Buscar

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDICIPLINAR AV1,2

Prévia do material em texto

PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDICIPLINAR: INFÂNCA E SUAS LINGUAGENS
1) O processo ensino e aprendizagem acontece durante toda a vida do ser humano, por meio da educação. Podemos citar três tipos de educação. Enumere a coluna II de acordo com os conceitos correspondentes na coluna I:
Coluna I
1 - Acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
2 - Acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino. Possui o objetivo de transmitir o conhecimento sistematizado, de uma grade curricular comum obrigatória.
3 - É organizada e planejada para momentos específicos que são marcados pela interação, participação e trocas, muitas vezes permeadas pela aprendizagem a partir do lúdico e da arte.
Coluna II
( ) Educação formal.
( ) Educação informal.
( ) Educação não-formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
a) 1, 2, 3.
b) 2, 1, 3.
c) 1, 3, 2.
d) 2, 3, 1.
e) 3, 2, 1.
2) Os aspectos de formação da criança que frequenta a Educação Infantil estão fundamentados em três princípios conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Toda e qualquer proposta planejada para ser trabalhada com as crianças deve ser pautada nesses princípios. São eles:
a) Linguagem, arte e interdisciplinaridade.
b) Mediação, acolhida e roda de conversa.
c) Éticos, políticos e estéticos.
d)Observação, contemplação e associação.
e) Educar, cuidar e compartilhar.
3) De acordo com Tonucci (2005), ouvir a criança não significa somente apreciar o que elas falam; para além dessa ação, ouvi-las significa levar a sério as suas contribuições, buscar e encontrar caminhos para efetivar suas propostas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
Fonte: TONUCCI, Francesco. Quando as crianças dizem: agora chega! Tradução Alba Olmi. Porto Alegre: Artmed, 2005.
I – O professor deve conceder a palavra às crianças;
II – O professor deve reconhecer que as crianças são capazes de opinar e apresentar propostas;
III – O professor deverá tratar separadamente as ações de brincar e a participação política na formação da criança, pois, são coisas diferentes e não poderão ser tratadas juntas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) I e III.
e) Apenas a III.
4) Compreendemos que o brincar é não somente um direito da criança, como também uma necessidade. De acordo com a leitura da Web, considere V para verdadeiras e F para falsas:
( ) A brincadeira é entendida como patrimônio da cultura infantil e deve ser reconhecida, preservada e potencializada. 
( ) O brincar é uma característica da natureza infantil, e a brincadeira, uma das principais formas de expressão da criança.
( ) O ato de brincar é um direito da criança e por ser natural a ela não é necessário pensar os espaços para a brincadeira. 
( ) A participação ativa da criança na organização dos espaços lúdicos, junto ao educador, não é contexto do exercício de sua cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F.
c) F, V, F, V.
d) F, F, V, V.
e) V, F, F, V.
5) Os processos educacionais organizados e realizados fora do sistema regular de ensino, ou seja, nos espaços de educação não-formais, não possuem um currículo predefinido. Sobre esses espaços de educação não-formais, analise as afirmativas a seguir:
a) As atividades em espaços educativos não formais não possuem objetivos claros e definidos.
b) As atividades em espaços educativos não formais são organizadas e estruturados de maneira inflexível.
c) As atividades em espaços educativos não formais acontecem em instituições escolares regulamentadas legalmente e sistematizadas.
d) As atividades em espaços educativos não formais tem seus conteúdos definidos pela necessidade apresentada pelo seu público-alvo.
e) As atividades em espaços educativos não formais fazem parte da educação formal.
AV 2
1) ___________________ é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber. De modo que isso compreenda o processo de seleção e articulação dos conteúdos programáticos em creches e pré-escolas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
a) Linguagem geradora.
b) Protagonismo compartilhado.
c) Espaço criativo.
d) Atividade lúdica.
e) Expressão artística.
2) Para Junqueira Filho o planejamento possui uma parte cheia e uma parte vazia. A parte cheia é iniciada antes da chegada das crianças na escola e é composto pelos conteúdos-linguagens. Após a chegada das crianças, podemos dizer que:
a) Esses conteúdos são completados especificamente pela oralidade e escrita (linguagem verbal).
b) São definidos novos caminhos pois o que o professor planejou será complementado frente às necessidades e linguagens das crianças.
c) O sujeito do segundo momento é o professor, enquanto no primeiro momento é a criança.
d) O professor, adulto, vê a barreira produzida pelos espaços físicos escolares e pela ausência de recursos para colocar seu plano em ação.
e) Esses conteúdos são completados especificamente pela organização da sala e atividades práticas (linguagem não verbal).
3) Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades. Mas precisou buscar em outros campos de conhecimento novos diálogos e interpretações do mundo infantil. De acordo com a leitura da Web, analise as afirmativas abaixo sobre Reggio Emília:
I - A abordagem de Reggio Emília prevê a participação da comunidade e dos pais na escola. 
II - Valoriza-se a representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem.
III - A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho em equipe, cujos resultados obtidos pelas crianças são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e IV.
4) Trabalhar com projetos na Educação Infantil demanda um tempo maior de planejamento. São elementos de um projeto interdisciplinar: delimitação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, abrangência, previsão de recursos e avaliação. Nos objetivos o professor deverá apresentar:
a) O assunto a ser pesquisado.
b) A relevância da realização do projeto.
c) As metas que pretendem ser atingidas com sua realização.
d) As estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento.
e) Como serão divulgados os resultados.
5) No processo de elaboração e execução de um projeto interdisciplinar junto às crianças, o professor deverá conduzir os alunos ao exercício da observação, percepção, análise crítica e criatividade, avaliar permanentemente sua prática e modificá-la quando necessário, entre outros aspectos. Quanto aos elementos de um projeto interdisciplinar, _________________ corresponde às estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
a) Delimitação do tema.
b) Objetivos: geral e específicos.
c) Avaliação.
d) Metodologia.
e) Justificativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes