Buscar

Prova Analise Textual AV2 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 8386)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Observe a estrutura do parágrafo que se segue:
 
"Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração", bem definiu o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), um dos profissionais dessa arte mais célebres do século XX. Porém, não era isso o que ocorria no pátio da EEEF Ismael Chaves Barcelos, em Caxias do Sul, município de Porto Alegre. Lá, embora os jovens costumassem clicar durante o intervalo das aulas para passar o tempo, não tinham um olhar apurado para reconhecer os elementos que compõem a linguagem fotográfica e são fundamentais para garantir boas imagens.
 
Assinale a alternativa que classifica adequadamente:
		
	
	 Tópico Frasal por divisão
	
	  Tópico Frasal por  declaração inicial
	 
	Tópico Frasal por alusão histórica/citação
	
	Tópico Frasal por interrogação
	 
	   Tópico Frasal por definição
	
	
	 2a Questão (Cód.: 174868)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a ÚNICA OPÇÃO em que a mensagem NÃO  pode ser compreendida/decodificada de forma a trazer uma comunicação eficiente:
		
	 
	Prova nota não fez.
	
	Silêncio!
	
	Você tem 23 e-mails não lidos em sua caixa de entrada.
	
	Vejam que maravilha de vídeo!
	
	Você estudou para a prova de AV1?
	
	
	 3a Questão (Cód.: 23576)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto a seguir:
 Comunicar-se é muito difícil... Um jovem médico está agora trabalhando numa cidadezinha do sertão, dentro de um plano do governo para assistir as populações do interior. Seu divertimento é anotar as queixas mais estranhas que o povo lhe apresenta. Um homem quer remédio para dor nas cruzes (coluna). Um jovem diz que sofre de estalecida (sinusite). Um velho esclarece: Semana passada, doutor, me deu um andaço à noite toda. Outro reclama que, quando consegue dormir, o galo já está amiudando. Um moço vem e diz: meu intestino é ruim, doutor, porque troca o estômago. Um terceiro conta que sua mulher vertiginou. A comadre manda por escrito suas queixas: Sinto uma frieza no coração, sinto um cansaço, sinto um desânimo na vida. Sinto os nervos agitados e um modo do entalo que danou-se. O jovem médico diz que, apesar da dificuldade de comunicação, ele sempre acaba entendendo as queixas dos pacientes. Mas um dia perdeu-se completamente. O matuto chegou e lhe disse muito firme: - Doutor, quero que o senhor bote minha mulher no ginásio. Uma ajudante, moça da terra, veio em seu socorro: - É parto, doutor. A maternidade funciona no prédio do ginásio.
De acordo com o texto, o médico tinha dificuldade para entender as queixas de seus pacientes, pois:
		
	
	ele não havia estudado o suficiente para compreender o que as pessoas diziam.
	
	seus pacientes usavam a língua de forma inadequada e incorreta.
	
	ele dominava um vocabulário muito mais rebuscado que o das pessoas do sertão.
	
	ele aparentava não fazer muito esforço para compreender o que as pessoas diziam.
	 
	ele não domina o repertório linguístico usado pelas pessoas do interior.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 8851)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o texto a seguir. (...) Mestre em linguística pela USP e coautor do material didático de português do sistema Anglo de ensino, Eduardo Antonio Lopes afirma que o uso mecânico de termos inadequados ou fora de contexto não é mazela exclusiva de quem não teve boa formação cultural e linguística. - Se um advogado bem formado usar a expressão "data vênia", em uma conversa fora dos tribunais, vai soar pedante e inadequado. A impressão do ouvinte é que ele não tem domínio sobre os recursos de linguagem, mesmo que banque o erudito. É uma falta de controle no uso da linguagem - exemplifica. (Extraído de O vício que dói no ouvido, Leonardo Fuhrmann. Disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11749)
 Deve-se sempre adaptar a linguagem para os diferentes contextos comunicativos. A situação apresentada no texto ilustra um caso de:
		
	
	pesquisa etimológica.
	
	história da língua.
	
	desenvolvimento da língua.
	
	mudança linguística.
	 
	inadequação linguística.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 8660)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo estudos do texto, um amontoado de frases não caracteriza um texto, sendo assim, é necessário que haja conexões coerentes entre as frases, entre as informações. A partir desta noção, selecione a opção que apresenta as conexões adequadas entre os elementos.
		
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar AGRICULTORES.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar ALUNOS.
	
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar SECRETÁRIOS.
	 
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar BONS PROFISSIONAIS.
	 
	Em se tratando de MÉDICOS COMPETENTES, os diretores optaram por contratar PROFISSIONAIS INCAPACITADOS.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 178701)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A alternativa que melhor completa o provérbio a seguir, sem torná-lo incoerente, é: ........... meu filho beija, minha boca adoça.
		
	 
	A QUEM
	
	SE
	
	O
	 
	QUEM
	
	DO
	
	
	 7a Questão (Cód.: 23993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o texto:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo. A rigorosa estiagem que acompanha o inverno no Centro-Sul ressecou a vegetação e abriu caminho para que as chamas tragassem 6 dos 33 quilômetros quadrados do parque Nacional da Tijuca, próximo à cidade do Rio de Janeiro, e convertessem em carvão 10% dos 300 quilômetros quadrados do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio. Contido pelos bombeiros já no fim de semana, na Tijuca, e abafado por uma providencial chuva no Itatiaia, na quarta-feira, o fogo pipocou em outro extremo do país. Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984)
O autor justifica o fato de os ecologistas referirem-se aos parques nacionais como "Arcas de Noé" para o futuro da seguinte maneira:
		
	 
	porque espécies animais e vegetais que estão se extinguindo em outras regiões têm preservadas sua sobrevivência nesses parques
	
	porque nesses parques colecionam-se casais de espécies animais e vegetais em extinção noutras áreas
	
	porque ocupam espaços administrativamente delimitados pelo governo
	
	porque há agentes florestais incumbidos de zelar pelos animais e vegetais dos parques.
	
	porque são áreas preservadas da caça e pesca indiscriminadas
	
	
	 8a Questão (Cód.: 42396)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A - Observe as oracões destacadas abaixo e, em seguida, reúna-as em um único periodo, estabelecendo entre os dois fatos uma relação coesa.
O desequilíbrio ecológico instalou-se. Os petroleiros lavaram seus tanques.
B -  Explique a relação que você estabeleceu entre os dois fatos. Indique outros dois articuladores (elos coesivos) que tenham o mesmo sentido.
		
	
Resposta: A - O desequilibrio ecologico instalou-se porque os petroleiros lavaram seus tanques. B - Causa e Consequencia. Elos coesivos: fato que / pois
	
Gabarito: A - Sugestão - O desequilibrio ecologico instalou-se desde que/ depois que os petroleiros lavaram seus tanques. B - Pode-se estabelecer relação de causa, consequência, tempo, explicação.
	
	
	 9a Questão (Cód.:8914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001):
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21) 
Agora, leia a piada a seguir. 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais! 
Com base nas  leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo. 
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada.
II-                             As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III-                          A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 
Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações:
		
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 171091)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sabe-se que o processo de coesão envolve mecanismos de relação entre os elementos que constituem a superfície textual: a coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto. A partir dessa afirmativa, analise o uso do conectivo PORQUE no período a seguir. Qual é o tipo de coesão que temos? Qual o significado trazido pelo conectivo PORQUE ao período?
A colheita foi muito boa porque o clima esteve bastante adequado este ano.
		
	
Resposta: coesão explicativa, que procura justificar a afirmativa.
	
Gabarito:
Temos coesão sequencial, ou seja, um tipo de coesão que permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais. O conectivo PORQUE promove a articulação sintática entre a oração 'A colheita foi muito boa' e a oração 'o clima esteve bastante adequado este ano' e traz o sentido de explicação.

Outros materiais