimento obrigatório em todas as cidades e regiões", sob o controle dos extremistas. O EI justifica a medida por seu empenho em "cuidar" da sociedade muçulmana e evitar "a expansão da libertinagem e da imoralidade" entre as mulheres. Para isso, exige que se pratique a mutilação genital das mulheres como - diz - "se fazia antigamente na cidade sagrada saudita de Medina". (Publicado em http://noticias.terra.com.br/mundo/oriente-medio, em 23/07/2014). Analisando o texto pelos princípios da sociologia de Émile Durkheim, que fatos sociais relevantes poderiam ser identificados? Justifique.
		
	
Resposta: O desrespeito com relação a mulher. O fato de não dar a elas o direito de escolha do caminho que deseja seguir.
	
Gabarito: Segundo Durkheim, os fatos sociais seriam estruturas exteriores aos indivíduos e que exerceriam sobre eles algum tipo de coerção. Neste sentido podemos identificar como fatos sociais importantes no texto acima o movimento jihadista, o grupo Estado Islâmico e a prática da mutilação feminina. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201605241158)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A Antropologia é uma das ciências sociais que estuda o homem em todas as suas dimensões, e tem como objeto principal a...
		
	
	política
	
	sociabilidade
	
	religião
	
	economia
	
	cultura
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201605590878)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que: 
		
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios. 
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência. 
	
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. 
	
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201605086364)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é:
		
	
	Verdadeira, porque cada sociedade tem diferentes formas de exercer o controle social independente do conceito de desvio social.
	
	Falsa, porque a concepção e entendimento de desvio de comportamento social é igual em todas as sociedades independente de sua identidade cultural.
	
	Falsa, porque atualmente os comportamentos desviantes ocorrem em todas as sociedades.
	
	Falsa, porque as causas referentes ao comportamento social desviante são iguais em qualquer sociedade.
	
	Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão de comportamento social diferente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605267394)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Marx, os modos de produção se alteram ao longo da história em função do avanço das forças produtivas. Ele afirma ainda que esse avanço possui um caráter contraditório próprio das relações de produção e que pode assumir forma revolucionária quando os setores sociais privilegiados entram em declínio. Essa contradição das relações sociais denuncia a divisão social que resulta da forma como os homens se organizam para produzir, ou seja, dos modos de produção. Nesse contexto, essa divisão social se expressa no capitalismo através de:
		
	
	Estamentos sociais
	
	Classes sociais
	
	Grupos étnicos
	
	Sociedade Civil e Estado 
	
	Castas 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201605267399)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Augusto Comte usa o termo filosofia na acepção que lhe davam os antigos filósofos, particularmente Aristóteles, como definição do sistema geral do conhecimento humano; e o termo positiva designa, segundo ele, o real frente ao quimérico, o útil frente ao inútil, a segurança frente a insegurança, o preciso frente ao vago, o relativo frente ao absoluto. (João Ribeiro, O que é Positivismo) Animado por esse espírito, Augusto Comte afirma, ao analisar o desenvolvimento do pensamento humano, a existência de uma lei fundamental que denominou Lei dos Três Estados, que, segundo ele, apresentava estágios evolutivos da história humana caracterizados como: 
		
	
	Teocrático, metafísico e materialista
	
	Teológico, metafísico e materialista
	
	Teológico, metafísico e positivo
	
	Teológico, espiritualista e positivo 
	
	Teocrático, materialista e democrático
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201605593825)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Durkheim, caberia a sociologia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. (http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm) A partir dos estudos teóricos realizados sobre o conceito de Fato Social, marque a única opção correta:
		
	
	além da coercitividade, o fato social se caracteriza por permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	o fato social possui como única característica a coercitividade social, que consiste em sua capacidade de se impor sobre as consciências individuais.
	
	diante da força coercitiva do fato social, não há possibilidade das consciências individuais se manifestarem. Portanto, o fato social é processo estático e a imobilidade social é inevitável.
	
	a generalidade do fato social consiste em permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	apesar da coercitividade do fato social, permanece uma certa margemde liberdade para as consciências individuais se manifestarem, mas haverá sanções para aqueles que não agirem de acordo com o fato.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201605243189)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Weber, em sua Sociologia Compreensiva, definiu as ações sociais e classificou-as em diferentes tipos. Entre elas destacamos a ação afetiva que se caracteriza por: 
		
	
	ser orientada por emoções tais como paixão, raiva, amor;
	
	ser motivada por crenças e valores morais, religiosose políticos;
	
	ser motivada por fins específicos para o alcance de objetivos; 
	
	ser orientada por questões individuais onde a principal motivação é a necessidade a satisfazer.
	
	ser orientada pela tradição, onde os indivíduos atuam em função dos mesmos;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201605277811)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Giddens define a Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais, unindo localidades distantes". Tal aproximação, no entanto, ocorre muitas vezes somente no mundo virtual. Muitos estudiosos atentam para:
		
	
	A desigualdade e exclusão sociais promovidas também por este processo; 
	
	O fato da Globalização só trazer riqueza; 
	
	A igualdade e inclusão sociais promovidas também por este processo; 
	
	A distribuição igualitária de recursos virtuais.
	
	O fato da Globalização só trazer benefícios;

Outros materiais