Buscar

DIA 28 todos os acidentes devem ser investigados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIA 28 - TODOS OS ACIDENTES DEVEM SER INVESTIGADOS
	Quando ocorre um acidente, com lesão ou sem lesão, a gerência quer saber porque ocorreu e a única forma de sabê-lo é fazendo uma investigação completa das circunstâncias que a causaram para preveni-lo no futuro.
	A evolução que se tem conseguido na indústria, em prevenção de acidentes, através dos anos, se devem em geral ao conhecimento adquirido através das investigações minuciosas de acidentes, o que tem dado por resultado muitas das regras de prevenção de acidentes que existem na atualidade. Os trabalhadores podem trabalhar com mais segurança devido às regras de prevenção de acidentes que são o resultado da investigação destes acidentes.
	Em uma investigação de acidentes se descobrem as condição e práticas perigosas a fim de que não haja acidentes por causas semelhantes. Isto podemos conseguir mediante:
a) uma investigação detalhada de toda lesão sofrida no trabalho;
b) o estudo ou análise de todos os acidentes sem lesões;
c) o estudo das causas que originam o acidente; e,
d) a recomendação de medidas corretivas para evitar que se repita.
	As primeiras inspeções e investigações de acidente se fizeram para descobrir os perigos físicos ou as condições inseguras que as ocasionavam, porém não passou muito tempo para que se visse a necessidade de analisar as coisas que a gente fazia já que isto também causava acidentes. Desta forma a investigação de acidentes se ampliou para incluir tanto as condições como os atos inseguros.
	Com a investigação de acidentes tudo o que descobrimos é porque e como ocorrem, já que com esta informação poderão evitar-se outros no futuro. Algo que nunca se busca ao fazer a investigação de acidentes é o culpado. Em prevenção de acidentes não existem culpados e sim trabalhadores que têm que aprender a trabalhar corretamente.

Outros materiais