Buscar

MODELO PARA FICHAMENTO 14 09

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Rondônia
Departamento de Ciência da Informação
Bacharelado em Biblioteconomia
Classificação 1 / Prof. Ms. Pedro Ivo Silveira Andretta
Atividade de Leitura e Fichamento
Fulano da Silva - 201500001
	Identificação do texto
	
Página
	
Síntese da idéia desenvolvida pelo autor ou reprodução de algum trecho
	
Comentários, análises, reflexões, dúvidas sobre a síntese ou trecho
	p.23
	O funcionamento do processo de desenvolvimento de coleções.
	O desenvolvimento é presente no seio de cada biblioteca, logo que não da mesma forma, pois cada bibliotecário possui sua forma de desenvolver seu trabalho. Mas que, existe um padrão a se segui. O que vai depender do tipo de biblioteca, dos objetivos das instituições e do publico alvo.
	p.26
	Estudo de comunidade de acordo com Figueiredo (1994,p.65) "é uma investigação de primeira mão, uma analise e coordenação dos aspectos economicos, sociais e de outros aspectos interrelacionados de um grupo selecionado", representado assim, um trabalho de pesquisa junto à comunidade, o que exige equipe qualificada.
	Estudo de comunidade ou estudo de usuários é um diagnostico do público alvo de uma biblioteca, analisando as necessidades desse publico. O estudo de usuários é um instrumento que caracteriza a política de desenvolvimento de coleções. 
	p.28
	Política de seleção de acordo com Vergueiro (1995, p. 68) " o documento de política de seleção é um instrumento de trabalho primariamente destinado a dar suporte às decisões de seleção.
	Vemos que a politica de seleção é um instrumento de trabalho para as tomadas de decisões numa biblioteca, sendo desenvolvido por uma comissão selecionada e, é de suma importancia o papel do bibliotecário, pois, poderá contribuir pelo seu conhecimento tecnico.
	p.29
	Conforme recomenda Vergueiro (1995,p.53), é necessário definir as atribuições, funções, números de componentes e o período do mandado das comissões.
	O que recomenda Vergueiro(1995,p.53) é divulgação segura da composição da comissão da politica de coleções para que a comunidade universitária e os demais componentes da instituição fiquem ciente dessa composição e para qual sua destinação.
	p.36
	Seleção de acordo com Figueiredo (1998,p.84), é um processo de tomada de decisão, título a título. Portanto, não é possivel selecionar por lotes, uma vez que cada título deve ter seu lugar no acervo, uma razão de ser para estar ali. Essas razões devem ser expressas por meio de critérios e diretrizes em uma política de seleção.
	Nota-se que para uma seleção é preciso estabelecer processos por meio de critérios e diretrizes composto na poli´tica de seleção. 
	p.43
	Aquisição:
	Aquisição é um processo de seleção dentro da política de coleção sob avaliação feita pelo bibliotecário que é composto por formulários e avaliados pela comissão.
	p.56
	Segundo Lancaster (1996,p.2) Avaliaçao deve sempre partir do principio de que a biblioteca pode ser entendida como interface entre os recursos informacionais disponíveis e a comunidade de usuários a ser servida.
	Pode-se concluir que, uma avaliação são analises de métodos das seleções de desenvolvimento de coleções.
	p.65
	O processo de desbastamento e descarte segundo Maciel e Mendonça (2000,p.25) consiste na retirada de documento pouco utilizados oelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais – os depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais. Já o descarte consistena retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registro da mesma.
	Observa-se que há uma diferença entre debastamento e descarte, mas que porém, as duas são compostas uma da outra. O desbastamento que é feito um ajuste no acervo e o descarte que é a remoção definitiva do acerva abrido espaço para novos acervos.
	p.73
	A política para o desenvolvimento de coleções:
	Para realizar uma política de desenvolvimento de coleções é preciso de planejamentoe vários passos que são, identificação da missão e objetivos institucionais, o perfil das comunidades e das coleções, descrição das áreas e formatos cobertos pela biblioteca, descrição das etapas do processo de desenvolvimento de coleções, detalhamento de outros aspectos importantes, documentos ccorrelatos e avaliação da política.
	p.73
	De acordo com Maciel e Mendonça (2000,p.7) é necessário enxergar a biblioteca como uma organização para que seja possível a compreensão da estrutura administrativa implícita à biblioteca, como também dos mecanismos de integração formal dessa.
	Maciel e e Mendonça (2000,p.7) enfatiza a relevancia da gestão de uma biblioteca e ainda menciona a compreensão da estrutura administrativa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais