Buscar

Verbos habilidades operatórias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura e Produção de texto - Professora Elaine Veloso	
VERBOS QUE MEDEM HABILIDADES OPETARÓRIAS 
Habilidades Operatórias exigidas do educando, segundo os verbos empregados nos enunciados de questões avaliativas.
ANALISAR- É exercício dialético que consiste na separação / união de diferentes elementos, em busca de uma compreensão mais ampla, ou seja, da compreensão possível da realidade. Analisar é considerada uma habilidade “maior”, porque pode ser elaborada concomitantemente a outras habilidades de pensamento: analisar comparativamente, criticamente, resumidamente. Assim sendo, em movimentos dialéticos, a análise vai-se constituindo de outras e em outras habilidades. 
COMENTAR- É uma habilidade operatória mais próxima ao coloquial, que envolve aquela magia de quem conta uma história ou um caso. Implica em ajuizar, segundo critérios pessoais como gosto, preferências e predileções, podendo embasar-se em experiências, sentimentos e valores próprios. Comentar é diferente de interpretar, porque interpretar, nas situações acadêmicas ou científicas, pressupõe embasamento em determinada teoria e ser estritamente fiel a ela: interpretação psicanalítica ou fenomenológica, por exemplo. 
1comparar- Consiste em observar seletivamente dois ou mais fenômenos ou ideias, separando aspectos semelhantes ou diferenciadores. Assim sendo, exige a visão e análise do conjunto das partes envolvidas e as respectivas peculiaridades que possam ser confrontadas. 
concluir ou INFERIR- Significa examinar o fenômeno, ideia ou texto com o objetivo de construir parecer finalizante. Nesse exercício de pensamento, identifica-se possíveis consequências ou implicações, confrontando com outros referenciais teóricos ou experiências pessoais. O professor pode ajudar seus alunos nessa habilidade, à medida em que pedir ou der exemplos em que os argumentos da conclusão giram em torno do eixo central do que está sendo estudado. É uma habilidade que possibilita ao aluno ir além do observado ou do estudado, percebendo ou levantando variáveis ou hipóteses. A habilidade de concluir torna-se mais rica à medida em que se faz surgir novos referenciais e analogias, utilizando-se da expressão de outras imagens, formas ou conteúdos. Concluir é ir além de!
criticar- Implica em observar com fidelidade um fenômeno, ideia ou texto, ressaltando suas dimensões positivas ou negativas. Essa habilidade ultrapassa o simples juízo de valor ou a apreciação de fenômenos. 
explicar- Tal habilidade consiste em repetir o fenômeno ou a ideia, com palavras e modos próprios, podendo contextualizá-los histórica, política ou socialmente. Dar a conhecer, descrever, expor, podendo buscar as origens, o sentido social, a dimensão cultural e as transformações possíveis, relacionar, correlacionar. Explicar implica, necessariamente, em manter a fidelidade ao tema central, à precisão de exposição e, principalmente, à sequência lógica. 
justificar- Essa habilidade consiste em situar fenômenos e ideias, apresentando suas origens e seu desenvolvimento. Demonstrando possíveis implicações sociais, políticas ou fiscais, a justificativa difere da explicação, pois implica na análise e defesa de possíveis aspectos contraditórios. 
resumir- Habilidade em que a ideia ou o texto são descritos ou reproduzidos, de modo próprio e em discurso menor. Consiste na apresentação de partes importantes ou constitutivas, de maneira condensada, sem perder o essencial, antes, ressaltando-o de maneira significativa. 
(RONCA, P.A.C. et TERZI, C.A. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1995. p. 57/67, 129/131. 
identificar: é dar identidade: é dizer o que é: é precisar a natureza de alguma coisa, seu tipo, sua categoria: considerar que alguém, alguma coisa, acontecimento ou realidade tem caracteres idênticos e comparáveis à outra pessoa, outra coisa, acontecimento ou realidade. Identificar é também citar, apontar, selecionar, caracterizar, reconhecer e definir. É uma operação ligada à conceituação.
caracterizar: é selecionar os pontos mais importantes que demonstram o que é o objeto ou fato em questão e que o distingue de outros. 
classificar: é organizar, separando objetos, fatos, fenômenos, acontecimentos e suas representações, de acordo com um critério, incluindo sub-classes em classes de maior extensão. Está no mesmo nível de identificar, caracterizar, selecionar, reconhecer e destacar. 
relacionar: é estabelecer as ligações (de causa e efeito, de semelhança, de complementaridade, de identificação) existentes entre dois ou mais objetos, fatos, acontecimentos etc... O enunciado da questão deve deixar claro o tipo de relação que se deseja. 
comparar: é estabelecer as diferenças e as semelhanças básicas e significativas entre dois fatos, pessoas, ideias ou realidades propostas. O objetivo maior está em destacar os pontos comuns entre os objetos de comparação. Na disciplina História, por exemplo, esse tipo de questão é importante para perceber as permanências e rupturas, quando se comparam algumas realidades em tempos diferentes. Essa habilidade é sinônimo de analogia, confronto e cotejo. 
OBS.: analisar, relacionar, comparar e confrontar são operações mentais (ou habilidades) posteriores às de identificação e similares, e mais complexas do que elas, pois, antecedem uma avaliação ou julgamento de um determinado fato ou realidade e implicam uma tomada de decisão. 
contextualizar: é inserir um determinado fato ou realidade em uma estrutura maior que o explique, por exemplo, o contexto (conjunto das circunstâncias sociais, políticas econômicas, culturais) no qual ele se encontra. O enunciado da questão poderá definir o aspecto (social, político etc...) que deve ser destacado. O aluno deve responder a uma questão de contextualização, obedecendo aos seguintes passos: localizar o fato ou realidade apresentada, no respectivo tempo ou período histórico; descrever a situação política, econômica, social e cultural em que o fato (ou realidade) está inserido; apresentar as características do fato (ou realidade) à luz da estrutura maior em que se encontra. 
OBS.: Contextualizar é uma operação mental (habilidade) no mesmo nível que compreender e ordenar. 
interpretar: é refletir em outro plano, é dar ou encontrar sentido ou significado que não esteja claro. É atribuir valor, coerência, interligar dados, sinais significados. A interpretação tem profunda relação com o referencial teórico de quem realiza essa operação. 
demonstrar: é explicar ou descrever, com exemplos ou sinais exteriores uma realidade, fato; é provar, mostrar ou apresentar uma realidade perdida. Essa habilidade pode aparecer em um enunciado com sinônimos como: justificar ou comprovar.
propor: é apresentar uma situação ou ação para consideração, discussão ou solução, tendo como base elementos coerentes e pertinentes. Propor é muito mais uma competência do que uma habilidade, pois pressupõe uma série de outras habilidades ou operações mentais já desenvolvidas para ser realizada. 
Bibliografia: Cadernos do ENEM (Adaptado)
Verbos que podem ser usados em cada nível do domínio cognitivo:
	CONHECIMENTO
	COMPREENSÃO
	APLICAÇÃO
	ANÁLISE
	SÍNTESE
	
AVALIAÇÃO
	
Definir
Repetir
Apontar
Inscrever
Registrar
Marcar
Recordar
Nomear
Relatar
Sublinhar
Relacionar
Enunciar
	
Traduzir
Reafirmar
Discutir
Descrever
Explicar
Expressar
Identificar
Localizar
Transcrever
Revisar
Narrar
Reconhecer
	
Interpretar
Aplicar
Usar
Empregar
Demonstrar
Dramatizar
Praticar
Ilustrar
Operar
Inventariar
Esboçar
Traçar
	
Distinguir
Analisar
Diferenciar
Calcular
Experimentar
Provar
Comparar
Contrastar
Criticar
Investigar
Debater
Examinar
Categorizar
	
Compor
Planejar
Propor
Esquematizar
Formular
Coordenar
Conjugar
Reunir
Construir
Criar
Erigir
Organizar
Dirigir
Prestar
	
Julgar
Avaliar
Taxar
Validar
Selecionar
Escolher
Valorizar
Estimar
Medir
Johnson, Rita B. & Johnson,Stuart R. Assuring Learning With, Self-Instructional Packages. Chapel Hill, N.

Outros materiais