Buscar

16 08 SEDENTARISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIA 16/08/2005
SEDENTARISMO
O sedentarismo é caracterizado pela falta ou a grande diminuição da atividade física, mas não necessariamente uma atividade esportiva, sendo visto como um dos grandes fatores de risco à saúde.
O sedentarismo pode contribuir com o aumento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto. 
Atividades como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar ajudam a evitar o sedentarismo e a melhorar a qualidade de vida. Se não puder freqüentar academias experimente trocar o elevador pelas escadas, estacionar o automóvel em local mais distante do que de costume, abolir as escadas rolantes, etc. A recomendação é de pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, favorecendo a prevenção de doenças.
Ao iniciar qualquer atividade física, procure sempre orientação médica, principalmente indivíduos com idade acima de 40 anos e portadores de doenças cardíacas, vasculares, hipertensão e diabetes, de forma que sejam feitas as recomendações necessárias dos tipos de atividades mais indicadas para cada caso.
Dicas:
Uso de roupas adequadas: Roupas leves, que protejam a pele da exposição ao sol e que proporcionam conforto.
Manter-se hidratado: Para evitar desidratação deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois de exercícios, de forma moderada.
Alongue-se: Alongamentos devem ser feitos sempre antes e depois dos treinos, como prevenção de lesões musculares.
Bem-estar: O tipo de atividade escolhida deve proporcionar bem-estar e prazer.
Orientação médica: Avaliações médicas periódicas são indicadas.
A atividade física regular traz enormes benefícios para o corpo e para a mente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais