Buscar

SEXUALIDADE PRECOCE.power[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEXUALIDADE PRECOCE
PESQUISA E AÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.
O QUE É SEXUALIDADE?
A sexualidade é o crescimento junto á descoberta da criança á vida sexual, um desenvolvimento que tem início desde o nascimento. 
É o despertar de sensações e emoções que influencia pensamentos, comportamentos e interações.
Uma descoberta do corpo e de experiências desejadas em comportamentos que são normais ao comando de estímulos internos. 
O QUE É PRECOCE?
 
 Que se amadureceu antes da estação própria; que ficou maduro antes do tempo ideal; prematuro.
Que se produz antes do tempo normal.
Diz-se do fruto que torna-se maduro antes do tempo habitual. temporão. 
Formado antes da idade (física ou mental).
 
A iniciação precoce da sexualidade
Ao descobrimento de seu corpo á criança inicia suas dúvidas e tendem á perguntas levadas ao comando de seus estímulos. A iniciação precoce da sexualidade na criança é cada vez maior, devido a fatores como:
Meios de convivência, e influências culturais. 
A facilidade aos meios de comunicação áudio visual.
E grande parte á ausência de pais, á recriminações e o tabu ao diálogo sobre o assunto.
Contribuindo dessa forma a iniciação da sexualidade precoce e o encurtamento da infância. 
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
As etapas de desenvolvimento sexual foram descobertas por Freud, fases que vem desde o nascimento pelo sentimento de sensações e emoções. 
Fase de 0 á 1 ano nesta etapa o bebê descobri suas energias sexuais através da boca, onde ele leva tudo a boca e tem seu primeiro contato afetivo. 
Fase de 1 á 3 anos nesta etapa a criança passa a ter o controle de suas necessidades fisiológicas, e começa a ter noção de higiene, onde descobri suas necessidades através do ânus. 
Fase de 3 aos 6 anos nesta etapa a atenção das crianças é voltada aos órgãos genitais e a descoberta da diferença anatômica entre os sexos. 
Fase de 7 aos 11 anos período em que a criança gasta suas energias em atividades artísticas, escolares, e sociais, na intenção de uma nova descoberta de suas habilidades.
Depois dos 12 anos, geralmente a criança inicia sua puberdade, onde ocorre as mudanças físicas de seu corpo e de novas descobertas afetivas.
PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA 
Nesta etapa de vida a criança tem as mudanças anatômicas de seu corpo e a retomada de seus impulsos sexuais. O adolescente deixa sua identidade infantil para construir uma identidade adulta, uma fase de vida extremamente importante e enriquecedora, onde jovens sentem a atração física e o descobrimento de emoções sexuais.
Nesta fase de descoberta e construção de personalidade, os jovens precisam estar bem informados e preparados para que os valores ou influências culturais não possam incentivá-los a uma prática despreparada e imatura do sexo.
NOSSO PROJETO...
O que será feito?
Uma roda de bate papo com o tema "Sexualidade precoce". Elaborando um trabalho envolvendo músicas, teatro de fantoches e um pequeno texto. Tudo de forma descontraída e divertida, mas ao mesmo tempo com a seriedade que o tema pede.
Para quem fazer?
O presente trabalho busca atingir pais de alunos de uma determinada escola para dialogar sobre o tema.
Por que será feito?
O trabalho se justifica na necessidade de informar e conscientizar os pais sobre a importância de um diálogo aberto e sincero sobre a sexualidade, onde planejada e bem vivida os jovens bem informados terá mais segurança ao iniciar a vida sexual, visto que a sexualidade precoce é motivo de muitos problemas, conflitos e até doenças para muitos jovens e suas famílias. Sendo assim será feito para contribuir no diálogo dos pais com seus filhos e ajudá-los a lidar com a sexualidade.
O que não será feito?
Não será confeccionado banners ou cartilhas, não será tratado e nem informado, ou não profundamente, outros temas como homossexualidade, exploração sexual infantil e religião.
Onde será feito?
Este trabalho será realizada em uma escola, aos pais dos alunos de 8 á 12 anos e responsáveis dentro da sala de aula após uma reunião.
Como será feito?
Será feito uma apresentação e introdução do tema, que primeiramente mostrará qual o significado de sexualidade e quando se torne precoce.
As etapas de um desenvolvimento humano dentre a sexualidade.
E qual a importância de um diálogo aberto e sincero entre pais e filhos.
Quando será feito?
Nossa intenção é realizar o trabalho em março de 2016, no dia de uma reunião escolar com a autorização da diretora e o aceitamento dos pais a escola determinada. 
Quanto custará?
Previamente, calculamos um gasto de R$52,50 até o final do projeto.
Qual risco de insucesso?
Seria um insucesso, caso a coordenação da escola não aceitasse a execução do trabalho ou se pais não quisessem participar da nossa roda de conversa.
 RODA DE CONVERSA
Você tem conversado com seu filho?????
 Nos apresentaremos aos pais. E com o intuito de expor esta questão, á deixaremos ao ar e iniciaremos a apresentação do teatro de fantoches onde abordaremos o diálogo entre mãe e filha que será de maneira incorreta ao devido comportamento ( perguntas do dia-a-dia feitas pelas crianças e as reações dos pais diante elas. ) principalmente sobre a sexualidade.
O diálogo que será apresentado no teatro de fantoches...
Mãe, hoje estava conversando com a Ana e ela me disse que ficou menstruada, o que é isso?
Haaaa! Filha estou ocupada, me deixe terminar o almoço.
Mãe beijar engravida??
Nossa!! Vou sair daqui antes que ela me bate..
Onde você ouviu isso menina?? Tá louca??
Mãe, meu amigo João me chamou para ir na casa dele fazer um trabalho da escola. Posso ir?
 Meninaaa!! Quem é esse João?? Vai sair pra lugar nenhum NÃOOO.
Mãe o que é sexo??
Filha, você não viu isso na escola? 
Mãe quero ficar famosa na internet, posso dançar funk??
Faz o que você quiser filha, estou atrasada para o trabalho. Tchauuu
Após o teatro de fantoches, iniciaremos nosso bate papo dentre as questões apresentadas, com perguntas e respostas, conversaremos de forma interativa e descontraída abordando o tema proposto.
 Depois iremos expor uma pequena história que aborda uma das maneiras correta de dialogar com os filhos nas diferentes situações sobre as perguntas de sexualidade.
Adiante, abriremos um espaço para dúvidas e perguntas dos pais sobre o contexto apresentado.
 
Concluindo nossa roda de conversa, adicionaremos nossa paródia para agregar informações aos pais. Com um intuito de todos cantarem juntos e se descontraírem.
O que é? O que é?
Viver
E deixar as crianças ser feliz,
Vivendo a sexualidade como a
 idade condiz.
 
Eu sei que o dialogo deveria
ser bem melhor ,
E será.
Mais isso não impede que eu 
Repita,
é bonita ,é bonita 
E é bonita. 
 Cronograma
Teremos o intuito de apresentar nossa roda de conversa em 1 hora, com as seguintes definições:
 Apresentação do grupo (0:05)
Teatro de fantoches (0:10)
Bate-papo (0:25)
História (0:05)
Perguntas e respostas (0:10)
Paródia (0:05)
Referências bibliográficas 
BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, Ana Mercês Bahia, Odair, Trassi Maria de Lourdes. psicologias uma introdução ao estudo de psicologia. 13° edição reformulada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2002.
SOUZA, Leilane Barbosa. Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância, CEECD/SKC-ECD. 2012
CANO, M.A.T.; FERRIANI, M. das G.C. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Rev. latinoam. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 18-24, abril 2000.
FREUD, Sigmund. O esclarecimento sexual das crianças. - Em: Gradiva de Jensen e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago Editora. Versão Eletrônica da Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Volume IX, 1969 (sem página)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais