Buscar

ad 1 botanica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1: Na aula 1, um dos objetivos a ser alcançado é que você seja capaz de identificar a participação dos micróbios na natureza. Com esse objetivo e extrapolando a abrangência da aula, pedimos que faça uma busca na internet e responda: O que são cianobactérias (incluindo tamanho e estrutura), como são classificadas e que papel exercem na natureza? 
As cianobactérias são microorganismos procariótico isto é uma subclasse de bactérias e fazem parte do Reino Monera.
Apesar de realizar fotossíntese, não estão organizados em cloroplastos como as plantas, apresentam ficocianinas e ficoeritrinas, pigmentos ricos em clorofila, por esse motivo foram chamados de algas azuis.
As cianobactérias podem ter diversos formatos: bastonete, esferas e filamentos,devido sua alta capacidade de adaptação esses microorganismos podem viver em diversos ambientes, naqueles com a mais alta temperatura ou mais baixa, em aguas salgadas ou doce, em rochas, paredes, tronco de arvores etc.
No ambiente podem ocorrer de forma unicelular, isto é, de vida resumida a uma célula solitária, como nos gêneros Synechococcus, Aphanothece e Aphanocapsa, como podem ser unicelulares coloniais como Microcystis, Gomphospheria e Merismopedium ou apresentarem as células organizadas em uma unidade em série, o filamento como Oscillatoria, Planktothrix, Anabaena e Cylindrospermopsis.
Na natureza exercem papel fundamental tanto ecolológico como evolutivo.
Ecológico: elas são responsáveis pela ciclagem de carbono, nitrogênio e vários outros compostos. Se interagem com outros animais crescendo na pelagem de ursos polares entre outros seres em um fenomeno chamado epizoísmo, se interagem também com algas marinhas(perifiton), com sedimentos calcários, ricos em cálcio( estromatólitos), com pólipos de corais( Recifes), com fungos( Líquens) etc.
Evolutivo: desempenharam uma função importantíssima na elevação dos níveis de oxigênio na atmosfera, contribuindo por exemplo com a camada de ozônio e o aparecimento de seres mais complexos.
http://www.cianobacterias.furg.br/index.php/oquesaocianobacterias
 http://brasilescola.uol.com.br/biologia/algas-azuis.htm
http://www.euquerobiologia.com.br/2016/03/cianobacterias-caracteristicas-e-importancia-ecologica.html
Questão 2: Sobre o conteúdo da aula 2, descreva o que acontece no interior da garrafa, que foi montada durante a atividade prática I, depois que ela é fechada hermeticamente, para justificar por que ela fica estufada?
Com a garrafa fechada com a tampa, consequentemente irá faltar O2 , e alguns seres metazoários que viviam dentro daquela garrafa acabaram morrendo asfixiados.
Como o ambiente se tornou adverso as bactérias presentes no solo que são eróbicas estritas passam para forma de esporo, mas as bactérias facultativas e posteriormente as anaeróbicas entram em ação e passam a promover a putrefação dos cadáveres. Pela fermentação ,é liberado grande quantidade de CO2 e de metano, aumentando assim a quantidade de gases dentro da garrafa e deixando -a estufada. 
Questão 3: Para uma maior abrangência sobre o conteúdo da aula 3, solicita-se que faça uma busca na internet sobre os processos de recombinação genética efetuados pelas bactérias e responda: Que processos podem ser usados pelas bactérias para efetuar recombinação genética e que estruturas bacterianas estão envolvidas no processo de recombinação pelo método de conjugação?
Algumas bactérias fazem tranferência de material genético através do contato entre duas células.Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação. 
é o processo mais conhecido, nele existe a formação de uma ponte pelo que conectará duas bactérias.
A conjugação está associada à presença de plasmídeos F. Estes plasmídeos contêm genes que permitem a transferência do DNA plasmidial de uma célula para outra ou, em outras palavras, a capacidade conjugativa.
Quando a célula porta um plasmídeo de natureza F é denominada F+, doadora , esta não sofrerá modificações, enquanto células desprovidas de tais plasmídeos são denominadasF-,receptoras que sairá modificada.
A capacidade conjugativa está associada à presença de genes localizados em um operon denominado tra que conferem características envolvidas na conjugação como a síntese do pilus F, responsável pelo reconhecimento e contato entre as células;e a transferênciadoDNAplasmidial.
Questão 4: Ainda sobre o conteúdo da aula 3, descreva o que são endósporos bacterianos e como essas estruturas podem influenciar no processo de sobrevivência das espécies bacterianas que os produzem?
Algumas espécies de bactérias Gram- positivas dos gêneros Clostridium, Bacillus e Sporosarcina são capazes de formar uma estrutura chamada esporo.
Quando o meio se torna carente de agua ou de nutrientes essenciais,se tornando adverso essas bactérias entram em um estado fisiológico chamado endosporo, sendo assim entende se que a formação do esporo em procarionte é um tipo de diferenciação celular que ocorre como resposta a uma situação desfavorável do meio ambiente o qual as bactérias iniciam o processo de esporulação, garantindo assim a manutenção do seu material genético.
Quando as condições se tornam novamente favoráveis, os esporos germinam e dão origem a formas vegetativas.
 Questão 5: Em relação ao conteúdo da aula 5, descreva o fenômeno físico-químico que rege o processo de coloração bacteriana pelo método de Gram. 
O método de Gram é uma técnica de coloração, adquirida , após tratamento com agentes químicos e físicos que, com o auxílio da microscopia ótica, permite distinguir os dois principais grupos de bactérias.O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, etanol e fucsina básica. As bactérias que apresentam a coloração arroxeada são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelha são chamadas de Gram negativas. O fundamento do método baseia-se no coeficiente de partição (afinidade) do composto iodopararosanilina (IPRA) que é formado pela reação do cristal violeta (hidrofílico) com o lugol (também hidrofílico) na primeira fase da coloração. O IPRA é um composto quimico hidrofóbico, e na busca pela estabilidade “foge” da fase aquosa, do ambiente protoplasmático, para a fase lipídica das membranas, porém quando essas membranas são exposta ao etanol, verifica-se que o IPRA tem maior afinidade pelo álcool etílico. Essa afinidade é demonstrada pela maior facilidade ou rapidez em 
dissolver no álcool. Esse grau de dissociabilidade é chamado de coeficiente de partição. 
Em todas as células ocorre a formação do IPRA, de cor arroxeada que, por ser hidrofóbico, se adsorve na membrana lipídica das bactérias. A presença de uma parede de mureína (peptidioglicana) espessa, nas bactérias Gram positivas, impede que o álcool, no pouco tempo de exposição, alcance a membrana plasmática e arraste o IPRA, já que este produto tem mais afinidade com o álcool que com o lipídio. Ao receber a coloração de contraste, com fucsina, esta é superada pela coloração mais escura que permaneceu na membrana. 
Já nas Gram negativas, que têm uma parede de mureína pouco espessa, esta permite que a IPRA além da membrana plasmática também alcance a membrana lipídica externa à parede, que faz parte de sua estrutura de superfície. Assim, o álcool consegue atravessar a parede, alcança a membrana plasmática e o IPRA aí dissolvido, que tem maior afinidade com o álcool do que com o lipídio, é arrastado de ambas as membranas, deixando a célula descorada. Dessa forma, as células adquirem a cor avermelhada do corante fucsina. 
Questão 6: Conforme o conteúdo da aula 6, elabore um gráfico representativo do crescimento populacional bacteriano, sob condições, ambiental e nutricional, ideais, que atenda aos seguintes parâmetros: A população inicial é constituída por 20 células vivas e, já adaptadas às novas condições, elas duplicam a cada 40 minutos. Após quatro horasproliferando nesse ambiente, quantas células existirão na população? 
Questão 7: Para um maior alcance sobre o conteúdo da aula 7, solicita-se que faça uma busca na internet e explique com que propósitos as autoclaves são utilizadas nos laboratórios de Microbiologia? 
As autoclaves são utilizadas para esterilização,ela é disponível na versão horizontal e vertical, tanto em modelos analógicos como digitais.
Em microbiologia ela é importante, pois é utilizada para a esterilização de meios, soluçoes e material de vidro ou metal que se utiliza.
Meios contaminados com as culturas de bactérias, também devem ser descontaminados por autoclavagem, e se faz através do autoclave cujo funcionamento é idêntico ao da panela de pressão com o objetivo matar todos os possiveis organismos vivos. 
 Questão 8: Para uma maior abrangência sobre o conteúdo da aula 8, solicita-se que faça uma busca na internet para obter informações adicionais a respeito de como pode ser demonstrado que um certo produto químico tem ação bactericida sobre uma determinada população bacteriana? 
O controle bacteriano pode ser feito através de agentes antimicrobianos de natureza física como o calor sob a forma de água fervente e química como aqueles usados em nosso cotidiano para limpeza do ambiente doméstico ou para tratamento de pequenas lesões corporais.
Existem vários tipos de produtos quimicos que podem ser usados, porém para ter uma ação bactericida eficaz é necessario principios ativos restritos como:Compostos fenólicos e derivados do alcatrão de hulha, halogênios,álcoois que atua na desnaturação das proténas e solubilização de lipídios.No mercado existe uma grande variedade de produtos que podem ser usados de acordo com o tipo de esterilização desejado,aldeídos e seus derivados por ser bem solúvel em água,agentes tensoativo como os detergentes, agentes oxidantes, derivados de metais pesados, corantes, álcalis, ácido e ainda os compostos orgânico-naturais. 
http://www.infoescola.com/microbiologia/metodos-quimicos-de-controle-de-microorganismos/
www.fmvz.unesp.br/paulodomingues/graduacao/aula5-texto.p
Não esquecer de citar as fontes pesquisadas para responder a AD1, principalmente às questões 1, 3, 7 e 8.

Outros materiais