Buscar

Atenção e Abstração.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pós aula – Generalização, Atenção e Abstração.
Qual a importância da generalização e quais são as duas classes de estímulos existentes.
Vemos a importância da generalização no aspecto do desenvolvimento humano, pois facilita na adaptação ao meio, tornando a aprendizagem muito mais rápida e eficiente. A utilização da generalização de estímulos operantes, está ligada à similaridade dos estímulos, quando mais parecido, mais rápido torna-se o raciocínio, sobre o (SD) que já foi aprendido anteriormente.
Caso haja uma generalização equivocada, quando ocorre da criança chamar qualquer indivíduo do sexo masculino de “papai”, essa generalização não será reforçada, então a criança assimilará que somente um indivíduo poderá ser chamado de “papai”.
Classes por similaridade física (Generalização): Os estímulos (SD) com similaridades físicas servem para a mesma resposta, por possuírem as mesmas propriedades. Então quando uma criança aprende que o líquido que está no copo chama-se “água”, logo quando tiver uma vitamina de frutas ela o chamará de “água”, confirmando a generalização por similaridade física.
Classes funcionais: São compostas por estímulos que não possuem similaridade física, porém pertencem a uma mesma “categoria”. Caso seja aprendido que o violão produz “som”, logo será assimilado que um piano também produz “som”, faz parte da categoria de instrumento musical.
Tendo em vista que ficar sob controle de estímulos que produziram determinadas consequências, sendo essas aversivas ou não, estamos definindo a atenção. Já quando formamos conceito sobre algo, em que determinados estímulos, após a generalização, formam duas classes Interclasse e Intraclasse, falamos de abstração.
Dê um exemplo de encadeamento e reforço condicionado, preenchendo o esquema abaixo:
 Contingencia 1 Contingência 2
SD1 R1 SR1 
 Arrumar e tomar café da manhã.
Acordar às 5:30.
 
 
 SD2 R2 SR2
 
As 13h horário de almoço, retorno as 14h. Saída do trabalho as 18h.
Ir para a faculdade as 19:30 às 22h.
Chegar em casa às 23h, para jantar e depois descansar.
Ir ao trabalho, entrada às 8:00.
Referências.
MOREIRA, Mácio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Outros materiais