Buscar

Avaliação 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GST0034_A4_
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina: GST0034 - COMUNICA. NAS EMPRES 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Coesão textual é
		
	
	
	
	
	o conjunto de recursos extralinguísticos responsáveis pelas ligações que se desfazem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de uma carta. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à reescritura.
	
	 
	o conjunto de textos linguísticos responsáveis pelas sequenciações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto não-verbal. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura.
	
	
	o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período simples ou entre os parágrafos de um texto misto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto não-verbal agradável à leitura.
	
	
	o conjunto de recursos extralinguísticos responsáveis pelas desconexões que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura desnecessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto desagradável à leitura.
	
	 
	o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que se estabelecem entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. É a costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Cheguei mais cedo, a fim de que possamos preparar a pauta da reunião. A locução "mais cedo" é um articulador sintático de
		
	
	
	
	 
	oposição.
	
	
	conclusão.
	
	 
	tempo.
	
	
	concessão.
	
	
	finalidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Espere um pouco, e já irei atendê-lo. A palavra "e" é um articulador sintático de:
		
	
	
	
	
	oposição
	
	 
	adição.
	
	
	concessão.
	
	
	explicativo.
	
	
	finalidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Numere as colunas conforme as opções:
1 - Coerência semântica
2 - Coerência sintática
3 - Coerência estilística
4 - Coerência pragmática:
( ) Refere-se aos conectivos, pronomes etc, para promover a adequação entre os elementos que compõem a frase, o que inclui também atenção às regras de concordância e de regência.
( ) Pode ser considerada como a relação entre os significados dos elementos das frases em sequência, sendo estabelecida entre os significados dos elementos do texto, por meio de uma relação logicamente possível.
( ) Refere-se ao texto visto como uma sequência de atos de fala. Para que haja coerência nesta sequência, é preciso que os atos de fala se realizem de forma apropriada, com adequação do discurso ao público.
( ) Decorre da utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto, sem que ocorra, necessariamente, problemas para interpretação de um texto. Costuma ser resultado da mistura de registros linguísticos, como o formal e o informal; Assinale a ordem das opções:
		
	
	
	
	
	2; 3; 1; 4
	
	 
	2; 1; 4; 3
	
	
	4; 3; 2; 1
	
	
	1; 2; 3; 4
	
	
	3; 2; 4; 1
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Solicitamos aos colaboradores que não parem seus automóveis no estacionamento amanhã, dia 12 de setembro, como avisado anteriormente. Porém, no dia seguinte, voltaremos à normalidade no uso do espaço.
 
Houve a coesão por meio de conectivo. Ele estabelece no texto o sentido de
		
	
	
	
	
	Causa.
	
	
	Concessão.
	
	 
	Adversidade.
	
	
	Finalidade.
	
	
	Explicação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Meus pais alugaram uma casa na praia , para que a família se reunisse nas férias. A locução "para que" é um articulador sintático de:
		
	
	
	
	
	explicação.
	
	
	causa.
	
	
	condição.
	
	
	oposição.
	
	 
	finalidade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Considerando que os problemas de incoerência entre as palavras são, muitas vezes, causados pela confusão entre o que se diz e aquilo que realmente se quis dizer, podemos afirmar que as frases:
1. Os anexos seguem em separado.
2. Despesa grátis.
(http://www.seplan.am.gov.br/arquivos/download/arqeditor/pareceres.pdf. acessado em 20 de janeiro 2014).
		
	
	
	
	
	todas são coerentes.
	
	
	apenas a 2 é incoerente.
	
	 
	são incoerentes.
	
	
	apenas a 1 é coerente.
	
	
	apenas a 1 é incoerente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Expliquei a matéria, a fim de que fossem bem na prova. Na frase, "a fim de que" é um articulador sintático de:
		
	
	
	
	
	concessão.
	
	 
	finalidade.
	
	
	oposição.
	
	
	explicação.
	
	
	conclusão.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando