Buscar

meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com relação a temática desenvolvida na ATIVIDADE PRÁTICA 04 e a partir de seus conhecimentos gerais sobre A EMPRESA, O MEIO AMBIENTE E A SOCIEDADE e da leitura do material didático da disciplina, reflitam e respondam: Diante do cenário descrito no livro texto da disciplina, no qual a pressão vem de todos os lados, as indústrias responderam agindo em três fases. Explique que fases são estas e quais as suas consequências, conforme o livro texto da disciplina.
Primeira fase: controle ambiental na saída. A tecnologia implantada no final do processo produtivo irá somente conter a contaminação dentro das dependências da empresa, pois, uma vez criada, precisa ser tratada e/ou armazenada, passando a ser um passivo para a indústria que a gerou. E, por consequência, entrando nos custos que ela irá repassar ao mercado.
Segunda fase: controle ambiental integrado. Esse processo envolve a escolha de novas matérias-primas, de estudo e de desenvolvimento de novos processos e produtos, reaproveitando a energia, a reciclagem dos resíduos e a reintegração com o meio ambiente.
Terceira fase: integração do controle ambiental. A proteção ambiental passou a fazer parte da estrutura organizacional e do planejamento estratégico, gerando políticas, metas e planos de ação, gerando vários benefícios aos que adotam atitudes de proteção ao meio ambiente, como menores gastos com matéria-prima, energia e disposição para os resíduos; redução ou eliminação de custos futuros decorrentes de processos de despoluição; eliminação das multas ambientais; menores custos operacionais e de manutenção e menores riscos, atuais e futuros, aos funcionários, público e meio ambiente e, consequentemente, menores despesas.

Outros materiais