AV1 e AV2 - Várias provas
13 pág.

AV1 e AV2 - Várias provas


DisciplinaGestão e Legislação Ambiental2.011 materiais17.751 seguidores
Pré-visualização4 páginas
estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 88575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A participação pública se dá em todo o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, de maneira formal e informal, principalmente por meio de audiências públicas; Das alternativas abaixo, qual das alternativas NÃO está de acordo com o texto?
		
	
	A audiência pública é conduzida pelo órgão licenciador, iniciando pela exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA. Em seguida devem ocorrer discussões abertas com todos os presentes interessados;
	 
	Audiências públicas serão realizadas somente no caso em que for solicitada por 50 ou mais cidadãos.
	
	Para dar publicidade às audiências públicas são publicados editais de recebimento dos EIA-RIMA, dando a possibilidade aos interessados de solicitar uma audiência pública.
	
	Audiências públicas serão realizadas sempre que se julgar necessário, ou quando for solicitada por entidade civil, ministério público ou por 50 ou mais cidadãos;
	
	A ata da audiência pública e seus anexos servirão de base, juntamente com o RIMA para a análise e parecer final do licenciador, quanto a aprovação ou não do projeto;
	
	
1a Questão (Cód.: 55161) Pontos: 1,5  / 1,5
A Constituíção Federal de 1988 em seu artigo 225 descreve "Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações". Cite pelo menos duas responsabilidades do Poder Público para assegurar a efetividade desse direito:
Resposta: Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies 
e ecossistemas. controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos 
e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
Gabarito: I -Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as 
entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua 
função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
Prova de Roberta
	 1a Questão (Ref.: 201001154772)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O crime previsto no art. 38 da Lei no 9.605/98 (¿destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente¿) é considerado crime
		
	 
	de perigo concreto, porque a tentativa de destruição ou dano é punível.
	
	formal, porque independe de resultado jurídico.
	
	de perigo abstrato, porque a conduta é punível, mesmo que não haja destruição ou dano.
	 
	material, porque depende de resultado naturalístico.
	
	de mera conduta, não admitindo tentativa, nem modalidade culposa.
	
2ª questao - Leia atentamente o fragmento de texto abaixo:
\u201cAs chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quinta-feira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1o de dezembro. (...) As condições meteorológicas severas, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.\u201d (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.)
Sobre as causas adicionais a que esse texto se refere, considere as seguintes afirmativas:
1. A ocupação desordenada do território urbano, a expansão sobre áreas de risco geológico, o desrespeito à
legislação ambiental e a impermeabilização dos solos exacerbam os efeitos das chuvas intensas, comuns nas
regiões Sul e Sudeste do Brasil nos meses de verão.
2. É posição consensual que o aquecimento global aumentou a intensidade das chuvas no Sul e Sudeste do Brasil, o que explica os níveis extraordinários de chuvas registrados no início de 2010.
3. A morosidade e o despreparo do setor público para atender às demandas da cidade sempre em expansão são a principal explicação para os efeitos devastadores verificados nessa temporada de chuvas. Empregadas
corretamente, as soluções técnicas seriam capazes de resolver rapidamente os problemas de enchentes e
deslizamentos nas grandes cidades, independentemente das condições de urbanização.
4. A maioria dos casos de deslizamentos de terra e soterramentos ocorreram em áreas de favelas e invasões, onde muitas vezes a ocupação e a construção das casas se dá de maneira irregular. A ilegalidade e a precariedade das construções tendem a agravar as situações de risco ambiental.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
*d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Resposta: somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
3 - Sobre o Sistema de Gestão Ambiental (Norma NBR ISO 14001), considere as seguintes afirmativas:
1. O SGA pode ser desdobrado em cinco etapas sucessivas e contínuas na seguinte sequência lógica: Planejamento; Política ambiental da organização; Implementação e operação; Análise crítica pela administração; Monitoramento e ação corretiva.
2. A implantação de Sistema de Gestão Ambiental em empresas é uma certificação ambiental obrigatória para as indústrias que exportam.
3. Podem ser considerados como objetivos em um SGA: controle da emissão de efluentes líquidos e mitigação dos riscos ambientais associados a possíveis situações de emergência.
4. A norma NBR ISO 14001 prevê multas às empresas infratoras em casos de quebra de acordos ambientais.
Assinale a alternativa correta.
*a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeira
	 4a Questão