Buscar

CCJ0022 ECA TC5

Prévia do material em texto

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
		
	 
	
	
	
	 
	Exercício: CCJ0022_EX_A5_201505625785 
	
	Aluno(a): CESAR CORATO CERQUEIRA
	Data: 08/10/2016 19:38:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506308004)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Sobre o tema Política de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que constitui uma das LINHAS DE AÇÃO da política de atendimento:
		
	
	Criação de fundos vinculados aos conselhos dos direitos da criança e do adolescente.
	
	Criação de Conselhos dos direitos da criança e do adolescente.
	
	Integração operacional de órgãos para atendimento do adolescente infrator.
	
	Municipalização do atendimento.
	 
	Políticas sociais básicas.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506308022)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Sobre o tema Entidades de atendimento e com base no que estabelece o ECA sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional não poderão, em nenhuma hipótese, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente.
	
	A advertência é uma medida aplicável às entidades governamentais e não é aplicável às entidades não governamentais.
	 
	Dirigentes de entidades de atendimento podem ser destituídos, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpram as disposições legais.
	
	Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 2 anos, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação.
	
	O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional não é equiparado ao guardião.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506305665)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Dentre as normas legais estabelecidas na lei 8069/90, quando as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão seguir seus princípios quanto ao prazo máximo para remessa ao juiz de relatório circunstanciado da situação de criança ou adolescente para fins de reavaliação prevista na norma legal referida.
		
	 
	6 meses;
	
	9 meses;
	
	12 meses;
	
	3 meses;
	
	15 meses.
	
	 4a Questão (Ref.: 201506308015)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O procedimento de apuração de irregularidade m entidade de atendimento terá início exclusivamente por portaria do Ministério Público.
	
	A advertência é uma medida aplicável às entidades de atendimento governamentais, porém não aplicável às entidades não-governamentais.
	
	A cassação de registro é uma sanção aplicável somente às entidades governamentais.
	
	Os planos de aplicação e as prestações de contas serão apresentados sempre ao estado independentemente da origem das dotações orçamentárias.
	 
	As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506305664)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Pela lei 8069/90 o dirigente da entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é considerado equiparado:
		
	
	Autoridade administrativa.
	
	Família acolhedora;
	
	Família ampliada;
	 
	Guardião;
	
	Tutor;
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505862674)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	As entidades de atendimento da criança e do adolescente, governamentais e não governamentais, serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares. Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigações nele contidas: I. Às entidades governamentais: advertência, afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes e fechamento de unidade ou interdição de programa. II. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e cassação do registro. III. Às entidades governamentais: afastamento provisório de seus dirigentes, afastamento definitivo de seus dirigentes, intervenção administrativa e fechamento de unidade ou interdição de programa. IV. Às entidades não governamentais: advertência, suspensão total ou parcial do repasse de verbas públicas, interdição de unidades ou suspensão de programa e intervenção administrativa. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	IV.
	
	I e IV.
	
	II e III.
	
	III e IV.
	 
	I e II.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506259852)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Assinale a assertiva que contém aspecto ligado à descentralização político administrativa, constitucionalmente prevista, não exonerando os demais entes de qualquer responsabilidade com o público infanto juvenil:
		
	
	Participação da sociedade
	
	Criação e manutenção de programas específicos
	
	Fundos dos conselhos de direitos
	
	Federalização
	 
	Municipalização
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506307994)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	O ECA não prevê serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
	 
	A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
	
	As políticas sociais básicas não fazem parte das linhas de ação da política de atendimento.
	
	A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações exclusivamente governamentais.
	
	A municipalização do atendimento não configura uma das diretrizes da política de atendimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes