Buscar

TRABALHO GESTAO INDUSTRIAL

Prévia do material em texto

�PAGE �
����
	
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 RELATÓRIO............................................................................................................4
4 CONCLUSÃO........................................................................................................12
REFERÊNCIAS........................................................................................................13
�
INTRODUÇÃO
 Esta produção textual tem como objetivo proporcionar ao leitor uma visão mais ampla a respeito da gestão industrial através da exposição de uma experiência prática. Trata-se de entrevista na qual contamos com a colaboração de um empresário do ramo alimentício formado em administração. As páginas a seguir evidenciarão a importância do controle de custos, na formação de preço e na tomada de decisão.
 
 Para alcance da meta supracitada traremos um relatório com base nas informações colhidas por meio de entrevista com o proprietário da indústria Nutribom Sorvetes Eireli - ME que opera no ramo de fabricação de sorvetes e outros gelados comestíveis. Entendemos que o relato de tal experiência agregará conhecimento a todos os leitores, produzindo deste modo, um avanço significativo.
 
 Este trabalho se faz necessário quando se percebe a importância de expor a contabilidade de custos como uma das principais aliadas dos gestores. Os dados técnicos fornecidos são ferramentas fundamentais para que as decisões sejam precisas de modo a garantir o sucesso econômico e financeiro das entidades. No competitivo mundo dos negócios é fundamental contar com profissionais capazes de planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo assim, não há espaço para amadores, pois os erros significam prejuízos.
 
		
Relatório.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Sorvete. O nosso país é o quarto maior mercado de sorvetes no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Japão. Com tendência a aumentar devido ao crescimento do consumo não sazonal, ou seja, fora do período do verão. O consumo em litros teve aumento de 61,61% dos anos de 2003 a 2013. Esse aumento depende de cinco fatores distintos: o desenvolvimento econômico do local, a renda per capita média, a cultura local, a abundância de matérias primas e o clima, por este motivo, o grupo entendeu como uma boa opção buscar uma empresa do ramo e realizou entrevista com o proprietário da entidade.
A empresa em questão e uma EIRELLI (Empresa Individual de Responsabilidade LTDA), ou seja, não possui quadro societário, sendo o seu proprietário e administrador o titular da mesma. Situada no município de Macaé, interior do Estado do Rio de Janeiro, a entidade denominada Nutribom Sorvetes Eirelli – ME é inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o número 22.632.991/0001-68 e começou a operar em 11 de junho de 2015.
Segundo relato do proprietário, a empresa iniciou suas atividades de maneira informal, produzindo apenas picolés na própria cozinha da família e em pequeno espaço anexo. Essa pequena produção era vendida nas praias e parques do município através de carrinhos de picolés. Com o passar do tempo, a qualidade dos picolés produzidos foi atraindo cada vez mais os consumidores da região e a propaganda boca a boca impulsionou o consumo e alavancou as vendas, com isto, veio a necessidade de aumentar a produção para atender à crescente demanda e surgiu a decisão fabricar outros produtos, logo, a empresa passou a oferecer também sorvetes em potes de 200 ml e potes de 2 litros, porém, os picolés ainda são os produtos mais consumidos e vendidos em bares, restaurantes, lanchonetes e supermercados de Macaé. Os picolés e sorvetes da Nutribom apresentam preços mais acessíveis ao consumidor, se comparados aos seus concorrentes de marcas mais famosas, já consolidadas no mercado nacional.
O titular tem formação superior em administração, sendo o único responsável pelas decisões administrativas e operacionais, ele realiza as compras de matérias primas, atua no setor administrativo financeiro e também controla a produção. A empresa conta com seis funcionários que operam no setor de produção e uma funcionária que atua no setor administrativo, porém, tal funcionária também presta assistência na área de vendas. 
O entrevistado falou sobre o controle de custos e revelou que no início não havia grande preocupação relativa aos gastos em geral e que basicamente utilizava planilhas do Excel (programa oferecido no Pacote Office da Microsoft), onde ele lançava o quanto gastou na compra de matéria prima e de material de uso consumo, ele explica que produzia apenas um tipo de produto (picolés). O processo de fabricação ainda era praticamente artesanal e em escala muito pequena se comparada a produção atual. Segundo o entrevistado, a necessidade de um controle mais preciso se deu após percepção de que não havia como atender a demanda sem promover mudanças administrativas e operacionais, logo, ele deu início ao processo e decidiu legalizar a empresa, mudar de endereço e investir na ampliação e melhoria da produção. O entrevistado relatou ainda que buscou informações junto ao SEBRAE e junto ao FUNDEC (Casa do Empreendedor), onde foi orientado a utilizar tecnologia da informação para auxiliar no controle de custos e na identificação de problemas relativos a produção. Ele afirma que atualmente, com o auxílio de ferramentas tecnológicas, ele é capaz de segregar os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, além das despesas, controlar o estoque de materiais e de matéria prima por tipo de produto.
O fato é que a adoção de um sistema de gestão eficiente não foi feita de imediato, pois no início o gestor optou pela utilização de um software gratuito objetivando evitar a despesa gerada pela compra e mensalidade, porém, logo percebeu que seria necessário obter um software mais eficiente, que oferecesse suporte, agilizasse e facilitasse o trabalho. Por indicação do Contador, ele optou pelo Wolters Kluwer Prosoft, sistema muito eficiente que oferece um bom suporte e permite o controle de estoque e controle dos gastos. As maiores dificuldades relativas ao programa foram de manuseio ocorreram na fase de inicial, ou seja, na fase de implantação, hoje, não existem problemas e a Prosoft oferece as atualizações necessárias. 
 Com o objetivo de reduzir custos, a compra de matéria prima é feita semanalmente no Município do Rio de Janeiro, onde a indústria encontra melhores condições de pagamento e preços menores. A distância entre Macaé e o Rio de Janeiro é de cento e oitenta e quatro quilômetros, perfazendo duas horas e quarenta e seis minutos de viagem. O transporte da matéria-prima é realizado em veículo de propriedade da empresa e as despesas de transporte também são levadas em consideração.
A fábrica produz picolés de diversos tipos e sabores, tais como: graviola, limão, uva e abacaxi além dos picolés ao leite de morango, chocolate, coco, leite condensado e milho verde. Existe também uma linha de picolés mais bem elaborados e cobertos de chocolate nas versões extrusados chamados de black, super napolitano e white e também a linha chamada Frescobom nos sabores coco, chocolate, chocolate branco, morango, croc e brigadeiro. A linha minissaia é coberta de chocolate pela metade e é fabricada nos sabores chocolate, coco e morango.
Os sorvetes são fabricados em potes de 200 ml nos sabores de flocos, napolitano e creme. Os sorvetes de 2 litros são produzidos somente nos sabores flocos, napolitano e morango.
A produção mensal de picolés é a maior responsável pelo faturamento da empresa. Em alta temporada, chega-se a produção de90.000 unidades, que são distribuídas e revendidas em diferentes tipos de comércio. Para alcançar este nível foi necessário esforço e investimento. A empresa precisou alugar um imóvel em local de fácil acesso e que pudesse espaço suficiente para acomodar o maquinário e tudo que envolve o processo produtivo. Além disso, investiu em novas máquinas e equipamentos mais modernos e eficientes para atender à crescente demanda, para isso, o titular solicitou um empréstimo bancário no valor de R$ 70.000,00, com prazo de 24 meses para pagamento.
O entrevistado falou da importância do uso de ingredientes selecionados, água filtrada, atenção ao prazo dos produtos e higienização adequada das máquinas e equipamentos, tudo para obter um produto final com qualidade excelente que atenda também as exigências da vigilância sanitária. Segundo ele, o cuidado com a qualidade tem sido importante para manter seus produtos no mercado de forma competitiva, inclusive, todo esse cuidado com a higiene e qualidade tem sido utilizado pela empresa como forma de propaganda e ele acredita que tem alcançado resultados significativos.
A produção segue etapas bem definidas, conforme demonstrativo abaixo. 
 
Prosseguindo com o relatório, informamos que o entrevistado afirma conhecer bem a composição dos custos de seus produtos e acredita que isso tem ajudado a impulsionar o crescimento da empresa, principalmente por tornar o preço dos produtos fabricados pela Nutribom extremamente competitivo, com isso, a empresa alcançou bons resultados nas vendas referentes aos três últimos meses do ano passado e início deste ano, mas, segundo ele, este não é o único fator que melhora os resultados, pois, o clima e a localização geográfica também são fatores importantes nesse tipo de negócio, sendo assim, ele considera que sua empresa está estabelecida no local ideal já que o litoral norte fluminense e a região dos lagos oferece condições muito favoráveis. 
Devido à enorme quantidade de atribuições sob a responsabilidade do entrevistado, o mesmo tende a buscar soluções para simplificar os processos e agilizar o trabalho já que ainda não é possível contar com um gestor qualificado para auxilia-lo na administração, por este motivo, até mesmo na escolha do método de custeio, utilizou deste mesmo critério optando administrativamente pelo custeio variável. Ele afirma que considera este método vantajoso para fins gerenciais pelos seguintes motivos: apresenta resultados em função das vendas, dispensa métodos de rateio dos custos indiretos e evidencia a margem de contribuição de cada produto, facilitando deste modo, a tomada de decisão. A margem de contribuição é o valor encontrado após o desconto das despesas e dos custos variáveis do preço de venda de um determinado produto. Este valor encontrado contribui para o pagamento dos custos fixos da empresa e posterior geração do lucro do período. A margem de contribuição total, obtida através da multiplicação da margem unitária pelo número de produtos vendidos, é a que deve ser considerada na tomada de decisão, e dentre as principais vantagens em conhecer as margens de contribuição pode-se citar que proporcionar facilidade na hora de definir quais produtos devem sofrer aumento de produção, restrição ou até mesmo serem eliminados; auxiliam na decisão de quais produtos devem receber prioridade na divulgação e na exposição; possibilitam uma ponderação de eliminar ou não um produto que apresenta resultado negativo; auxiliam na avaliação da possibilidade de descontos, campanhas, promoção de vendas (WERNKE, 2005).
O entrevistado afirma que a elaboração da margem de contribuição, do ponto de equilíbrio e da margem de segurança operacional, baseadas no custeio variável, com a finalidade de fornecer informações gerenciais que auxiliem na tomada de decisão, pode-se constatar que a empresa trabalha com um preço de venda que gera uma margem de contribuição bem acima da margem gerada pelo preço de venda, diante desta informação, solicitamos acesso aos dados de controle de custos da empresa, porém, recebemos uma resposta negativa.
O empresário afirma que desprende muito esforço para que a Nutribom continue no rumo certo, mesmo considerando sua empresa como modesta se comparada com outras da região, e diz que conta com o auxílio da organização contábil tecnicamente responsável pela empresa. Os profissionais técnicos fazem por meio eletrônico, os lançamentos contábeis baseados em documentos idôneos e que possuem valor fiscal. A organização contábil também utiliza o sistema Prosoft Wolters Kluwer para tal finalidade. Os livros diário e razão são impressos ao término do exercício social, encadernados na forma brochura, sendo o primeiro levado a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro para autenticação conforme exigência legal. No início deste ano, através do livro diário o entrevistado teve pela primeira vez acesso ao balanço patrimonial e ao demonstrativo de resultado do exercício da Nutribom, mas reconhece que ainda esbarra em algumas limitações para tirar proveito máximo das informações contábeis, pois considera o processo decisório sobremodo complexo e uma das maiores dificuldades está em definir que informações são realmente relevantes para as situações que se apresentam no dia a dia empresarial.
Mason Jr (1975, apud BEUREN 1998, p. 28) registra que o sistema de informações gerenciais deve fornecer informações básicas de que os gestores necessitam em suas tomadas de decisão. Assim, quanto maior a sintonia entre a informação fornecida e as necessidades informativas dos gestores, melhores decisões poderão ser tomadas. No entanto, para que a informação contábil seja usada no processo decisional é necessário que ela seja inteligível para seus usuários. A qualidade das informações de que dispõem os responsáveis pela tomada de decisões pode ser um diferencial para a empresa perante os concorrentes.
Com base na afirmativa retrocitada, questionamos a respeito da inteligibilidade das informações contábeis, após breve reflexão, o entrevistado respondeu que as informações dispostas nos livros e relatórios contábeis são claras e que, em caso de dúvidas ele pode contar com a assessoria contábil e fiscal, porém, ressaltou que sua formação acadêmica proporciona condições para que o entendimento ocorra de maneira rápida e fácil, além disso, ele afirma ter lido muitos artigos sobre contabilidade, controle de custos, controle de estoque, gestão empresarial, entre outros assuntos relacionados, tais como: administração, mercado financeiro, economia e empreendedorismo. Outra maneira de se manter informado utilizada pelo nosso interlocutor são os vídeos acessados via internet. 
 
Em resposta a questão de número onze, a qual diz respeito as influências internas e externas na formação do preço, o entrevistado relatou que desde o início das atividades empresariais, a formação do preço tem sido uma preocupação, pois entende que este é fator determinante para o sucesso da entidade, segundo ele, o preço pode atrair ou afastar o consumidor. Objetivando conquistar o mercado, nosso interlocutor decidiu investir um pouco mais no controle dos custos, no processo de produção e na qualidade dos produtos, tudo para oferecer produtos de boa qualidade com preços competitivos; ele acredita que os custos e despesas são os fatores internos que mais influenciam na formação do preço, quanto aos fatores externos, foram destacados por ele: a sazonalidade da demanda e a concorrência, porém, foram citados também a economia, o mercado e o governo, com destaque para o mercado, pois ele acredita que o mercado tem sido o fator que mais vem influenciando na formação do preço, chegando até mesmo a ser mais determinante que os fatores internos. O entrevistado ressaltou também que o desafio que vem enfrentando atualmente é aumentar a lucratividade sem aumentar o preço, pois sabe que a percepção do consumidor em relação ao preço pode trazer sucesso ou fracasso nas vendas. 
A Nutribom não conta com um profissional especializado paragerir exclusivamente suas finanças, sendo assim, o administrador se desdobra para cuidar do universo complexo das atividades empresariais e garante que, mesmo se tratando de uma empresa de pequeno porte optante pelo regime tributário Simples Nacional desde a sua constituição, é extremamente desgastante exercer tal função e reconhece a dificuldade de aplicar a teoria no dia a dia. São inúmeras situações que acontecem, pois mesmo com controle rigoroso e planejamento, ocorrem imprevistos, além disso, tem que administrar a equipe envolvida nos processos, lidar com toda a complexidade que existe no ser humano.
Após pedir acesso a nossa pauta, nosso interlocutor proferiu breve consideração a respeito do atual cenário político e econômico do Brasil e dos reflexos locais afirmando que o momento exige muita cautela na tomada de decisão, ele afirma que procura assumir apenas compromissos financeiros necessários para que a empresa continue operando e até o presente momento tem aplicado os recursos na poupança a fim de evitar grandes riscos, lembrou que a economia da região norte fluminense gira em torno da exploração de petróleo, ou seja, justamente o setor mais afetado pela crise, tendo em vista a crise internacional e os escândalos de corrupção na Petrobras, Segundo ele, tudo isso provocou um efeito dominó, pois derrubou as empresas da região, fez cair a arrecadação da prefeitura prejudicando a administração e o funcionalismo público, gerou uma onda de desemprego e enfraqueceu o comércio. O entrevistado se posicionou contra o atual governo. A empresa não possui mecanismos de financiamento.
O entrevistado se revelou um empreendedor com visão de mercado e revelou que já estuda ampliar os negócios através da abertura de lojas, passando também a figurar no setor comercial, porém, diante do cenário de crise, ainda não definiu a partir de quando vai investir nesse novo desafio, apesar de afirmar que está tentando criar uma estrutura e considerando a entrada de um sócio para compor uma empresa transformando a EIRELI em LTDA. 
 
CONCLUSÃO
Este trabalho, cujo propósito é proporcionar ao leitor uma visão mais ampla a respeito da gestão industrial teve seu início a partir da coleta de informações e trouxe o relatório técnico da entrevista realizada com o titular da indústria Nutribom Sorvetes EIRELI atingiu seu objetivo, uma vez que o entrevistado transmitiu parte de sua forma de gerenciar sua empresa, bem como, falou sobre o uso de ferramentas gerenciais que facilitam o controle dos custos e auxiliam no processo de precificação. O objetivo geral do estudo era demonstrar que uma administração baseada em análise, planejamento e controle é mais eficaz do que aquela que tem base apenas na intuição do administrador, principalmente porque ao analisar, planejar e controlar, o administrador diminui a possibilidade de cometer erros na tomada de decisão.
Através de observação, percebemos a importância da coleta de dados que ofereçam subsídios suficientes para evitar que o gestor fique sem parâmetros para agir e vimos a importância do uso de ferramenta tecnológica confiável. Percebemos também a influência de fatores internos e externos na formação do preço, bem como, a influência da percepção do preço por parte do consumidor.
Sendo assim, concluímos que o gestor deve contar com todos os ingredientes que possibilitem o sucesso da entidade e, se possível, deve contar com ajuda especializada, pois com as armadilhas existentes no mercado, tais como: crises, recessão, influência do governo, concorrência, entre tantas outras, administrar se tornou um desafio, principalmente no Brasil, onde o ambiente de negócios sempre foi desfavorável, portanto, gestores, estejam atentos.
 
 
REFERÊNCIAS
BEUREN, I. M. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.
WERNKE, Rodney. Análise de Custos e Preços de Venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. São Paulo: Saraiva, 2005. 206 p.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Ciências contábeis
eduardo marcio dos santos ribeiro
GESTÃO INDUSTRIAL:
Macaé
2016
GESTÃO INDUSTRIAL:
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade de Custos e Industrial, Gestão de Custos, Estrutura das Demonstrações e Mercado Financeiro e de Capitais.
Orientadores: Professores. Fábio Rogério Proença, Valdeci da Silva Araújo, Fernando Henrique Cardoso, Alcides José da Costa Filho e Alessandra Petrechi de Oliveira. 
Macaé
2016
Plan1

Continue navegando