Buscar

LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEVANTAMENTO E TRANSPORTE MANUAL DE CARGA
O manuseio de cargas manualmente tem sido uma das freqüentes causas de lesões dos trabalhadores. Isso tem ocorrido principalmente devido a operação de forma errada ou devido a uma sobrecarga desses trabalhadores. 
Para evitar esse tipo de problema a NR 17 obriga que "Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes". 
Os procedimentos abaixo devem ser observados por todos os colaboradores e servem para diminuir os esforços e as tensões exageradas sobre as costas: 
Posição dos pés: Os pés devem estar separados, para proporcionarem melhor equilíbrio e estabilidade. 
Postura das costas: As costas devem estar retas, mantendo todos os músculos e órgãos alinhados corretamente. Use a musculatura das pernas para suportar o peso da carga. 
Queixo: O queixo deve ser mantido baixo, o que proporciona firmeza à coluna, tornando necessário para evitar lesões. 
Agarre palmar: Este deve ser seguro, os dedos e a palma da mão devem se estender ao redor da carga. A mão inteira deve espalmar-se sobre o objeto. 
Posição dos braços e cotovelos: Estes devem ser mantidos junto ao corpo, ajudam a manter a carga centralizada. Braços afastados diminuem a força. 
No deslocamento da carga, a coluna deve ser mantida, o máximo possível na vertical e a carga o mais próximo possível do corpo. 
Antes de levantar um peso, remova todos os obstáculos que possam atrapalhar os movimentos.
Cuide-se hoje para não lamentar amanhã.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais