Buscar

MOTIVAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOTIVAÇÃO
Alguma vez, você estava no carro, bicicleta ou mesmo a pé e você estava atrasado para chegar no futebol, festa ou outro compromisso qualquer, e ocorreu um quase acidente, ou outra perda qualquer porque você tentou ganhar tempo?
Você tinha uma MOTIVAÇÃO para correr, tentar ganhar tempo e se arriscar...
O que significa ter motivação para realizar alguma coisa.
MOTIVAÇÃO é a junção da palavras; MOTIVO + AÇÃO ou seja é um desejo seguido de uma ação para realizá-lo, Muitas pessoas confundem o “Desejo” com a motivação. 
Alguma vez você foi a ou clube ou uma festa qualquer e você ficou observando uma mulher, pela qual você sentiu um forte desejo de conversar, danças ou ficar com ela?
Se nesse dia você teve a coragem de ir até ela e convidá-la para dançar ou conversar, você estava realmente MOTIVADO, porque você DESEJOU, ou seja, tinha um MOTIVO e depois tomou uma atitude indo até ela, uma AÇÃO.
Se você ficou desejando estar com ela e não tomou nenhuma AÇÃO, eu tenho certeza que você foi pra casa chupando o dedo! Você não estava MOTIVADO para conquistar a mulher porque você não tomou nenhuma AÇÃO para que isso acontecesse. 
Agora que você já sabe que MOTIVAÇÃO não é apenas DESEJO, vamos pensar um pouco porque a motivação está por trás de tantos acidentes.
Será que vale a pena arriscar nossas vidas para ganhar tempo seja por motivo que for? Quantas vezes você arriscou sua vida, sua integridade física por uma motivação incorreta.
A MOTIVAÇÃO INCORRETA é um dos fatores que mais provocam acidentes.
Como motivo é tudo aquilo que nos impulsiona ás vezes a agir de uma determinada forma, e esse impulso á ação pode ser provocado por um estímulo externo vindo do ambiente ou gerado internamente nos processos do nosso trabalho de forma insegura, é aí que está a MOTIVAÇÃO INCORRETA.
Exemplo:
	Você vai realizar um trabalho e tem que subir 1000 degraus até chegar ao local da realização do serviço, e ao iniciar a tarefa que só vai levar 1 minuto, você percebe que esqueceu uma ferramenta necessária ou cinto de segurança, o que faz??? Como você vai “Perder Tempo” em voltar até a oficina para buscar a ferramenta adequada ou o cinto de segurança, então você improvisa a ferramenta e não utiliza o cinto de segurança se expondo desnecessariamente ao risco. Você teve uma MOTIVAÇÃO INCORRETA para realizar o trabalho de forma insegura, tentou GANHAR TEMPO.
	O seu chefe pede para você fazer um serviço e ao chegar ao local para realizá-lo, você percebe que precisa de ajuda de mais uma pessoa para carregar o material. O que você faz??? Realiza sozinho porque você é “Macho” ou então porque quer mostrar para seu chefe que você é o melhor ou então não quer “Perder Tempo” procurando ajuda.
Sabe o que ocorre na maioria dos casos citados acima? ACIDENTE! 
Temos certeza que você conhece alguém que tentou ganhar tempo e sofreu um acidente e agora está inválido, sem um membro do corpo ou até mesmo MORTO.
A segurança é responsabilidade de cada um de nós e os índices de acidentes reduzirão somente se encararmos esta realidade como uma batalha pois sabemos que muitas são as causas determinantes de um acidente no trabalho, entretanto elas podem ser agrupadas em apenas duas categorias. ATOS E CONDIÇOES INSEGURAS.
Para ganharmos em segurança, temos que perder a motivação para trabalhar de forma insegura.
Você pararam para pensar alguma vez no número de pessoas que já morreram ou ficaram inválidas porque em algum dia, ela ou alguém tentou ganhar tempo e um acidente ocorreu?
Se já ocorreu com alguém próximo de você ou com alguém da sua família, talvez vocês tenham parado para pensar, caso contrário, provavelmente vocês nunca pararam para pensar e sabem por que? Porque nós achamos que nunca vai acontecer com a gente!
Sempre que você tiver um motivo para ganhar tempo, lembre-se que você também tem um bom motivo para não arriscar sua vida.
Ganhe segurança, ganhe VIDA...

Outros materiais