Buscar

TI FABIANA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Se concordarmos com Tomaz Tadeu da Silva (apud GOODSON, 1995), que o processo de fabricação do currículo não é um processo lógico, mas um processo social, no qual convivem lado a lado fatores lógicos, epistemológicos, intelectuais, determinantes sociais menos “nobres” e menos “formais”, pode-se concluir que este processo se dá em um espaço:
 
	
	a.
	conflituoso e ativo, no qual se travam lutas decisivas por hegemonia e pelo domínio dos processos de significação das culturas.
	
	b.
	harmonioso, com produção das identidades e subjetividades.
	
	c.
	contestado, em que são selecionados e formatados os conhecimentos verdadeiros de uma sociedade, considerados necessários às novas gerações.
	
	d.
	transcendente e atemporal, voltado para preocupações relacionadas ao “como” selecionar objetivos, conteúdos e práticas escolares.
	
	e.
	harmonioso, de seleção de conhecimentos e valores.
 
 
1 pontos   
Pergunta 2
 A respeito do conceito de currículo oculto, analise as afirmações a seguir.
 
I. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que fazem parte do currículo oficial e contribuem de forma explícita para aprendizagens cognitivas relevantes.
II. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.
III. O que se aprende no currículo oculto são aspectos relacionados à dimensão cognitiva.
IV. O que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente, atitudes, valores, comportamentos e orientações.
V. O currículo oculto é um artefato, um componente social que não apresenta grandes impactos e relevância no contexto educacional.
 
Estão corretas:
	
	a.
	apenas as afirmativas I e III.
	
	b.
	apenas as afirmativas I e V.
	
	c.
	apenas as afirmativas II e IV.
	
	d.
	apenas as afirmativas I, III e V.
	
	e.
	apenas as afirmativas II, IV e V.
 
1 pontos   
Pergunta 3
 Em suas aulas, a professora Maria Sueli exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didático que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expressões novas. Analisando essa prática, é correto afirmar que a professora Maria Sueli:
 
	
	a.
	 comete um erro, pois essa prática garante apenas a aprendizagem da escrita.
	
	b.
	 está certa ao propor a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da cópia de textos.
	
	c.
	 deveria propor essa prática aos professores dos demais componentes curriculares, pois ela é bastante eficaz.
	
	d.
	 está errada, pois essa prática garante apenas a aprendizagem da leitura.
	
	e.
	 equivoca-se ao supor que copiar de forma mecânica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita.
 
1 pontos   
Pergunta 4
 “Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias.
Pede-se muito da educação em todas as classes, grupos e segmentos sociais, mas há cada vez mais dissonâncias, divergências, numa variedade imensa de diagnósticos, posicionamentos e soluções. Talvez a ressonância mais problemática disso se dê na sala de aula, onde decisões precisam ser tomadas e ações imediatas e pontuais precisam ser efetivadas visando promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem dos sujeitos.”
 
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005, p. 16
 
Diante das ressonâncias do cenário exposto pelo autor para a Pedagogia, espera-se dos professores:
 
	
	a.
	Que eles se evadam da Pedagogia, em busca de respostas mais eficientes do que aquelas que esse campo tem oferecido sem alcançar resultados expressivos.
	
	b.
	Devem preocupar-se em enfatizar os conteúdos mínimos, expressos nos compêndios escolares.
	
	c.
	Precisam enfocar apenas os fatores socioculturais e socioemocionais da aprendizagem, de modo que os conceitos que compõem as diferentes disciplinas escolares serão aprendidas pelos alunos a partir do desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
	
	d.
	Que eles desconsiderem as condições escolares atuais de formação das subjetividades e identidades para verificar onde estão as reais explicações do sentimento de fracasso, de mediocridade, de incompetência que vai tomando conta do alunado.
	
	e.
	Têm de ter consciência de que os estudantes precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.
1 pontos   
Pergunta 5
 De acordo com a Unesco, o currículo inclui aquilo que é aprendido e ensinado (contexto), como é oferecido (métodos), como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos utilizados (livros, por exemplo).
 
PORQUE
 
O currículo deve ser construído levando em consideração todo o contexto social e real dos envolvidos. Não se pode pensar em currículo sem avaliar sua sustentação teórica e sua execução.
 
	
	a.
	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	b.
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	c.
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
	
	d.
	A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
 
1 pontos   
Pergunta 6
 Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessas autoras, é correto afirmar que:
 
	
	a.
	 para se alfabetizar a criança precisa de um ambiente extremamente tranquilo, sem acesso aos meios de comunicação impressos.
	
	b.
	 a apreensão da língua escrita exclui a leitura.
	
	c.
	 a aprendizagem da língua escrita exige o uso sistemático do livro didático.
	
	d.
	 no processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceituação que revelam suas hipóteses a respeito da escrita.
	
	e.
	 a aquisição da escrita pela criança começa somente quando ingressa no ensino fundamental.
1 pontos   
Pergunta 7
 Atualmente, a informação está ao alcance de um clique ou de um toque em aparelhos como computadores e telefones celulares. Diante disso, o desafio do fazer docente não é mais transmitir informação meramente. O grande salto qualitativo do fazer docente, que pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, é a transformação da informação em conhecimento. A esse respeito considere as afirmações seguintes.
 
I. A didática se apresenta comumente aos professores como matéria de estudo fundamental em sua formação profissional e um meio de trabalho do qual os professores devem se servir para guiar suas atividades.
II. A didática não se mostra como um caminho a ser percorrido por docentes e discentes para que, juntos, sejam capazes
de chegar à construção de seu próprio conhecimento.
III. À didática subjaz a direção do ensino, da aprendizagem, da avaliação, e esses aspectos devem se apresentar de forma convergente para a concretização do fazer docente.
 
Estão corretas as afirmações:
 
	
	a.
	 somente I.
	
	b.
	 I e III.
	
	c.
	 somente II.
 
	
	d.
	II e III.
 
	
	e.
	somente III.
 
1 pontos   
Pergunta 8
A professora Betina, do Primeiro ano do Ensino Fundamental da EMEF Rui Barbosa, preocupada em cumprir os dispostos na Resolução 1, de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, explicou para os seus alunos o que foi a escravidão, que os negros sofreram muito, que são um povo vitimizado e pobre. Em seguida, ensinou uma quadrinha que enaltecia a figura da princesa Isabel e deu um desenho de um homem negro com os braços para cima, com correntes rompidas, correndo feliz por um campo. A respeito da prática da professora é correto afirmar que:
 
	
	a.
	 as escolhas são apropriadas, pois explicam a escravidão de uma maneira possível de ser compreendida pelas crianças.
	
	b.
	 a escolha é apropriada, afinal, dado que a escravidão foi um absurdo, os alunos precisam entender que escravizar é errado para que aprendam a ter compaixão pelos pobres, carentes e necessitados.
	
	c.
	 a escolha é equivocada. A professora deveria valorizar as contribuições que os negros deixaram para o povo brasileiro, como a feijoada, o samba, a habilidade para jogar futebol.
	
	d.
	 a escolha é equivocada, pois reforça estereótipos, preconceitos e lacunas no conhecimento da história. A ação da professora pode ser considera  «deformante» ao invés de formadora.
	
	e.
	 a escolha é apropriada. A professora reforçou a importância da lei Áurea e procurou encaminhar seu trabalho considerando a ludicidade.
 
1 pontos   
Pergunta 9
Ainda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Tomando como base a afirmação lida, assinale a alternativa correta.
 
	
	a.
	Essa visão pode esconder algumas armadilhas. Nas ciências sociais brasileiras não são poucos os autores que já demonstraram a questão da falsidade dessa democracia racial, apontando para a existência, muitas vezes, de um racismo velado, implícito, nas relações sociais.
	
	b.
	O discurso da diversidade (em todos os seus aspectos, como em relação à cultura), do convívio harmônico e da tolerância entre brancos e negros, pobres e ricos, precisa ser difundido em um contexto em que as forças políticas hegemônicas tentam fomentar a discórdia entre “direita e esquerda” e “ricos e pobres”.
	
	c.
	O discurso do racismo é uma ilusão daqueles que, na verdade, praticam “racismo ao contrário”, que se expressa, por exemplo, em ideias difundidas pela população negra, como “100% negro”.
	
	d.
	Os juízos de valor dos tempos do Brasil colonial, de forte preconceito e discriminação já foram superados na pós-modernidade.
	
	e.
	A diversidade cultural dos dias atuais apagou os preconceitos raciais. Por isso, políticas de ações afirmativas como a distribuição de cotas raciais no Ensino Superior são uma injustiça. Responsabilizar os brancos de hoje pelo que os brancos do passado fizeram, é absolutamente nonsense. Já pensou se um índio invadisse sua casa para pedir compensação pelas terras que o homem branco tomou dele nos tempos da colônia?
1 pontos   
Pergunta 10
 Observe as afirmações a seguir no que se refere à leitura e suas práticas de ensino.
 
I. Ler é atribuir significados e construir sentidos.
II. A leitura depende exclusivamente da decodificação.
III. Conhecer a estrutura dos diferentes gêneros textuais auxilia na compreensão do texto a ser lido.
IV. O professor deve investir em gêneros textuais mais simples nos anos iniciais.
V. O professor dos anos iniciais deve investir exclusivamente no trabalho com textos narrativos, por serem mais adequados para crianças entre 6 e 10 anos de idade.
 
Quais afirmações estão corretas?
 
	
	a.
	Apenas IV está correta.
	
	b.
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	c.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas II, III e V estão corretas.
	
	e.
	Apenas I e III estão corretas.
 
 
TI
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Se concordarmos com Tomaz Tadeu da Silva (apud GOODSON, 1995), que o processo de fabricação do currículo não é um processo lógico, mas um processo social, no qual convivem lado a lado fatores lógicos, epistemológicos, intelectuais, determinantes sociais menos “nobres” e menos “formais”, pode-se concluir que este processo se dá em um espaço:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
conflituoso e ativo, no qual se travam lutas decisivas por hegemonia e pelo domínio dos processos de significação das culturas.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	
 A respeito do conceito de currículo oculto, analise as afirmações a seguir.
 
I. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que fazem parte do currículo oficial e contribuem de forma explícita para aprendizagens cognitivas relevantes.
II. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial explícito, contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.
III. O que se aprende no currículo oculto são aspectos relacionados à dimensão cognitiva.
IV. O que se aprende no currículo oculto são, fundamentalmente, atitudes, valores, comportamentos e orientações.
V. O currículo oculto é um artefato, um componente social que não apresenta grandes impactos e relevância no contexto educacional.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
apenas as afirmativas II e IV.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Em suas aulas, a professora Maria Sueli exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didático que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expressões novas. Analisando essa prática, é correto afirmar que a professora Maria Sueli:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 equivoca-se ao supor que copiar de forma mecânica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita.
 
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	 “Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias.
Pede-se muito da educação em todas as classes, grupos e segmentos sociais, mas há cada vez mais dissonâncias, divergências, numa variedade imensa de diagnósticos, posicionamentos e soluções. Talvez a ressonância mais problemática disso se dê na sala de aula, onde decisões precisam ser tomadas e ações imediatas e pontuais precisam ser efetivadas visando promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem dos sujeitos.”
 
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São
Paulo: Alínea, 2005, p. 16
 
Diante das ressonâncias do cenário exposto pelo autor para a Pedagogia, espera-se dos professores:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Têm de ter consciência de que os estudantes precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	 De acordo com a Unesco, o currículo inclui aquilo que é aprendido e ensinado (contexto), como é oferecido (métodos), como é avaliado (provas, por exemplo) e os recursos utilizados (livros, por exemplo).
 
PORQUE
 
O currículo deve ser construído levando em consideração todo o contexto social e real dos envolvidos. Não se pode pensar em currículo sem avaliar sua sustentação teórica e sua execução.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Emília Ferreiro e Ana Teberosky desenvolveram pesquisas acerca da aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a teoria dessas autoras, é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 no processo de alfabetização, a criança passa por níveis de conceituação que revelam suas hipóteses a respeito da escrita.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Atualmente, a informação está ao alcance de um clique ou de um toque em aparelhos como computadores e telefones celulares. Diante disso, o desafio do fazer docente não é mais transmitir informação meramente. O grande salto qualitativo do fazer docente, que pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si, é a transformação da informação em conhecimento. A esse respeito considere as afirmações seguintes.
 
I. A didática se apresenta comumente aos professores como matéria de estudo fundamental em sua formação profissional e um meio de trabalho do qual os professores devem se servir para guiar suas atividades.
II. A didática não se mostra como um caminho a ser percorrido por docentes e discentes para que, juntos, sejam capazes de chegar à construção de seu próprio conhecimento.
III. À didática subjaz a direção do ensino, da aprendizagem, da avaliação, e esses aspectos devem se apresentar de forma convergente para a concretização do fazer docente.
 
Estão corretas as afirmações:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 I e III.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A professora Betina, do Primeiro ano do Ensino Fundamental da EMEF Rui Barbosa, preocupada em cumprir os dispostos na Resolução 1, de 17 de junho de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, explicou para os seus alunos o que foi a escravidão, que os negros sofreram muito, que são um povo vitimizado e pobre. Em seguida, ensinou uma quadrinha que enaltecia a figura da princesa Isabel e deu um desenho de um homem negro com os braços para cima, com correntes rompidas, correndo feliz por um campo. A respeito da prática da professora é correto afirmar que:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
 a escolha é equivocada, pois reforça estereótipos, preconceitos e lacunas no conhecimento da história. A ação da professora pode ser considera  «deformante» ao invés de formadora.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	A inda hoje há quem possa acreditar que nossa mistura étnica tenha promovido uma democracia racial ao longo dos séculos, com maior liberdade, respeito e harmonia entre as pessoas de origens, etnias e cores diferentes. Tomando como base a afirmação lida, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Os juízos de valor dos tempos do Brasil colonial, de forte preconceito e discriminação já foram superados na pós-modernidade.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Observe as afirmações a seguir no que se refere à leitura e suas práticas de ensino.
 
I. Ler é atribuir significados e construir sentidos.
II. A leitura depende exclusivamente da decodificação.
III. Conhecer a estrutura dos diferentes gêneros textuais auxilia na compreensão do texto a ser lido.
IV. O professor deve investir em gêneros textuais mais simples nos anos iniciais.
V. O professor dos anos iniciais deve investir exclusivamente no trabalho com textos narrativos, por serem mais adequados para crianças entre 6 e 10 anos de idade.
 
Quais afirmações estão corretas?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas I e III estão corretas.
 
 
	
	
	
Sábado, 17 de Setembro de 2016 16h00min13s BRT
 OK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais