Buscar

Uso da vírgula (resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uso da vírgula – resumo 
 
Estando a oração em ordem direta (seus termos se sucedem na seguinte progressão: sujeito → verbo → complementos do verbo (objetos) → adjunto adverbial), isto é, sem inversões ou intercalações, o uso da vírgula é, de modo geral, desnecessário. 
 
Usa-se a vírgula: 
 1. Enumeração de mais de dois elementos: 
 Ex.: O processo seletivo é composto por (1) teste on-line, dinâmica de grupo (2) e entrevista (3). 
2. Para isolar o aposto explicativo (usar duas vírgulas): 
Ex.: Salvador, a primeira capital do Brasil, será uma das sedes da Copa 2014. (aposto: a primeira 
capital do Brasil) 3. Para isolar o vocativo Ex.: Eduardo, traga meus documentos até aqui! (vocativo: Eduardo) 4. Para marcar a supressão (elipse) do verbo em uma oração: Ex.: Eu fiz Faculdade de Administração; ele, de Economia. (ele fez - verbo suprimido) 5. Para separar orações que não apresentam conjunções que as interliguem: Ex.: Decidiu fazer um curso de MBA fora do país, pesquisou, encontrou o mais adequado para sua carreira, fez a prova de seleção, foi aprovado. 6. Para isolar certas expressões exemplificativas, conformação e conjunções: Além disso, por exemplo, isto é, ou seja, a saber, aliás, ou melhor, ou antes, com efeito, a meu ver, por assim dizer, por outra, entretanto, no entanto, por isso, logo etc. Ex.: O governador, ou melhor, excelentíssimo senhor governador, dará um aumento de 100% à classe policial. Você precisa se dedicar mais ao curso, escrevendo, por exemplo, mais textos e lendo mais os artigos sugeridos. (duas vírgulas quando o termo aparece no meio da oração). Vamos viajar para descansar, além disso, para comemorar nosso aniversário de casamento. 7. Antes das conjunções: mas, porém, pois, embora, contudo, todavia, portanto, logo: Ex.: Sei que você não gosta de estudar quando é feriado, mas será preciso para fazer um bom exame. 8. Antes de locuções adversativas como "e sim", "e não". Entretanto, não se devem isolar essas locuções adversativas com vírgula. Usa-se somente uma, precedendo-as: Ex.: Ele comprou um DVD, e não um CD. Ele não fez as tarefas de que foi incumbido, e sim as que ele quis. 9. Para separar, nas datas, o lugar , nos endereços, o número: Ex.: Belo Horizonte, 13 de novembro de 2008. Rua da Alegria, nº 30. 10 - Antes de “e”, quando as orações apresentarem sujeitos diferentes ou quando o “e” se repetir: Ex.: Fez-se o céu, e a terra, e o mar. João escreveu uma carta, e José arrumou a cama. 
11. Para marcar intercalação: a) do adjunto adverbial: O café, em razão da sua abundância, vem caindo de preço. 
b) da conjunção: Os cerrados são secos e áridos. Estão produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos. c) das expressões explicativas ou corretivas: As indústrias não querem abrir mão de suas vantagens, isto é, não querem abrir mão dos lucros altos. 
12. Para marcar inversão: a) do adjunto adverbial (colocado no início da oração): Depois das sete horas, todo o comércio está de portas fechadas. b) dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma. 
Não se usa vírgula: 
Não se usa vírgula separando termos que, do ponto de vista sintático, ligam-se diretamente entre si: 
a) entre sujeito e predicado. 
Todos os alunos da sala foram advertidos. 
 Sujeito predicado 
b) entre o verbo e seus objetos. 
O trabalho custou sacrifício aos realizadores. 
 V.T.D.I. O.D. O.I. 
c) Entre nome e complemento nominal; entre nome e adjunto adnominal.

Outros materiais