Buscar

Objetivas, Focalização e Exposição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Objetivas, Focalização e Exposição
Alunos: Rana Muniz, maria Fernanda, Débora, Rafaela e Rafael
Objetivas 
A lente ou objetiva é uma das partes mais importantes da câmera fotográfica, é ela a responsável pelo enquadramento, pela angulação, pelo alcance e pela qualidade ótica da imagem. A objetiva é formada por um conjunto de lentes, que garante a focalização da cena a ser fotografada.
As câmeras reflex e profissionais possuem objetivas cambiáveis, possíveis de trocar. As lentes das câmeras fotográficas podem ser divididas em categorias que são caracterizadas essencialmente pela distância focal de que são capazes. A distância focal é a medida em milímetros entre o sensor (ou filme) e o ponto onde a imagem é invertida depois de entrar na câmara escura.
Nas câmeras compactas, um jogode lentes e de recursos,
faz com que elas tenham propriedades de doisou mais tipos de objetivas,
comogrande angular, normal eteleobjetiva.  A maioria dascompactas possui zoom.
Câmeras Compactas 
Normal (50 mm)
A lente normal, media angular, ou 50 mm, como é chamada, tem o ângulo de visada semelhante ao olho humano, nem afasta, nem aproxima, nem amplia, nem diminui e praticamente não apresenta distorção da imagem. As lentes 50mm costuma ser claras e gerar imagens de boa qualidade e ela pode ser encontrada a partir de R$350,00.
Foto tirada de uma câmera compacta por Mikelo, com EX-Z750.
Foto tirada com uma objetiva Normal (50 mm), por Mayara megiolaro.
Grande Angular (menor que 50mm)
Estas lentes propiciam um maior ângulo de visada, afastam o motivo, garantindo capturar uma área maior do que com a lente normal. Estas lentes são ideais para se fotografar ambientes pequenos, também são muito utilizadas para fotografar fachadas e construções, quando não há distância suficiente para se afastar. Estas lentes tem também grande profundidade de campo, mas sua principal desvantagem é a grande distorção da imagem final. Ex: 35 mm (foto ao lado), 20 mm, 24 mm. Custo a partir de R$1.500,00.
A olho de peixe é uma grande angular ainda mais poderosa, podendo contemplar um ângulo até 180 graus. É indicada para situações em que é necessário capturar uma grande área do espaço ou ambiente. A principal desvantagem é a grande distorção, além de bordas pretas eventualmente geradas pela sua circunferência, que podem ser indesejáveis. Ex: 15mm (imagem ao lado)
Olho de Peixe
Foto tirada com a objetiva Grande Angular
Fotos tiradas com a objetiva “olho de peixe”
A grande angular é uma meta que captura uma imagem que cobre um ângulo de 60-90 ° normalmente. 
Um olho de peixe pode capturar mais de 180 º. Mas as linhas que se tornam curvo deformado. 
Teleobjetiva (maior que 50mm)
São lentes que aproximam o objeto, são as lentes dos ”paparazzi.” São utilizadas para fotografar detalhes em uma grande paisagem, fazer retratos, fotografar esportes. É indicada para situações em que é necessário captar detalhes, mas não é possível se aproximar mais do tema. Ao contrário das grande angulares, elas mantém a perpendicularidade das linhas, não deforma as imagens.
 
As desvantagens das teleobjetivas é que normalmente são mais escuras, mais sensíveis ao movimento e em alguns casos geram uma perda de profundidade da imagem, causando uma sensação de achatamento dos planos, como acontece com os binóculos. Ex: 75mm, 200m, 300 mm, 400 mm (supertele, assim como 600, 800mm).
 
Foto tirada com a lente teleobjetiva
Lentes teleobjetivas: as preferidas dos fotógrafos de natureza
lente Zoom
São lentes versáteis, telescópicas, que compreende um jogo de lentes que pode ir desde uma grande angular, até uma teleobjetiva, passando por uma normal. São as lentes mais populares e uma boa alternativa para quem não pode ou não pretende investir em muitas lentes diferentes.  A principal desvantagem é que costumam ser  mais escuras que as lentes fixas.
Ex:  35-200mm (foto ao lado) , 10-22 mm (zoom grande angular), 75-300mm (zoom tele)
Macro
São lentes ideais para se fotografar pequenos objetos, em que é necessário muita aproximação para se captar bem o detalhe. É ideal para fotografar flores, insetos, joias e outros objetos pequenos. A desvantagem é que tem pouca profundidade de campo, ou seja pequena área de foco. A indicação do macro, geralmente é uma inscrição na lente, acompanhada de um ícone de 'florzinha", trazendo a distância mínima para distanciamento do objeto: 0,23m, 0,2 m etc
Foto tirada com a lente zoom
Foto tirada com a lente macro
Foco
Assim como o nosso olho, a câmera também focaliza as coisas pela distância
Entre a câmera e o motivo.
Na fotografia, um termo técnico que existe para nomear a área da foto que fica com foco, com nitidez, chama-se profundidade de campo.
 
Mas diferente do nosso olho, a câmera consegue focalizar somente o motivo, ou o motivo e o fundo também.
 
É por isso que numa foto podemos ter mais ou menos profundidade de campo de acordo com o valor de abertura do diafragma, o valor "f"
Faça um teste:  estenda a palma da sua mão a sua frente.
 
Se você olhar para a mão, o fundo ficará embaralhado, desfocado, certo?
 
É assim que a câmera reage também.
 
E quanto maior a distância entre o objeto focalizado e o fundo, maior será esse efeito de desfoque.
Exposição
A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará super exposta (ou "queimada"), ou seja, com áreas muito brancas, desprovidas de detalhes. Se o sensor não receber luz suficiente, a foto ficará subexposta (ou "mordida"): com áreas pretas, também desprovidas de detalhes. 
O objetivo é encontrar o equilíbrio para não perder os detalhes. 
° Parâmetros da exposição
Três configurações permitem lidar com a exposição de suas fotos: o tempo de exposição, aabertura do diafragma e a sensibilidade do sensor. Estes três parâmetros formam o que chamamos de triângulo de exposição.
° O tempo de exposição
O tempo de exposição é o tempo em que o obturador da máquina (a parte que isola o sensor da luz) se abre, deixando o sensor absorver os fótons. Quanto maior o tempo de exposição maior a absorção de luz pelo sensor, e mais exposta ficará a imagem. O tempo de exposição varia entre 1/8000° de segundo (tempo muito curto, maior velocidade) e vários segundos (tempo muito longo, velocidade menor). Concretamente, podemos distinguir os tempos curtos (menos de 1/60°) dos longos (mais de 1/60°). 
° abertura do diafragma
A sua objetiva comporta um diafragma, ou seja, uma espécie de membrana que pode ser mais ou menos fechada, deixando passar, mais ou menos, luz. Quanto maior a abertura do diafragma, mais a imagem ficará exposta. A abertura é expressa por um número um pouco chato, porque ... quanto menor o número, maior a abertura! O formato é do tipo f/2,8(grande abertura de 2.8). A abertura máxima depende das objetivas: algumas têm uma abertura máxima de f/3,5, outras de f/2,8, as mais caras descendo para f/1! A abertura máxima é, muitas vezes, de 22 nas distâncias focais mínimas, e pode chegar a 38, ou mais. 
° Sensibilidade
A sensibilidade do sensor (em ISO- O ISO mede a sensibilidade do sensor da luz da câmara fotográfica.) é o ganho de amplificação do sinal elétrico fornecido por ele. Tradução: quanto maior a sensibilidade, maior a amplificação do sinal emitido pelo sensor (sinal da conversão do sinal de luz/sinal elétrico pelos foto sites) e, portanto, maior a exposição da foto.
Por que não colocar o máximo de sensibilidade ? Simplesmente porque se o "bom" sinal for amplificado, o "mau" também será: haverá cada vez mais parasitas, a medida em que a sensibilidade aumentar. Veremos, então, aparecer o "ruído" nas fotos, como pixels coloridos aleatoriamente em azul/vermelho/verde nas áreas escuras, por exemplo. 
Em termos práticos, a sensibilidade das máquinas atuais atinge 12800 ISO, e o "ruido" ficará quase invisível até 3200 ISO. No entanto, é melhor mantê-lo o mais baixo possível: 100 ISO para dia ensolarado;
200 se nublado; até 400 ISO dentro de casa. Mas se a cena exigir (muito escuro, shows, etc ...) não hesite em subir! 
Dinâmica Em grupo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais