Buscar

Apol 2 formação socio histórico do brsil e fundamentos de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Fundamentos de Filosofia
Formação Socio Histórica do Brasil
	Data de início:
	24/09/2016 16:40
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	01/10/2016 16:52
Questão 1/5
No que diz respeito à compreensão de mundo de Platão, e com base em seus estudos, é correto afirmar:
	
	A
	O mundo das ideias é alcançado pelo raciocínio e intuição intelectual.
Você acertou!
Correto, conforme conteúdo estudado.
	
	B
	O conhecimento pode ser classificado em sensíveis e inteligíveis, sendo sinônimos entre si.
	
	C
	Os conhecimentos ditos sensíveis são confiáveis, pois provêm dos sentidos.
	
	D
	No que tange ao método de conhecimento, Platão era completamente contrário à dialética, pois este método consistia num diálogo em que se apresentavam teses contrárias sobre um determinado assunto, no qual nunca se chegava à tese verdadeira.
Questão 2/5
Com relação à Abolição da Escravatura no Brasil, é correto afirmar:
	
	A
	A abolição foi resultado da luta dos proprietários de terras, pois não tinham interesse em manter escravos em suas terras.
	
	B
	A Abolição da Escravatura foi resultado de uma escolha harmoniosa, entre proprietários de terras e escravos.
	
	C
	A Abolição foi resultado, principalmente, da luta dos negros, escravos ou alforriados, que através dos Movimentos Abolicionistas se mobilizaram contra a continuidade do trabalho escravo.
Você acertou!
Correto pois, o processo abolicionista guarda estreita relação com o questionamento da ordem social naquele momento instituída.
	
	D
	O processo de Abolição da Escravatura no Brasil, em nenhum momento, coloca em questionamento a ordem social naquela época instituída.
Questão 3/5
No que tange à área do conhecimento, duas perspectivas dividirão os filósofos, sendo elas: os empiristas e os idealistas. Diante desta perspectiva, é correto afirmar:
	
	A
	Na perspectiva empirista, acreditava-se que o conhecimento humano seria resultado das experiências, tendo como referências pensadores como: Aristóteles e Descartes.
	
	B
	Na concepção empírica, o conhecimento humano advinha a partir das ideias inatas, que estavam ligadas ao próprio nascimento dos seres humanos.
	
	C
	As ideias inatas, defendidas pelos pensadores ligados à concepção ideal, compreendem as ideias como ponto de partida do conhecimento e não a experiência, tendo em vista de que a experiência é considerada falha e enganadora.
Você acertou!
Conforme conteúdo estudado, na concepção ideal as ideias são consideradas o foco  principal, tendo em vista que , se as questões foram analisadas conforme as experiências, podem ser, em potencial, fonte de enganação e erro.
	
	D
	Não há que se falar em concepções contraditórias entre os empiristas e os idealistas, tendo em vista de que essas são compreensões complementares e não, excludentes.
Questão 4/5
No que diz respeito à justiça distributiva de Aristóteles, analise as assertivas abaixo.
I.  O princípio do justo meio, que Aristóteles defende para a moral, também o defendia no campo da política, pois a cidade justa é aquela que age com equilíbrio.
II.  Em que pese a defesa e importância do princípio do justo meio para Aristóteles, este era defendido, única e exclusivamente, no campo da moral. 
III.  Para Aristóteles, a justiça distributiva se baseia no princípio de que é necessário tratar desigualmente os desiguais, para torná-los iguais.
 Está correto o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III estão corretas.
	
	B
	I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a II está correta.
	
	D
	I e III estão corretas.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado.
Questão 5/5
A Filosofia do Período Moderno é caracterizada, dentre outras coisas, pela diversidade de filósofos, bem como da temática tratada pelos mesmos. Duas correntes filosóficas rivalizaram nesse período quanto à origem do conhecimento: racionalistas inatistas e racionalistas empiristas. Os principais campos investigados nesse período foram: Filosofia Política, Epistemologia, Ética, Filosofia da Ciência. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	O filósofo alemão Immanuel Kant realiza uma revolução copernicana no pensamento, afirmando que o objeto é o centro do conhecimento e o sujeito o circunda.
	
	B
	Segundo os filósofos Jean Bodin e Jacques Bossuet, o poder dos reis é de origem divina e não cabe ser questionado, assim como a vontade de Deus.
Você acertou!
No campo da filosofia política, durante o período moderno, pelo menos duas perspectivas rivalizarão: os que, como Rousseau, acreditam na bondade original do ser humano e os que, como Hobbes, acreditam que o mesmo é mal por natureza. Já um outro grupo de intelectuais afirmarão a origem divina dos reis, para defenderem que estes não poderiam ser questionados, uma vez que os mesmos representavam a vontade de Deus na Terra.
	
	C
	Segundo os filósofos contratualistas John Locke, Jean Jacques Rousseau e Thomas Hobbes, para uma sociedade funcionar, há a necessidade de um contrato entre o Estado e seus cidadãos, para que esses últimos possam conservar sua liberdade natural.
	
	D
	Segundo Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, o ser humano é mal por natureza e, a existência de um contrato social, controlaria seus impulsos de agressividade.

Outros materiais