Buscar

A LEITURA COMO PRÁTICA COTIDIANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A LEITURA COMO PRÁTICA COTIDIANA 
Hianca Paola Prado
Resumo: O projeto tem a importância da leitura como tema abordado, como motivação ao processo de aprendizagem. Destacando pais e professores responsáveis pelo caminho da leitura e conhecimento intelectual desde a infância até a velhice.
Palavras-chave: Leitura, visão de mundo, leitura-motivação.
INTRODUCÃO
Decifrar códigos, compreender letras e seus significados quando juntos; conhecida também como leitura. Um hábito que vem se tornando cada vez menor no Brasil, é considerado de forma inegável o mais importante meio de senso crítico, raciocínio e interpretação.
No século XXI, o livro disputa o interesse dos cidadãos com uma série de entretenimentos que parecem ser um tanto mais sedutores. Ao ficar preso a uma rotina extremamente cansativa e devido à obrigatoriedade nas escolas, jovens e adultos procuram lazer ao chegarem em suas casas ou como em outras situações, classes menos favorecidas e escolas sem bibliotecas influenciam de modo extremamente comparativo o processo de aprendizagem e ampliação do conhecimento.
O uso da leitura e da escrita faz com que as pessoas interajam com o mundo; já que expandir- se intelectualmente será sempre o objetivo maior.
A LEITURA COMO PRÁTICA MOTIVACIONAL 
A leitura, antes de tudo, é a formação de personalidade e onde diariamente enriquecemos nossa capacidade de criações e críticas, mas a desmotivação é algo preocupante. Uma parcela de 55% de leitores caiu para 50% e grande cauda disso é a atual sociedade que oferece produtos ao tempo livre que requerem menos esforços já que a leitura exige vontade, início, concentração, silêncio e deve ser uma prática levada desde a infância, para que possa ir além da alfabetização. Essa por sua vez, estimula a imaginação e descoberta, amplia conhecimento de todas as maneiras possíveis desde hábitos até as culturas.
Algumas perguntas então, são abordadas: Como inserir crianças a leitura? De que forma estimular jovens a leitura como prática de conhecimento e prazer? Como ter-se leitores críticos?
Ler traz consigo descobertas de novos horizontes e quando iniciada no leito familiar torna-se exemplo para toda uma vida. Na escola seria interessante a leitura oral dos professores, já que crianças são como esponjas e tem sede de saber e o uso de um diálogo criativo ajuda a estimular o gosto pela leitura.
Já quando se trata de adolescentes, é claro que fica mais complexo iniciar-se a inserção da leitura, pois o gosto pela mesma se torna semi presente e o projeto educacional, ou seja, os professores tem grande responsabilidade perante a isso. Utiliza-se então o intercâmbio de emissor e receptor, que não serve apenas para aprender a ler textos como também a produzi-los, criando seus pontos críticos e compreensão de pontos de vista sociais e pessoais. 
A comunicação, fixação, compreensão e transformação ficam por conta dos adultos que degustam dos saberes já que estão formados e na responsabilidade de auxiliar menores. Pensando desta forma, imagina-se que a escola jamais tomaria o lugar dos pais e familiares, mas e quando os mesmos deixam a desejar? 
Portanto, ambos trabalham juntos a caminho de um futuro melhor, auxiliando em amplas visões e impulsionando o expandimento do intelecto. 
VISÃO DE MUNDO

Outros materiais