Buscar

Dicas para dirigir bem e evitar acidentes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dicas para dirigir bem e evitar acidentes
"O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros". Esta máxima ilustra bem o conceito do motorista defensivo. Dirigir defensivamente é exatamente isso: planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condições adversas. Para estar salvo da imprudência de outros condutores e das condições adversas, existem alguns procedimentos que você pode seguir. Confira:
PEDESTRE:
Quando estiver dirigindo, tenha sempre por princípio que os pedestres são imprevisíveis, especialmente os idosos e as crianças. Lembre-se sempre de que, pelo Código de Trânsito, a responsabilidade maior é dos motoristas. Na faixa de pedestres, por exemplo, a preferência é sempre das pessoas que estão atravessado, mesmo que o sinal esteja aberto para você e principalmente se você estiver dobrando uma esquina. 
- Se um pedestre atravessar à sua frente, procure frear aos poucos o veículo para evitar colisões por trás. Se for impossível parar o carro, tente desviar para um local de menor risco. 
- Nas cidades que possuem socorro de vítimas de trânsito, o mais aconselhável é chamar o pessoal especializado. 
AQUAPLANAGEM:
Quando há poças ou uma camada fina de água cruzando a pista, o carro pode deslizar sem controle caso esteja em alta velocidade, porque os pneus perdem o contato com o chão. 
Isso pode ocorrer no asfalto ou nas estradas de terra batida, ainda mais lisas. Veja alguns procedimentos seguros:
- Se seu carro aquaplanar, tire o pé do acelerador, não pise no freio e firme o volante para se manter no curso da pista. 
- Em dias de chuva, dirija bem abaixo da velocidade permitida. 
- Calibre os pneus uma vez por semana e antes de viagens, com a pressão indicada no manual do veículo. 
-	Verifique periodicamente se os sulcos dos pneus atingiram os marcadores de profundidade ou menos de 1,6 milímetro de profundidade.
BICICLETAS:
Os ciclistas, como os pedestres, costumam fazer movimentos bruscos, surgir inesperadamente ou trafegar no sentido contrário ao do trânsito. 
À noite, o risco de acidentes aumenta, ainda mais porque a maioria das bicicletas não possui o equipamento determinado pelo Código de Trânsito. 
Os ciclistas devem trafegar no mesmo sentido do trânsito, a não ser que a autoridade local baixe norma liberando o sentido de tráfego. Diz o CTB que, se o ciclista está andando a pé e conduzindo sua bicicleta, ele é encarado como pedestre. 
- Se achar que o ciclista está desatento, buzine de leve quando for ultrapassá-lo. 
- Redobre a atenção ao dobrar esquinas. 
- Olhe sempre pelo retrovisor e pelo espelho lateral antes de abrir a porta do carro. 
MOTOCICLETAS:
O número de motos nas grandes cidades, a imprudência de muitos motociclistas e a desatenção de outros condutores têm causado grande quantidade de acidentes nos últimos anos.
- Fique atento aos espelhos retrovisores. 
- Mantenha o curso na pista quando uma motocicleta se aproximar. 
- Nem sempre os motoqueiros obedecem à norma do Código de Trânsito de que todo veículo deve manter uma distância mínima de segurança de 1,5 metro em relação aos outros. Redobre a atenção. 
- Fique atento ao abrir a porta do carro, seguindo o mesmo cuidado tomado com a aproximação de bicicletas. 
ANIMAIS:
O CTB considera crime a presença de animais soltos na pista, mas sempre convivemos com esse perigo nas estradas e ruas brasileiras. 
Animais pesados, como antas, veados e onças podem provocar acidentes gravíssimos. 
- Ao avistar o animal, reduza bastante a velocidade para não desorientá-lo e sinalize com o braço para alertar os motoristas que vêm atrás. 
- Só retome a velocidade quando tiver ultrapassado o animal completamente. 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/0015.shtml

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais