Buscar

AVALIANDO PSICOFISIOLOGIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510877197)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo determina a oocitação (antigamente reportada por ovulação) e é responsável pela síntese de andrógenos?
		
	
	GH
	
	TSH
	
	FSH
	 
	LH
	
	ACTH
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511065896)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Considerando seus estudos sobre os neurormônios e hormônios, hipotalâmicos e hipofisários, analise as opções abaixo e assinale aquela em que só encontramos neurormônios hipotalâmicos listados:
		
	
	FSH e LH
	
	Glucagon e insulina.
	
	ACTH e Prolactina.
	
	TSH e GH
	 
	Ocitocina e ADH.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510877192)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (1 de 1)
	
	Pesquisando no dicionário Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: equilíbrio ótimo do meio interno do organismo. Qual dos verbetes abaixo foi o consultado por mim?
		
	
	Motivação
	
	Comportamento
	
	Saúde
	 
	Homeostase
	
	Hipotálamo
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511012182)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Ricardo está muito motivado para trabalhar, ele conseguiu um trabalho novo e está animado com as novas possibilidades. Ele tem se dedicado bastante nos treinamentos que a empresa oferece. O comportamento de Ricardo é um:
		
	
	Comportamento Imotivado Vascular
	
	Comportamento Imotivado Elementar
	
	Comportamento Motivado Sexual
	
	Comportamento Imotivado Essencial
	 
	Comportamento Motivado Complexo
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511012184)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	O hipotálamo recebe, pela nossa circulação sanguínea, informações sobre as condições de funcionamento de nosso corpo e sempre que necessário determina ajustes ao estimular ou inibir a liberação dos hormônios, como resultado, verificamos o estimulo ou bloqueio dos nossos comportamentos apetitivos. Além disso, estabelece conexões com nosso córtex cerebral que irão regular nossos comportamentos consumatórios. Isso significa que:
		
	
	O hipotálamo não é responsável pelos nossos comportamentos apetitivos, como o ato sexual, e também os comportamentos exploratórios, como buscar um parceiro(a) em uma festa .
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetretivos, como vestir uma blusa, e também os comportamentos consumatórios, como buscar uma blusa no armário.
	 
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos apetitivos, como buscar alimentos na geladeira, e também os comportamentos consumatórios, como comer.
	
	O hipotálamo não exerce nenhuma influência sobre nossos comportamentos apetitivos, também os comportamentos consumatórios.
	
	O hipotálamo influencia nossos comportamentos desagradáveis, como buscar comer demasiadamente, e também os comportamentos consumatórios, como buscar os alimentos na geladeira.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511012181)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Bruna está com muita sede e decidiu ir até a geladeira para pegar um copo de água para beber. O ato de Bruna é um comportamento:
		
	 
	Motivado
	
	Disfuncional
	
	Avariado
	
	Inadequado
	
	Desmotivado
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510877203)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo estimula a síntese de proteínas e renovação celular?
		
	
	LH
	
	FSH
	
	TSH
	 
	GH
	
	ACTH
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510877196)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A hipófise anterior produz e secreta hormônios sob comando de hormônios liberadores hipotalâmicos. Qual dos hormônios citados abaixo participa da maturação dos gametas?
		
	
	GH
	 
	FSH
	
	LH
	
	TSH
	
	ACTH
	
	 Gabarito Comentado
	 1a Questão (Ref.: 201510877339)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Parte do metabolismo que compreende a decomposição de nutrientes complexos, permitindo a liberação de energia. Qual o verbete que consultei?
		
	
	Triglicerídeos
	 
	Catabolismo
	
	Prandial
	
	Glicogênio
	
	Anabolismo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511080465)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	ANALISE AS OPÇÕES ABAIXO E ASSINALE AQUELA QUE INDICA QUAL É O HORMÔNIO PRODUZIDO PELAS CÉLULAS BETA DO PÂNCREAS E QUE TEM COMO FUNÇÃO AUXILIAR NO TRANSPORTE DE GLICOSE PARA A MAIOR PARTE DAS CÉLULAS DE NOSSO ORGANISMO?
		
	
	GLUCAGON
	
	LEPTINA
	 
	INSULINA
	
	CART
	
	COLECISTOCININA
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510877340)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Pesquisando no dicionário digital Caldas Aulete encontrei a seguinte definição: Processo pelo qual o organismo transforma o alimento em energia para o funcionamento e a regeneração das células. Qual o verbete que consultei?
		
	
	Catabolismo
	
	Triglicerídeos
	
	Glicogênio
	
	Prandial
	 
	Anabolismo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510877402)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Sabemos que os mecanismos de curto prazo de nosso comportamento alimentar estão diretamente relacionados ao que foi comido na última refeição e a quantidade que ingerimos deste alimento. Com mastigação e ingestão dos alimentos verificamos um progressivo preenchimento do estômago, o que determina uma intensificação das respostas. Essa etapa é conhecida como fase _____________.
		
	
	Pós-absortiva
	
	De distensão
	
	Cefálica
	 
	Gástrica
	
	De substrato
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510877401)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Sabemos que os mecanismos de curto prazo de nosso comportamento alimentar estão diretamente relacionados ao que foi comido na última refeição e a quantidade que ingerimos deste alimento. A presença de alimentos no campo visual e o cheiro da comida desencadeiam diversos processos fisiológicos que antecipam a chegada da refeição: ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático e da divisão entérica do sistema nervoso vegetativo que determina à secreção de saliva na boca e de suco gástrico no estômago. Essa etapa é conhecida como fase _______________.
		
	
	Pós-absortiva
	
	De distensão
	 
	Cefálica
	
	Gástrica
	 
	De substrato
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510877347)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Acentuada perda de peso em mulheres, acompanhada de um comportamento voltado para emagrecer que inclui atividades físicas diárias permitem o diagnóstico da anorexia típica?
		
	
	Não, somente se a própria pessoa admitir o problema.
	
	Depende, caso o diagnóstico esteja sendo realizado por um psicólogo até pode.
	
	Sim, essas são as duas principais características.
	
	Sim, desde que esses fatores estejam ocorrendo há mais de seis meses.
	 
	Não, esses fatores precisam estar combinados a outros para um diagnóstico preciso.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511065899)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Sabemos que com o preenchimento do estômago, os alimentos parcialmentedigeridos são encaminhados para o intestino e inicia-se a absorção dos nutrientes, o que os levará à corrente sanguínea. Considerando seus estudos sobre a regulação a curto prazo do comportamento alimentar podemos afirmar que a citação acima reporta:
		
	
	Fase cefálica.
	
	Fase anal.
	
	Fase oral.
	
	Fase gástrica.
	 
	Fase de substrato.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511012191)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Desta forma, quando ingerimos um determinado alimento que consideramos muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Isso significa que:
		
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento pontual e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	
	Essa experiência nos levará a evitar este alimento no futuro, de modo a repelir aquela mesma sensação anterior.
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento catalisador e o cérebro, apesar de ser capaz de estabelecer uma relação entre o alimento e o prazer, não motiva o organismo a repetir o comportamento.
	
	Essa experiência pode ser considerada como um evento generalizador e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	 
	Essa experiência nos levará a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.
	
	 Gabarito Comentado
	 1a Questão (Ref.: 201511068316)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	A maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de dois hormônios hipofisários, o que impede a oocitação (ovulação) e, desta forma, visa impedir o desenvolvimento de uma gravidez indesejada. Assinale a alternativa que cita corretamente esses dois hormônios:
		
	
	Prolactina e ocitocina.
	
	Estrogênio e progesterona.
	 
	FSH e LH
	
	ACTH e ADH
	
	GH e TSH
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511540076)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Em algumas espécies animais, incluindo a humana, a constituição genética dos indivíduos do sexo masculino é representada por 2AXY e a dos gametas por eles produzidos, AX e AY; na fêmea, cuja constituição genética é indicada por 2AXX, produzem-se apenas gametas AX. No homem a constituição genética é representada por (X) e a dos gametas por ele produzidos, 22X e 22Y; na mulher (Y) e os gametas, 22X. Indivíduos que forma só um tipo de gameta, quanto aos cromossomos sexuais, são denominados homogaméticos. Os que produzem dois tipo são chamados de heterogaméticos. Na espécie humana, o sexo feminino é homogamético, enquanto o sexo masculino é heterogamético. As incógnitas (X) e (Y) podem ser corretamente substituídas por:
		
	
	44XXY, 44XXX
	
	44XY, 44XO
	
	44YY, 44XY
	
	44XYY, 44XXY
	 
	44XY, 44XX
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511012197)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Em uma aula de psicofisiologia, Ana ficou interessada em saber se as mulheres também tinham testosterona no corpo. O professor respondeu que:
		
	
	As mulheres possuem aproximadamente 90% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
	 
	As mulheres possuem aproximadamente 10% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
	
	As mulheres possuem aproximadamente 50% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
	
	As mulheres possuem aproximadamente 80% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
	
	As mulheres possuem aproximadamente 70% da quantidade de testosterona encontrada nos homens.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511012195)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Um gene chamado SRY está presente na região determinante do sexo no cromossomo Y, ele é responsável pela produção de uma proteína chamada fator de determinação testicular, participando, junto a outros genes, da formação de organismos:
		
	 
	Geneticamente masculinos
	
	Geneticamente femininos
	
	Geneticamente anencéfalos
	
	Geneticamente transexual
	
	Geneticamente assexuados
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511012194)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Definido através das diversas características biológicas e atributos que distinguem um macho de uma fêmea, incluindo a natureza dos cromossomos sexuais, a anatomia das gônadas e os órgãos genitais. O texto refere-se à definição de:
		
	
	Gônodas
	 
	Gênero
	
	Anatomia
	
	Cromossomos
	
	Genitais
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511549449)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Experimentos do comportamento reprodutivo de roedores demonstraram que estresse (causado por uma limitação controlada experimentalmente da quantidade de água e comida) durante a gestação pode determinar o nascimento de filhotes geneticamente masculinos que se comportam como fêmeas quando do amadurecimento reprodutivo. Quais evidências observadas neste filhotes levou a estas conclusões?
		
	
	Os filhotes machos apresentam a genitália externa típica das fêmeas.
	
	As fêmeas revelavam comportamento agressivo ao ser expostas a esses machos.
	
	Nos machos, apesar da genitália externa normal, não há produção de gametas.
	 
	Animais machos comportam-se expondo a genitália diante de outros machos.
	 
	As fêmeas rejeitavam esses machos para reprodução.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510877449)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Nosso DNA é formado por 46 pares de cromossomos, dos quais um par representa os cromossomos sexuais. A representação gráfica deste par de cromossomos determina a configuração XX para mulheres e XY para os homens. Qual deve ser configuração cromossômica dos homossexuais femininos?
		
	
	0Y, a ausência do cromossomo X determina toda essa alteração de comportamento na vida adulta.
	
	XXY, o fato de apresentarem mais um X justifica seu comportamento homossexual.
	
	XY, afinal apesar de ter aparência feminina elas apresentam comportamento masculino.
	 
	XX, apesar de alguns comportamentos por vezes compatíveis ao dos homens a maior parte delas possuem configuração cromossomial feminina.
	
	X0, há uma indeterminação genética nesses indivíduos, apesar da forma corporal feminina seu cérebro é masculino.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511549423)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	De acordo com nossos estudos do Comportamento Reprodutivo Humano descobrimos que além dos hormônios do eixo hipotalâmico-hipofisário, deve-se considerar ainda alguns hormônios produzidos pelas gônadas (ovários) quando estamos estudando sobre a regulação hormonal do ciclo reprodutivo feminino. Dentre os hormônios citados abaixo assinale aquele que é responsável pela sinalização bioquímica que levará o hipotálamo a autorizar a liberação do hormônio que irá promover a oocitação (ovulação):
		
	
	Progesterona.
	
	GnRH.
	
	LH.
	
	FSH.
	 
	Estrogênio.
	
	 Gabarito Comentado
	 1a Questão (Ref.: 201510877628)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Leia com atenção a seguinte definição: processo que explica que somente os aspectos mais importantes dos eventos são escolhidos durante a aquisição para ser armazenados em nossa memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	
	Aquisição
	
	Consolidação
	
	Evocação
	
	Retenção
	 
	SeleçãoGabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510877626)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Leia com atenção a seguinte definição: está relacionada com a entrada de um evento qualquer nos sistemas neurais relacionados com a memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	
	Evocação
	
	Consolidação
	
	Seleção
	
	Retenção
	 
	Aquisição
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511012205)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Na década de 1940, Wilder Penfield, se destaca ao demonstrar que os processos da memória apresentam localizações específicas no cérebro humano. Em seus experimentos pode mapear funções motoras, sensoriais e da linguagem ao explorar a superfície cortical e pode verificar que a estimulação produzia uma resposta na qual o paciente descrevia uma lembrança correspondente a uma experiência vivida. Essa resposta foi denominada:
		
	
	Resposta anatômica
	
	Resposta antropológica
	
	Resposta avaliativa
	
	Resposta equivocada
	 
	Resposta experiencial
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511012204)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Paul Broca, na década de 1861, relatou que lesões localizadas na porção posterior do lobo frontal esquerdo, região hoje conhecida por área de Broca, levavam a uma disfunção motora da linguagem, que ficou conhecida como:
		
	
	Atecnia
	 
	Afasia
	
	Abulia
	
	Anorexia
	
	Apraxia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510877632)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Leia com atenção a seguinte definição: lembrança (ou o acesso à informação) de um dado aspecto armazenado para ser utilizado mentalmente na cognição, na emoção ou mesmo para expressar um comportamento. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	
	Consolidação
	 
	Evocação
	
	Retenção
	
	Seleção
	
	Aquisição
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510877621)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Considerando seus estudos sobre as noções de biologia molecular e memória, a definição: uma estimulação repetida leva a uma habituação da resposta. Fisiologicamente ocorre declínio progressivo no potencial de ação registrado nos neurônios resultante de uma redução na quantidade de neurotransmissores liberada nos terminais dos neurônios sensoriais, expressa claramente:
		
	
	Plasticidade neural.
	
	Memória operacional.
	
	Memória de procedimentos.
	 
	Depressão homossináptica.
	
	Facilitação heterossináptica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511068324)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (2)
	
	Considerando seus estudos sobre os tipos de aprendizagem não associativas podemos afirmar que a definição "neste tipo de aprendizagem uma experiência inócua passa a ser ignorada por nosso organismo, ou seja, nosso sistema perceptor passa a aceitar eventos que à primeira vista pudessem parecer ofensivos com as sucessivas exposições" reporta:
		
	
	Sensibilização.
	
	Condicionamento operante.
	
	Condicionamento clássico.
	
	Pseudocondicionamento.
	 
	Habituação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201510877610)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (1 de 2)
	
	Ao cochilar no volante, um homem vitimiza sua mulher e filho em grave acidente. Já no hospital, após ser comunicado dos óbitos ele é abordado pelos parentes que acabam de chegar, desejosos de saber o que ocorreu. Ele simplesmente não consegue descrever os fatos nem as circunstâncias do ocorrido. Qual amnésia provavelmente ocorre neste homem?
		
	
	Seletiva
	
	Sistematizada
	
	Generalizada
	 
	Localizada
	
	Contínua
	
	 Gabarito Comentado
	
	 1a Questão (Ref.: 201511080426)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	DE ACORDO COM SEUS ESTUDOS SOBRE OS MECANISMOS DA EMOÇÃO, VOCÊ VERIFICOU QUE EXISTEM DOIS PADRÕES PRINCIPAIS DE COMPORTAMENTO AGRESSIVO EM ANIMAIS: A AGRESSÃO PREDATÓRIA E A AGRESSÃO AFETIVA. CONSIDERANDO SEU APRENDIZADO SOBRE O TEMA, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
		
	
	O ATAQUE COM AMEAÇA É DIRECIONADO PARA PONTOS FATAIS NA VÍTIMA, COMO CABEÇA E PESCOÇO.
	
	O HIPOTÁLAMO ANTERIOR ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM A AGRESSÃO PREDATÓRIA.
	
	O ATAQUE COM AMEAÇA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM O HIPOTÁLAMO LATERAL.
	 
	A AGRESSÃO AFETIVA OCORRE, POR EXEMPLO, NA DEFESA DE TERRITÓRIO.
	
	O ATAQUE SILENCIOSO COM MORDIDA É REALIZADO COM SIGNIFICATIVA ATIVAÇÃO SIMPÁTICA.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510883493)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	As emoções representam uma das funções mais complexas de nosso organismo, sendo processadas por nosso sistema nervoso. Segundo diversos autores elas possuem três componentes principais: os sentimentos, os comportamentos e os ajustes fisiológicos específicos. Considerando esses componentes, avalie as três afirmações a seguir: I. Os sentimentos podem ser positivos ou negativos. II. Os comportamentos são representados atos motores específicos de cada emoção. III. Os principais ajustes fisiológicos são a secreção de hormônio e neurormônios. Assinale a opção adequada:
		
	
	I e II estão incorretas
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	I, II e III estão incorretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	 
	I, II e III estão corretas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510883488)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Todos os animais de um grupo não precisam apanhar do macho dominante para compreender que ele é o líder, somente aqueles que se julgarem mais fortes farão um desafio. Por quê? Porque os outros assistem as demonstrações de força e recebem sinais visuais que lhes sugerem sua posição hierárquica no grupo. Considerando os estudos de Darwin sobre os mecanismos da emoção, podemos afirmar que o texto acima se refere à:
		
	
	Manutenção das populações
	
	Variações ambientais
	
	Adaptação genética
	 
	Comunicação social
	
	Sobrevivência das espécies
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510883482)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Os machos disputam as fêmeas para reprodução de modo que os mais fortes, atraente e possuidores de bons genes conseguem filhotes saudáveis. Desta forma eles estabelecem uma hierarquia e demarcam áreas seguras para as fêmeas e filhotes. Considerando os estudos de Darwin sobre os mecanismos da emoção, podemos afirmar que o texto acima se refere à sobrevivência:
		
	
	Das presas
	
	Das populações
	 
	Das espécies
	
	Dos predadores
	
	Dos indivíduos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511540089)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Charles Darwin (1809-1882) observou as semelhanças entre indivíduos de diversas espécies (cães, gatos, homens,...) na expressão emocional da raiva e caracterizou que as expressões faciais e corporais mostravam uma determinação inata que persiste com a evolução das espécies, revelando deste modo:
		
	
	grande importância para a extinção/subsistência das espécies.
	 
	grande importância para a manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	grande importância para a não manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	grande importância para a manutenção/extinção das espécies.
	
	pequena importância para a manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201510878519)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)Para Darwin (1809-1882), as expressões emocionais permitem:
		
	 
	sobrevivência dos indivíduos, das espécies e a comunicação social.
	
	comunicação social, sobrevivência dos indivíduos e biodiversidade.
	
	sobrevivência da espécie, dos indivíduos e biodiversidade.
	
	comunicação social, sobrevivência das espécies e seleção natural.
	
	sobrevivência do indivíduo, comunicação social e seleção natural.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510878521)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	Cannon (1925) observou que gatos descorticados exibiam grande irritabilidade, caracterizada por arqueamento do dorso, protrusão das garras, ranger dos dentes, chicotear da cauda e algumas respostas autonômicas. Esta reação foi denominada:
		
	
	Síndrome de Klüver-Bucy.
	 
	Raiva simulada.
	
	Hipersensibilidade.
	
	Circuito de Papez.
	
	Arqueamento Dorsal.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511540091)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Analise o seguinte exemplo: O predador tem que conseguir matar a presa e a presa tem que conseguir fugir do predador. Desta forma ocorre equilíbrio nas populações das duas espécies. Como? Alguns predadores morrem de fome e algumas presas sobrevivem. De acordo com o contexto do parágrafo anterior, para Darwin, as emoções permitem:
		
	
	a extinção das espécies
	
	a comunicação social
	
	a sobrevivência e todas as espécies
	
	a sobrevivência da espécie
	 
	a sobrevivência do indivíduo

Outros materiais