Buscar

Da Culpabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Da Culpabilidade (da intenção do agente).
Crime: fato típico, antijurídico e culpável. Adota-se a teoria tripartida do delito.
A culpabilidade é a reprovabilidade pessoal pela realização de uma ação ou omissão típica e ilícita. Assim NÃO HÁ CULPABILIDADE SEM TIPICIDADE E ILICITUDE, embora exista ação típica e ilícita inculpável.
Dois elementos normativos da culpabilidade? Tipicidade e ilicitude.
A imputabilidade a potencial consciência da ilicitude e a exigibilidade de conduta diversão são os três elementos da culpabilidade.
IMPUTABILIDADE: Imputar é atribuir a alguém a responsabilidade de alguma coisa, conjunto de condições pessoais que dão ao agente capacidade para lhe ser juridicamente imputada a pratica de um fato punível, adquire-se aos 18 anos. Para ser responsabilizado penalmente o deve ter condições físicas, psicológicas, morais, mentais de saber que esta realizando um ilícito penal.
Quais os dois requisitos normativos de imputabilidade? Intelectivo e volitivo. 
INTELECTIVO: Capacidade de entendimento do caráter ilícito do fato, de que o fato é socialmente reprovável.
VOLITIVO: diz respeito à capacidade de determinação, capacidade de dirigir o comportamento de acordo com o entendimento de que ele (o comportamento) é reprovável.
Faltando um dos requisitos surge a inimputabilidade. 
INIMPUTABILIDADE: Para ser considerado inimputável não basta que o agente seja portador de “doença mental”, é necessário que em consequência desses estados, seja inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato. A dois requisitos normativos de imputabilidade: intelectivo e volitivo.
Imputabilidade é a regra; Inimputabilidade, a exceção. 
Causas de exclusão da imputabilidade:
Doença mental: capaz de eliminar ou afetar a capacidade de entender o caráter criminoso do fato ou a de comentar a vontade de acordo com esse entendimento. Ex.: Epilepsia, cleptomania, psicose, neurose, esquizofrenia, paranoias.
Desenvolvimento mental incompleto: Não completou 18 anos, (mas este sujeito a medidas socioeducativas previstas no estatuto da criança). Ou devido à falta de convivência em sociedade, (como no caso os silvícolas, haverá a necessidade de laudo pericial para aferir a inimputabilidade). 
Desenvolvimento mental retardado: é o incompatível com o estágio de vida em que se encontra a pessoa, estando abaixo do desenvolvimento normal para aquela idade cronológica. Não tem a capacidade de entendimento do crime que cometeram. Classificam-se em: débeis mentais, imbecis e idiotas. Nesta categoria de desenvolvimento mental retardado incluem-se os surdos-mudos que, em consequência da anomalia, não têm qualquer capacidade de entendimento e autodeterminação. 
d) embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior: E posicionada como causa capaz de levar à exclusão da capacidade de entendimento. e vontade do agente, em virtude de uma intoxicação aguda e transitória provocada pelo álcool ou qualquer substância de efeitos psicotrópicos, sejam eles entorpecentes (morfina, ópio etc.).
a) embriaguez voluntária: não exclui a imputabilidade.
b) culposa: não exclui a imputabilidade.
c) embriaguez acidental proveniente de caso fortuito: a completa 
c) embriaguez acidental proveniente de caso fortuito: a completa exclui a imputabilidade; na incompleta o agente responde pelo crime com atenuação da pena; pessoa que trabalha em lugar q pode se embebedar.
d) proveniente de força maior: completa exclui a imputabilidade; na incompleta, o agente responde pelo crime com atenuação da pena;
e) embriaguez patológica: exclui a imputabilidade ou é causa de diminuição da pena;
f) preordenada: circunstância agravante. A embriaguez é preordenada quando o sujeito se embriaga propositadamente para cometer um crime.
2- Potencial consciência da ilicitude: Falta de conhecimento da lei, não sendo possível ao agente perceber a antijuricidade de sua conduta. Para que ele seja considerado culpável, é necessário que, na situação concrete tenha podido perceber que sua finalidade de agir colocava-se contrária ao direito.
Causas de exclusão da potencial consciência da ilicitude:
O erro de proibição: O agente possui pleno conhecimento sobre a conduta que realiza, porém supõe erroneamente que estaria permitido; não conhece a norma jurídica ou não a conhece bem (interpreta-a mal) ou supõe erroneamente que concorre uma causa de justificação. Se o sujeito não tem possibilidade de saber que o fato é proibido, sendo inevitável o desconhecimento da proibição, a culpabilidade fica afastada; surge o erro de proibição.
O desconhecimento da lei é inescusável. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, isenta de pena; se evitável, poderá diminuí-la de um sexto a um terço.
Exibilidade de conduta diversa: consiste na expectativa social de um comportamento diferente daquele que foi adotado pelo agente. Somente haverá exigibilidade de conduta diversa quando a coletividade podia esperar do sujeito que tivesse atuado de outra forma.
Excluem a exigibilidade de conduta diversa:
Coação moral irresistível: é aquela exercida contra alguém, no sentido de que faça alguma coisa ou não; quando o sujeito pratica o fato sob coação física irresistível, não concorre a liberdade psíquica ou física; não há vontade integrante da conduta. O agente tem a culpabilidade excluída mas o que coagiu não.
Obediência hierárquica: (positiva ou negativa); a ordem pode ser legal ou ilegal; quando é legal, nenhum crime comete o subordinado (nem o superior); quando a ordem é manifestamente ilegal, respondem pelo crime o superior e o subordinado.

Outros materiais