Buscar

atps de analise de investimento ADM

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALEXSANDRA SILVA FERNANDES COSTA RA:6789433599
ANDRESSA ALMEIDA SILVA ROCHA RA: 6954486217
TAMIRES RODRIGUES GIMENEZ RA: 6789432764
UBIRAJARA ROCHA DE LIMA RA: 6996498184
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
INDAIATUBA
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ALEXSANDRA SILVA FERNANDES COSTA RA:6789433599
ANDRESSA ALMEIDA SILVA ROCHA RA: 6954486217
TAMIRES RODRIGUES GIMENEZ RA: 6789432764
UBIRAJARA ROCHA DE LIMA RA: 6996498184
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Atividade Prática Supervisionada na disciplina De Análise de Investimentos, do Curso de Administração de Empresas da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado sob a orientação do Tutor Juliano Carvalini.
INDAIATUBA
2015
SUMÁRIO
	
	Sumário
	
	
	Introdução.............................................................................................................pág. 1
	
	Etapa 1 – Os tipos de Investimento.......................................................................pág. 2
	1.1 - Descrição do Investimento.............................................................................pág. 3 
	
Etapa 2 – Fluxo de Caixa Relevante para Análise de Investimentos...............pág. 4 e 5 
	2.1 - Montagem do Fluxo de Caixa para Análise de Investimentos e demais Estimativas......................................................................................................pág. 5,6 e 7 
2.2 - Fluxo de Caixa................................................................................................pág. 7
Etapa 3 - Taxa Selic...............................................................................................pág. 7
3.1 - Técnicas de Investimento..........................................................................pág. 8 e 9 
Etapa 4 - A inflação e o seu efeito na analise de investimento............................pág. 10
4.1 - Imposto de Renda e Depreciação na Analise de Investimento......................pág. 10
5 - Conclusão........................................................................................................pag. 11
6 - Referências Bibliográficas.............................................................................pág. 12
	
Introdução
Trabalho apresentado para análise e exposição no que diz respeito ao tema abordado, nesse trabalho iremos discorrer sobre os diferentes temas relacionados a Análise de Investimentos , seus conceitos e individualidades.
Com base nesse tema o grupo criou um projeto onde demonstraremos sua viabilidade e rentabilidade financeira. Apesar dos valores para as análises serem fictícios acreditamos que o mesmo está muito próximo da realidade.
Etapa 1 – Os Tipos de Investimentos
Podemos perceber que em nosso dia a dia pessoal e profissional uma palavra que constantemente este presente em nossas discussões é “investimento” estando esta ligada a maioria das vezes a algum projeto futuro.
Seja através do simples ato de guardar alguma quantia em dinheiro periodicamente e coloca la em uma poupança, adquirir algum bem material almejado como um imóvel, fazer um curso de especialização é mesmo que de uma forma simples ou complexa é um tipo de investimento podendo este ser material ou intelectual. Concluímos que todos estes são um tipo de investimento, pois independentemente de suas características possuem algo em comum, ou seja, a busca de um objetivo podendo este ser a curto ou longo prazo.
Definiremos então a palavra investimento a partir daquilo que nos é explicado em nosso PLT “ Qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos futuramente”. Destacaremos a seguir os três maiores grupos de investimentos e suas diferenças:
Investimentos Públicos: podemos defini-los como aqueles que são realizados por pessoas jurídicas/governo não tendo estes intuito de retorno financeiro, mas sim objetivando melhorias para a sociedade em geral como por exemplo: na construção de escolas, hospitais, melhorias em vias públicas entre outros...
Para não dizermos que ele não visa retorno nenhum podemos constatar que visam um retorno social podendo este ser demonstrado através de votos para aquele que proporcionou a sociedade tais melhorias.
Investimentos Privados: definimos como sendo aqueles disponibilizados por pessoas jurídicas de direito privado estes proporcionam recursos estimando o lucro dos investidores, ou seja, aqueles capazes de gerar retorno financeiro, por exemplo: criação de empresas de prestação de serviços particulares, construção de shoppings, fábricas particulares entre outros estabelecimentos particulares, destacando se por serem grandes geradores de empregos e tributos.
Investimentos Mistos: estes são aqueles disponibilizados por pessoas jurídicas de direito público e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento visa o conforto e bem estar da sociedade, sendo que seu retorno financeiro é estruturado na forma de capital misto, podemos citar como exemplos bancos como a Caixa Econômica Federal, Petrobrás entre outros...
Todos os tipos de investimentos são de suma importância para a economia de um país e suas organizações, estes são capazes de interferir em dados extremamente importantes como o PIB por exemplo. A área para investimentos é ampla e diversificada cada uma com suas características e graus de risco, sendo que o responsável pela análise dos projetos e melhores opções que se encaixam com suas necessidades é o administrador, no entanto este deve levar em conta três aspectos importantíssimos sendo eles:
Econômico: onde é levado em consideração o retorno financeiro e o risco de tal investimento sendo que ao analisar deve se escolher aquele que oferece um maior retorno financeiro com menor risco.
Financeiro: neste deve se levar em consideração os recursos disponíveis.
Ambiente Empresarial: são aqueles onde são levadas em conta as políticas sociais e culturais que afetam o investimento. 
Empresa Criada: Confeitaria
Ramo: Comercialização de produtos alimentícios
Nome Fantasia: Doce & Arte Confeitaria
Razão Social: TAUA Comércio de doces LTDA
Endereço: Av. Francisco de Paula Leite – Cecap – Indaiatuba SP
– Descrição do Investimento
O ramo de atuação escolhido foi uma confeitaria devido a pretensão que temos em atender um público diversificado apreciador dos bons sabores, qualidade e beleza. Notamos que este é um ramo que está sempre em plena expansão sendo responsável pela abertura de muitas vagas de trabalho no mercado.
Com o passar dos anos a busca por produtos mais elaborados expandiu expressivamente o que proporcionou ao empresário da área um maior ganho em consequência um maior investimento em colaboradores mais especializados e capacitados tornando seu investimento cada vez mais lucrativo.
Contaremos com uma equipe de profissionais especialistas bem capacitados, que tem como principal objetivo a excelência em atendimento além do compromisso em servir sempre os melhores produtos disponíveis.
Etapa 2 – Fluxo de Caixa Relevante para a Análise de Investimentos
Notamos a partir das leituras e estudos realizados com nosso PLT que todo e qualquer investimento tem suas principais técnicas de analise baseadas no conceito de fluxo de caixa, isso independente das características da organização como seu ramo de atividade e porte por exemplo. Seu fluxo de caixa deve ser sempre inserido na futura analise de investimentos, sendo assim podemos concluir que um fluxo de caixa mal administrado pode levar uma empresa do sucesso a falência em pouco tempo.
O fluxo de caixa trata se de uma estimativa/projeção futura, onde analisamos se o projeto a ser realizado é viável ou não. Todas as projeções e estimativas podem ser alteradas com o decorrer do projeto, tornando possível muita das vezes que se realizem projeções mais próximasda situação mercadológica atual. Com base no controle de fluxo de caixa é possível inclusive anteciparmos determinadas decisões sobre a parte financeira e pagamentos futuros.
Todo e qualquer fluxo de caixa bem administrado proporciona ao investidor a capacidade de reconhecimento de seus momentos positivos e negativos proporcionando ate mesmo que esse dinheiro seja investido em outro projeto que lhe proporcione uma rentabilidade maior gerando assim ganhos a organização.
O método de fluxo de caixa pode ser implantando em organizações de qualquer porte pois trata se de um método pratico e seguro que traz ao empreendimento ganhos vantajosos. Devemos levar em consideração que estamos inseridos em um mercado competitivo e globalizado que exige do investidor empenho e conhecimento para sair na vantagem frente aos demais, sendo assim deve se sempre aplicar o método de fluxo de caixa para que as analises de viabilidade de projetos sejam feitas para as futuras constatações.
Um ponto que não podemos utilizar para a realização das analises é o lucro contábil pois estes contabilizam os lucros já considerados, sendo assim se o mesmo for analisado levando em consideração esse método o investidor iria conhecer seus resultados somente apos a ocorrência dos mesmos. Outro conceito não menos importante que devemos levar em consideração é o de competência econômica que é aquele que trata de tudo aquilo que gera valor ou seja todos os pagamentos e recebimentos são contabilizados apenas uma vez a cada período.
Já no que diz respeito ao conceito de caixa financeiro todos os valores são considerados por data de recebimento/pagamento, estes são utilizados diariamente para gerenciar as operações da empresa e fluxo de caixa.
Pra simplificarmos todo o conceito podemos dizer que trata se das entradas e saídas em determinado período de tempo, existem também aqueles que são definidos como fluxo de caixa relevantes que são os utilizados nas analises de projetos possuindo uma estrutura padrão como explicaremos a seguir:
Investimento inicial: são aquelas saídas negativas utilizadas principalmente no inicio do projeto podendo estas serrem compostas por bens físicos ou de capital de giro.
Retornos de caixa: são os rendimentos oriundos do projeto, estes irão gerar fluxos de caixa positivos.
Valores residuais: estes são na maioria das vezes positivos, e aparecem no final do investimento, podendo vir através de sua venda ou outros.
2.1 – Montagem do Fluxo de Caixa para Análise de Investimentos e Demais Estimativas 
Estimar o preço de venda unitário e a quantidade mensal a ser comercializada.
Preço de venda estimado do valor – R$ 2,00
Quantidade mensal a serem comercializadas – 20.000 unidades
Calcular o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12.
Calculamos primeiramente nosso faturamento mensal – R$ 2,00 X 20.000 = R$ 40.000 unidades por mês
Faturamento anual: R$ 40.000,00 x 12 =R$ 480.000,00
Estime o faturamento da empresa para os próximos 5 anos, repetindo os valores anuais obtidos no item anterior.
R$ 480.000,00 X 5 = R$ 2.400.000,00
 
As questões (d), (e) e (f) serão demostradas em planilhas como veremos a seguir, os principais fatores a serem analisados são os seguintes: custos e despesas mensais do projeto, custos e despesas anuais e demais valores como lista de investimento inicial, insumos, valor da mão de obra entre outros.
	 
	 
	DOCE & ARTE CONFEITARIA
	
	 
	 
	 
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 DOCES ANUAL
	 
	 
	
	DOCES / MÊS
	1
	2
	3
	4
	5
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	ALFAJOR
	20.000
	240.000
	240.000
	240.000
	240.000
	240.000
	PREÇO UNIT.
	 R$ 2,00 
	 R$ 2,00 
	 R$ 2,00 
	 R$ 2,00 
	 R$ 2,00 
	 R$ 2,00 
	RECEITA
	 R$ 40.000,00 
	 R$ 480.000,00 
	 R$ 480.000,00 
	 R$ 480.000,00 
	 R$ 480.000,00 
	 R$ 480.000,00 
	 CUSTO POR ALFAJOR
	 
	 
	MP
	 R$ 0,40 
	 R$ 0,40 
	 R$ 0,40 
	 R$ 0,40 
	 R$ 0,40 
	 R$ 0,40 
	MDO
	 R$ 0,17 
	 R$ 0,17 
	 R$ 0,17 
	 R$ 0,17 
	 R$ 0,17 
	 R$ 0,17 
	CIF
	 R$ 0,35 
	 R$ 0,35 
	 R$ 0,35 
	 R$ 0,35 
	 R$ 0,35 
	 R$ 0,35 
	CUSTOS POR UNIDADE
	 R$ 0,92 
	 R$ 0,92 
	 R$ 0,92 
	 R$ 0,92 
	 R$ 0,92 
	 R$ 0,92 
	CUSTOS TOTAIS
	 R$ 18.400,00 
	 R$ 220.800,00 
	 R$ 220.800,00 
	 R$ 220.800,00 
	 R$ 220.800,00 
	 R$ 220.800,00 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CUSTOS ADMINISTRATRATIVOS
	 R$ 10.171,42 
	 R$ 122.057,00 
	 R$ 122.057,00 
	 R$ 122.057,00 
	 R$ 122.057,00 
	 R$ 122.057,00 
	ANO
	1
	2
	3
	4
	5
	RECEITAS
	480.000
	480.000
	480.000
	480.000
	480.000
	(-)
	-220.800
	-220.800
	-220.800
	-220.800
	-220.800
	(=) LUCRO BRUTO
	259.200
	259.200
	259.200
	259.200
	259.200
	(-) DESP. ADM
	-122.057
	-122.057
	-122.057
	-122.057
	-122.057
	(=) LAIR
	137.143
	137.143
	137.143
	137.143
	137.143
	(-) IR
	-41.143
	-41.143
	-41.143
	-41.143
	-41.143
	(=) LUCRO LIQUIDO
	96.000
	96.000
	96.000
	96.000
	96.000
	
	
	
	
	
	
	 INVESTIMENTOS INICIAIS
	DESCRIÇÃO
	 CUSTOS 
	PROJETOS
	 R$ 5.000,00 
	OBRAS CIVIS
	 R$ 15.000,00 
	MAQUINAS E EQUIPS.
	 R$ 100.000,00 
	INSTALAÇÕES
	 R$ 10.000,00 
	VEICULOS
	 R$ 65.000,00 
	MOVEIS
	 R$ 10.000,00 
	UTENSILIOS
	 R$ 10.000,00 
	TREINAMENTO
	 R$ 15.000,00 
	CAPITAL DE GIRO
	 R$ 15.000,00 
	ESTOQUE INICIAL
	 R$ 30.000,00 
	GASTOS EVENTUAIS
	 R$ 15.000,00 
	DEMAIS GASTOS
	 R$ 10.000,00 
	TOTAL
	 R$ 300.000,00 
2.2 - Fluxo de Caixa
Etapa 3 – Taxa Selic
Para começarmos a discorrer a respeito do tema primeiramente temos que saber para que serve a taxa Selic, para que ela é utilizada. Vamos então a resposta, esta é utilizada pelo governo como uma forma de controle da inflação ela consiste basicamente em uma média de juros que o governo brasileiro para pelo empréstimo feitos nos bancos.
Vamos a definição da sigla SELIC ( Sistema Especial de Liquidação e de Custodia), esta é a forma básica de juros da economia brasileira, definida pelo governo. A taxa Selic foi desenvolvida em 1979 com o intuito de deixar as negociações de títulos públicos mais seguros e transparentes.
Além da taxa Selic controlar a inflação ela também é a responsável pelo aumento ou queda dos juros pra o consumidor, quando a mesma aumenta os juros repassados aos consumidores também aumentam em virtude da diminuição do credito, no entanto quando a Selic diminui os juros repassados aos consumidores também diminuem pois o credito para circulação também aumenta.
Já no que diz respeito a investimentos esta também é de extrema importância pois ela é capaz de regular o investimento nos títulos brasileiros , quando ela esta em alta atraimais investimentos estrangeiros , pois os juros serão maiores. O Banco Central do Brasil é o responsável pela regulação da Selic.
Vejamos a seguir a taxa Selic atualizada em 12,75% a (05/03/2015).
3.1 – Técnicas de Análises de Investimento
Existem diferentes técnicas de analise de investimentos, das mais simples as mais complexas, no entanto destacaremos 4 das mais comumente utilizadas.
Payback (período de retorno): trata se da avaliação de tempo que o projeto ira demorar em retomar toma o investimento inicial. Dizemos que quanto mais rápido for o retorno menor será o payback. O payback deve sempre ser medido em tempo (dias, meses, anos...) quanto menor o tempo de retorno, mais atraente será o investimento.
Vejamos a seguir o cálculo de payback para nosso investimento:
	
	
	
	
	PROJETO
	ACUMULADO
	INVESTIMENTO INICIAL
	R$ 300.000,00
	R$ 300.000,00
	 
	 
	 
	 
	ENTRADAS DE CAIXA
	ACUMULLADO
	ANO 1
	 R$ 96.000,00 
	 R$ 96.000,00 
	ANO 2
	 R$ 96.000,00 
	 R$ 192.000,00 
	ANO 3
	 R$ 96.000,00 
	 R$ 288.000,00 
	ANO 4
	 R$ 96.000,00 
	 R$ 384.000,00 
	ANO 5
	 R$ 96.000,00 
	 R$ 480.000,00 
PAYBACK MÁXIMO ACEITÁVEL = 5 ANOS
PAYBACK DO PROJETO = 4 ANOS
PROJETO < ACEITÁVEL = Projeto aceito.
Payback ano 4 projeto aceito.
TIR (taxa interna de retorno): este trata se de um método muito parecido ao VPL, utiliza a mesma logica de calculo, no entanto seus resultados são em porcentagem não em valores monetários. Para que seja possível utiliza-lo é preciso construir um fluxo de caixa, tendo como principais componentes o investimento inicial e adicional, fluxo de caixa de retorno, valor residual do investimento se houver.
	 FLUXO DE CAIXA - CÁLCULO DA TIR
	
	PERÍODOS 
	ENTRADAS DE CAIXA
	INVESTIMENTO INICIAL
	 
	-R$ 300.000,00 
	RETORNO DE INVESTIMENTO
	ANO 1
	 R$ 9.600,00 
	RETORNO DE INVESTIMENTO
	ANO 2
	 R$ 9.600,00 
	RETORNO DE INVESTIMENTO
	 ANO 3 
	 R$ 9.600,00 
	RETORNO DE INVESTIMENTO
	 ANO 4 
	 R$ 9.600,00 
	RETORNO DE INVESTIMENTO
	 ANO 5 
	 R$ 9.600,00 
	RESULTADO DA TIR
	 
	18%
TIR > TMA – ACEITA-SE O PROJETO.
TIR < TMA – REJEITA-SE O PROJETO.
TIR > TMA – Projeto aceito
VPL (presente valor líquido): O VPL é um método alternativo para o payback, visando corrigir os principais erros apresentados por ele. Para a utilização do mesmo é preciso qu se construa um fluxo de caixa, tendo como principais componentes o investimento inicial e os adicionais, fluxos de caixa de retorno e valor residual do investimento se houver.
Este é um método que utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor do fluxo de caixa do investimento. O VPL considera o fluxo total com as saídas e entradas descontando uma taxa de atratividade.
VPL= -300000+ {96000 / (1+0.1275)¹} +{ 96000 / (1+ 0.1275)² }+ {96000 / (1+0.1275)³} + {96000 / (1+0.1275) 4} + {96000 + (1+0.1275)5 }
VPL = -300000+85144.12 + 75519,19 + 74642.03 + 68636.35 + 63113.88
VPL= + R$ 75841,32.
VPL (+) – ACEITA-SE O PROJETO.
VPL (-) - REJEITA-SE O PROJETO.
TMA (taxa mínima de atratividade): esta representa o retorno mínimo exigido em percentual para que investidor concorde em realizar o projeto. Há algumas possibilidades de TMA que são muito úteis sendo elas:
Taxa de retorno de aplicação financeira: supõe se que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa).
Taxa de captação de empréstimo: supõe que a empresa não possua recursos para investir, sendo assim será obrigada a captar um empréstimo. Considera o custo de oportunidade da forma mais conservadora que a taxa de aplicação.
Estes são alguns métodos para se observar e elaborar um fluxo de caixa relevante, o que será decisivo são as necessidades do investidor.
 
 Etapa 4 – A Inflação e seu Efeito na Análise de Investimento
Podemos concluir que a inflação consiste na variação dos preços de bens e serviços. Mesmo com os preços evoluindo diferentemente dos produtos aspecto que deve ser considerado quando estimamos os fluxos financeiros a preços correntes. É comum por falta de informação assumir uma taxa diferenciada de inflação para todos os custos de determinado período.
A inflação causa efeitos nas mais diversas áreas como a de rendimentos, despesas e juros.
4.1 – Imposto de Renda e Depreciação na Análise de Investimentos
Olhando com os olhos de uma empresa o que mais importa em uma analise de investimentos? Podemos considerar que sejam os ganhos além dos impostos a serem pagos.
Toda a carga tributaria é representada por um ônus real, sendo seu principal objetivo a diminuição de valor dos fluxos monetários resultantes de um investimento. Isso pode muitas vezes transformar projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência quando o imposto de renda for considerado, sendo assim é de extrema importância a inclusão do imposto de renda na análise econômica do projeto.
O imposto de renda é aquele que tem incidência em todo o lucro tributável da organização, este é sempre influenciado pela depreciação, nessa legislação tributária permite que toda organização deduza de seu lucro dentro do período de um ano toda a carga de depreciação para o efeito de calculo de imposto de renda. Existem dois tipos de lucro sendo eles o contábil e o tributável, levando em consideração que os mesmos nem sempre são iguais necessitando as vezes de alguns ajustes que são as chamadas inclusões e exclusões.
Toda depreciação trata se da diminuição de valor de um bem sendo este resultante de desgaste decorrente de uso entre outros. A depreciação está inclusa no fluxo de caixa em duas circunstâncias sendo a primeira na soma dos custos fixos e no lucro liquido da organização, existem diversos métodos para calculo de depreciação.
Dentre todos os impostos devidos por uma organização destacamos o imposto de renda que nada mais é do que uma porcentagem em cima do lucro obtido e demonstrado no balanço geral anual da organização. O lucro trata se da diferença entre a receita anual e as despesas anuais, sendo que quanto maior forem as despesas menor será o lucro e vice versa.
5 - Conclusão
Depois de todo trabalho realizado e todas as análises concluídas, podemos dizer que nosso projeto é investimento com boa viabilidade e rentabilidade. Através do mesmo pudemos adquirir um maior conhecimento na área de investimentos, podemos dizer que agora podemos analisar se um projeto realmente valerá a pena ou não.
 
6 – Referências Bibliográficas
http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS acessado em março de 2015
http://www3.bcb.gov.br/selic/consulta/taxaSelic.do?method=listarTaxaDiaria acessado em março 2015
http://www.carlosmartins.com.br/_bizplan/bizplan24.htm acessado em março de 2015 
http://idg.receita.fazenda.gov.br/ acessado em março de 2015
PLT de Análise de Investimentos – Rodolfo Leandro de Faria Olivo
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ acessado em março de 2015

Outros materiais