PROVA AV2 - ÉTICA E RESP. SOCIAL
4 pág.

PROVA AV2 - ÉTICA E RESP. SOCIAL


DisciplinaProgramação I20.495 materiais239.729 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: CCE0054_AV2_201002199531 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201002199531 - LILIANA PEIXOTO LEITE
	Professor:
	JOSE GUATEMOZIN LOPES DA SILVA
	Turma: 9071/BS
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 23/11/2013 16:21:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201002426490)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As responsabilidades éticas correspondem a valores morais específicos. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre comportamento eticamente correto ou incorreto, tanto por parte do próprio indivíduo quanto com relação aos outros. Assim, pode-se dizer que:
		
	
	Valores, moral e dignidade.
	
	Valores, ética e justiça se complementam;
	
	Valores, moral e justiça se complementam;
	
	Valores, prudência e ética se complementam;
	 
	Valores, moral e ética se complementam;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002261175)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as empresas, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tem por objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social. As empresas socialmente responsáveis, têm uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, conseqüentemente, atinja maiores níveis de sucesso. Pergunta-se: a) Qual a relação existente entre gestão ambiental e responsabilidade social da empresa? b) O que vem a ser responsabilidade social?
		
	
Resposta: A gestão ambiental visa o controle de resíduos gerados pela a empresa e a reciclagem destes materiais. Tornando - os menos agressivos ao meio ambiente com o seu controle, a responsabilidade social visa a satisfação e a qualidade do cliente e consumidor, ambas se relacionam.
	
Gabarito: a)a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade. A sociedade atual está reconhecendo a responsabilidade ambiental e social como valor permanente, consideradas fatores de avaliação e indicadores de preferência para investidores e consumidores. Os investimentos destinados a Gestão Ambiental e a consciência da Responsabilidade Social pelas empresas são aspectos que fortalecem a imagem positiva das organizações diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores. O mundo Global, a despeito de todos os males causados aos mais fracos, trouxe uma inovação interessante: A responsabilidade Social e Ambiental como diferenciais de mercado. b) A Responsabilidade Social em uma corporação representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo hoje um fator tão importante para as empresas como a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços, marca comercialmente forte etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002261152)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sujeitos e organizações privadas que se comprometem com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais, mediante contratos de gestão, integram:
		
	
	as empresas públicas.
	
	o primeiro setor.
	
	as fundações públicas.
	 
	o terceiro setor.
	
	o segundo setor.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002242081)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Caracteres somáticos adquiridos pelo indivíduo sob a ação de fatores ambientais e que não se tornam hereditários. Fatores que distinguem uma espécie de outra ou de todas as outras do mesmo gênero.". Estamos diante:
		
	 
	responsabilidade social;
	 
	caráter;
	
	ética;
	
	direito.
	
	moral;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002261184)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de sustentabilidade:
		
	
	Ainda algo utópico, sonhado pelos ecologistas, mas que ainda precisa ser mais refletido por todos.
	 
	Relaciona-se com a responsabilidade, individual e coletiva, sobre o meio ambiente.
	
	É um conceito muito complexo e pouco definido.
	
	É uma grande preocupação de todos governos mundiais, em particular no Oriente Médio, haja vista a necessidade de contenção ou reestruturação econômica.
	
	Ainda está sob discussão, sendo observadas diversas definições que não levam a nada.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002436053)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
		
	
	o farol faz parte dos recursos de uma sociedade contemporânea que tem por base fazer o conhecimento pela imagem;
 
	 
	o farol tem a função de iluminar caminhos, que podem ser múltiplos, para que se alcancem os objetivos;
 
	
	o farol, por ser muito antigo, permite a leitura histórica da sociedade.
	
	o farol possibilita a visão do trabalho numa perspectiva tradicional que assegura a obtenção de respostas já comprovadas;
 
	
	o farol é algo concreto e que emite luz para os navegantes localizarem cardumes;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002261121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No banheiro masculino da empresa Delta, foi instalada uma câmara de vídeo. Esse fato caracteriza ofensa à
		
	
	imagem da pessoa.
	
	cidadania.
	 
	intimidade.
	
	autodeterminação pessoal.
	
	liberdade de ir e vir.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002242526)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste ¿Dia do Índio¿, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: osjovensqueriamapenassedivertir´epensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,´ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte. HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
		
	 
	estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta racional.
	
	seguir as atividades permitidas aos grupos sociais, independentemente de considerações racionais.
	
	fornecer soluções por meio de força e autoridade sempre e não por meio da educação.
	
	expressar os interesses particulares da juventude.
	
	manifestar os ideais de diversas classes econômicas sem compatibilizá-las.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002283306)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais são as vantagens da empresa que adota políticas e práticas de