Buscar

apol, Historia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos, assinale a alternativa correta:
A
Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
B
A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
C
Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.Pag 71, 72
D
A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
E
O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.

Outros materiais