Buscar

SIMULADOS lll – lV E V morfologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADOS lll – lV E V
MORFOLOGIA E CLASSES GRAMATICAIS
Questão 1/2
Leia a seguinte definição:
“Substantivos são as palavras que designam os serem em geral, reais ou imaginários. Do ponto de vista formal, os substantivos admitem flexão de gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo) e podem ser precedidos por artigos ou pronomes adjetivos, com eles formando um sintagma nominal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 172.
De acordo com a afirmação dada e os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre os traços básicos de cada palavra, assinale a opção que representa a classe [+N]: (CORRETA (C)
	
	A
	comer uma maçã.
	
	B
	Maria feliz.
	
	C
	 casa.
	
	D
	Viajar para Paris.
	
	E
	Somente hoje.
Questão 2/2
Leia a seguinte citação:
“A forma nominal do verbo denominada gerúndio é comumente utilizada em diversos contextos oracionais. Tradicionalmente, tem-se interpretado esta forma verbal como portadora de um conteúdo semântico que remete à ideia de 'algo que está em processo' ou de uma 'ação em curso'. Porém, tanto a fala como a escrita atuais parecem apresentar usos muito diversos do gerúndio, que extrapolam em muito o comportamento previsto em estudos de cunho mais tradicional. Assim, temos, na verdade, uma característica marcante da formando no português brasileiro, que é justamente sua destacada versatilidade; em outras palavras, sua intensa polissemia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/117521/000967129.pdf?sequence=1. Acesso em 28 jul. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teoria geral de classes de palavras e da rota 4 de aprendizagem sobre as formas nominais do verbo, assinale a alternativa que contém apenas verbos que estão no gerúndio: (CORRETA (A)
	
	A
	Comprando, fazendo, vindo.
	
	B
	Bando, demando, fazendo.
	
	C
	Bando, comendo, dando.
	
	D
	Correndo, amando, brando.
	
	E
	Abrando, assando, brando.
Questão 1/2
Atente para a seguinte passagem de texto:
“A linguística do século XX retirou da noção de palavra, em favor da noção de morfema, a ênfase que tinha nos séculos anteriores. O morfema tornou-se a unidade básica da gramática e, por conseguinte, da morfologia - agora transformada em morfologia baseada em morfemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: ContextoSão Paulo: Contexto, 2005. p. 43.
Considerando os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre os morfemas, analise as seguintes afirmações:
I. Podemos classificar os morfemas em três tipos: radical, sufixos e prefixos.
II. Podemos conceituar morfema como a menor parte escrita que possui significado.
III. Na palavra amanhã, –a- é um morfema, também chamado de prefixo.
IV. Na palavra jardineiro, -eiro é um morfema, também chamado de sufixo.
V. Os morfemas são sempre independentes, não precisando se ligar a nenhum outro morfema para completar seu significado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: (CORRETA (A)
	
	A
	I, II, III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II, IV e V, apenas.
	
	D
	III, IV e V, apenas.
	
	E
	I, III e V, apenas.
Questão 2/2
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os adjetivos compostos são aqueles formados por mais um de um radical. […] Morfologicamente, os adjetivos não têm um gênero definido. Eles assumem o gênero dos substantivos que modificam. […] Os adjetivos devem concordar em número com o substantivo que modificam”.
De acordo com os conteúdos da rota de aprendizagem 4 sobre os adjetivos compostos, assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas adjetivos compostos com flexão de gênero e número: (CORRETA (E)
	
	A
	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas.
	
	B
	norte-americanas; azul-petróleos; inda-europeia; surda-mudas.
	
	C
	nortes-americanas; azuis-petróleo; indo-europeia; surda-mudas.
	
	D
	nortes-americana; azul-petróleo; inda-europeia; surdas-muda.
	
	E
	norte-americanas; azul-petróleo; indo-europeia; surdas-mudas.
Questão 1/2
Considere a trecho de texto a seguir:
“O artigo precede o substantivo. Ele ocorre, em geral, em sintagmas em que estão contidas informações conhecidas tanto do falante como do ouvinte. O que determina sua presença, entretanto, é a intenção do falante e o modo como ele quer comunicar uma determinada experiência”.
De acordo com os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre as classes de palavras, na concepção das gramáticas normativas, os artigos e numerais são: (CORRETA (A)
	
	A
	classes relacionadas ao nome.
	
	B
	classes relacionadas à predicação.
	
	C
	classes de valor gramatical.
	
	D
	classes relacionadas às circunstâncias.
	
	E
	classes de modificadores 
Questão 2/2
Leia o excerto de texto a seguir:
“A dicotomia sincronia vs diacronia, compreendida como dois eixos separados e não-intercambiáveis [...]. Para Saussure, os princípios e as considerações da análise sincrônica e da análise diacrônica não se confundem e devem restringir-se a seu domínio específico de aplicação. Ou seja, o trabalho sincrônico lida com fenômenos do sistema que não têm relação temporal necessária, sendo, por vezes, incompatível com o trabalho diacrônico”.
Considerando a discussão do Capítulo I do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre descrição gramatical, analise quais os elementos devem ser observados para uma descrição gramatical mais completa das classes de palavras:
I. A descrição gramatical deve levar em conta a diacronia e sincronia do sistema, considerando assim as variações linguísticas em sua análise.
II. A descrição gramatical deve ser feita com base em sistemas em estado de repouso.
III. A descrição gramatical deve considerar o uso da língua (o discurso) para ser capaz de dar conta dos atos comunicativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s): (CORRETA (C)
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	III, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais