Buscar

APOL LIBRAS E PRATICA PROFISSIONAL nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10
 De acordo com Abib (2003) “O construtivismo é radicalmente diferente do representacionismo, a tese de que o conhecimento é representação, espelho, imagem ou cópia de coisas”.
 
 Com relação ao construtivismo, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
 
 I. No construtivismo a representação do passado é reconstrução, pois a presença do objeto novo transforma o sujeito e invade suas representações;
 II. O construtivismo é invenção: é invenção do futuro e do passado;
 III. O construtivismo é invenção do futuro e representação especular do passado;
 IV. No construtivismo a construção deve vigorar em um pequeno espaço de tempo.
 
 
 A
 Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
 
 
 B
 Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
 
 
 C
 Somente as proposições II e IV estão corretas.
 
 
 D
 Somente as proposições I e II estão corretas.
 Você acertou!
 A representação do passado no construtivismo é reconstrução, pois a presença do objeto novo transforma o sujeito e invade suas representações, traindo qualquer esperança de espelhos fiéis ao que efetivamente ocorreu. O construtivismo é invenção: é invenção do futuro e do passado. E tem de ser assim, porque se não fosse, seria invenção do futuro e representação especular do passado: seria contraditório. Para operar sem paradoxo, a construção deve vigorar por todo o tempo.
 
 
 
 Questão 2/10
 Leia o caso abaixo:
 
 Há aproximadamente 1 ano, Augusto promove junto à associação de moradores da sua comunidade o “Dia da Conscientização da Reciclagem de Lixo” como uma forma de contribuição para transformar a realidade daquela comunidade e também do mundo. Após a seleção, o lixo reciclado é vendido e o valor revertido para benefícios da própria comunidade. Nesse tempo de realização do projeto, foram implantadas lixeiras recicláveis em todas as quadras, uma horta comunitária na praça central e um campinho para divertimento das crianças.
 
 Partindo dessa situação, o papel do sujeito na transformação do mundo pode ser visto como:
 
 Analise e assinale V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 ( ) O sujeito é importante para transformar o mundo, porque, ao se auto-organizar, alarga suas estruturas assimilativas do mundo – o que o deixar em condições propicias para transformar o mesmo;
 ( ) Sem a crítica do sujeito, a revolução ou a transformação do mundo tende ao fracasso;
 ( ) A evolução do sujeito não é exatamente prioritária para que o processo da revolução aconteça;
 ( ) O sujeito poderá vir a ser agente efetivo de transformação do mundo se o ajuste ao mundo for critico do mundo.
 
 A
 F – F – V – V
 
 
 B
 V – F – V – F
 
 
 C
 F – V – F – V
 
 
 D
 V – V – F – V
 O sujeito é necessário para transformar o mundo, porque, ao se auto-organizar, alarga suas estruturas assimilativas do mundo - o que o deixa em condições propícias para transformar o mundo. O sujeito poderá vir a ser agente efetivo de transformação do mundo se o ajuste ao mundo não for cego ou, em outras palavras, se o ajuste ao mundo for crítico do mundo. Embora não seja suficiente, a evolução é necessária para a revolução.
 
 
 
 Questão 3/10
 De acordo com Martins e Morais (2005) “a Antropologia, tratada nos seus âmbitos empírico e filosófico, muito pode contribuir para um processo de fundamentação do pensar e do agir educativo”. A partir dessa afirmação, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 
 ( ) A intencionalidade do educador provido dos recursos da relação entre Antropologia e Educação pode ajudar a garantir uma prática educativa significativa na formação social do indivíduo. 
 
 ( ) É um movimento natural que é próprio da espécie humana. 
 
 ( ) A produção e a transmissão da cultura ocorrem sempre em torno de um processo de socialização, portanto a sua aquisição é algo que requer participação e comprometimento de todos os envolvidos na decodificação da própria cultura. 
 
 ( ) É um movimento que necessita do pesquisador para exercer um olhar antropológico sobre a educação e o educando, com vistas à sempre buscar suas melhores formas de manifestação.
 
 A
 F – F – V – V
 
 
 B
 V – F – V – F
 
 
 C
 V – V – F – V
 Você acertou!
 A Antropologia, tratada nos seus âmbitos empírico e filosófico, muito pode contribuir para um processo de fundamentação do pensar e do agir educativo. A intencionalidade do educador provido dos recursos da relação entre Antropologia e Educação pode ajudar a garantir uma prática educativa significativa na formação social do indivíduo. A produção e a transmissão da cultura ocorre sempre em torno de um processo de socialização, mas a sua aquisição é algo que requer individuação e internalização enquanto momento de significação e decodificação da própria cultura. Isso é um movimento natural que é próprio da espécie humana. Entretanto, é um movimento que necessita do pesquisador para exercer um olhar antropológico sobre a educação e o educando, com vistas a sempre buscar suas melhores formas de manifestação.
 
 
 D
 F – V – V – V
 
 
 
 Questão 4/10
 Segundo Martins e Moraes (2005) “a criança torna-se um indivíduo, à medida que domina a si mesmo, muito mais do que obedece aos mestres e ao controle do grupo e de seus pares”. 
 
 Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos no que diz respeito ao papel da escola e da educação nessa perspectiva:
 
 I. Essa interpretação reforça a compreensão de que ao mesmo tempo em que a escola pode criar indivíduos e cidadãos, ela é um meio para se assegurar a integração de uma sociedade nacional.
 II. Para Durkheim essa perspectiva implica também uma antropologia transformadora, já que agrega uma grande confiança nos valores da modernidade. 
 III. O caráter dessa concepção de educação não é evidentemente ingênuo, mas deposita uma grande confiança na educação como modelo de formação dos indivíduos e como chave da integração social. 
 IV. A educação é vista como objeto de análise da Antropologia.
 
 A
 As proposições I e II estão corretas.
 
 
 B
 As proposições II e IV estão corretas.
 
 
 C
 As proposições I, III e IV estão corretas.
 Essa interpretação reforça a compreensão de que ao mesmo tempo em que a escola pode criar indivíduos e cidadãos, ela é um meio para se assegurar a integração de uma sociedade nacional. O caráter dessa concepção de educação não é evidentemente ingênuo, mas deposita uma grande confiança na educação como modelo de formação dos indivíduos e como chave da integração social, e, por conseguinte, também na educação como objeto de análise da Antropologia. Para Durkheim, contudo, essa perspectiva implica também uma antropologia pessimista, já que a anomia coletiva e o instinto de morte individual
 
 
 D
 As proposições II, III e IV estão corretas.
 
 
 
 Questão 5/10
 É necessário processar os resultados das ciências relevantes ao processo pedagógico, nos seus diversos níveis, a partir do ponto de vista da importância desses saberes para a compreensão dos determinantes dos fenômenos educacionais.
 
 De acordo com Martins e Morais (2005) qual o tipo de antropologia justifica a afirmação acima?
 
 A
 Antropologia filosófica.
 
 
 B
 Antropologia cultura.
 
 
 C
 Antropologia biológica.
 
 
 D
 Antropologia empírica.
 Você acertou!
 Já a antropologia empírica deve processar os resultados das ciências relevantes ao processo pedagógico, nos seus diversos níveis (como a biologia, a psicologia, a sociologia, a história etc.), a partir do ponto de vista da importância desses saberes para a compreensão dos determinantes dos fenômenos educacionais.Questão 6/10
 De acordo com Martins e Morais o pesquisador precisa priorizar uma postura
1
2
3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes