Buscar

Cuidados com Câncer de Próstata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cuidados com Câncer de Próstata
Durante a semana em comemoração ao Dia dos Pais, algumas áreas realizaram homenagens valorizando os empregados que, além do trabalho, assumem um importante papel no seu dia-a-dia: SER PAI.
Mas, além das homenagens, o momento foi propício para ressaltar a importância que os homens devem ter com a saúde. Um dos temas foi o Cancêr de Próstata.
No Igarapé Bahia, uma das ações feitas pela Vale, por meio da Medicina do Trabalho, foi a discussão sobre o assunto, troca de informações e distribuição de matrial explicativo. 
Saiba um pouco mais sobre o Câncer de Próstata.
	
	DESCRIÇÂO
A próstata é uma glândula fibromuscular situada por baixo da bexiga urinária e ao redor da uretra que produz um fluido leitoso que faz parte do sêmen. O desenvolvimento do câncer de próstata é muito freqüente depois dos 70 anos de idade; entretanto, pode ser de crescimento lento e - em geral - apresentar poucos sintomas. Porém, existem formas mais agressivas que causam comprometimento das vesículas seminais ou dos gânglios linfáticos.
CAUSAS
O câncer precisa de vários anos para se desenvolver. O processo geralmente se inicia com uma alteração das células que pode ser causada por diversos fatores: tipo de dieta, tabagismo, exposição ao sol, certas substâncias, radiações, etc. Não se conhece a causa exata do câncer de próstata. 
SINTOMAS
Quando o tumor adquiriu o desenvolvimento suficiente, pode gerar uma obstrução mecânica no fluxo de urina por estreitamento da uretra. A pessoa geralmente sente que a micção foi incompleta, aumentando - por conseguinte - a freqüência das micções. Quando a bexiga não se esvazia de maneira adequada, a urina fica retida e existe maior tendência a infecções urinárias ou cálculos. Nas fases mais avançadas do câncer pode existir retenção urinária ou hematúria (eliminação de sangue na urina). 
DIAGNÓSTICOS
Deve ser feita uma avaliação com o Urologista que poderá solicitar exames para avaliação diagnóstica, entre eles:
PSA livre e total - exames laboratoriais, ultra-sonografia de próstata e o toque retal caso seja necessário.
No caso de um tumor ser detectado, realiza-se biópsia e outros testes para detectar sua agressividade.
TRATAMENTOS
Em pacientes com tumores limitados à próstata e mais de dez anos de expectativa de vida, recomenda-se a prostatectomia radical, que envolve a ablação da próstata, das vesículas seminais e, em certos casos, dos gânglios linfáticos. Seguem-se cursos de radioterapia, aplicada através de fontes externas ou implantando materiais radiativos na própria próstata. Outro tipo de tratamento baseia-se na relação entre os níveis de testosterona (hormônio sexual masculino) e o ritmo de crescimento do tumor: são administrados fármacos que interferem na ação da testosterona para controlar o crescimento do tumor. 
Fonte : The Merck Manual of Medical Information - Home Edition
Contatos: Dra. Hilda Regina von Lohrmann Santos
Médica do Trabalho - CVRD
Tel.: (94) 328-2983

Outros materiais